Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com meu pc aqui e ele desliga do nd, não é temperatura, acredito que seja a minha tomada, que esta froxa por dentro e não tá segundo o cabo e ele desliga, testei em outros aparelhos e deu o mesmo problema, só quero saber, se quando ele desliga assim pd dar algum problema, obrigado.

Postado
48 minutos atrás, uAndrey disse:

Olá, estou com meu pc aqui e ele desliga do nd, não é temperatura, acredito que seja a minha tomada, que esta froxa por dentro e não tá segundo o cabo e ele desliga, testei em outros aparelhos e deu o mesmo problema, só quero saber, se quando ele desliga assim pd dar algum problema, obrigado.

Claro , a energia está sendo cortada sem mais sem menos , isso pode danificar principalmente o HD que sempre está em uso , e para ele desligar de uma forma segura , tem que ser feito o desligamento pelo Windows , isso acontece pelo HD ser como um Disco de vinil , girando ali , lendo as informações , e se a energia é cortada desse jeito , a garra dele que lê o disco , fica descontrolada , não podendo se posicionar corretamente , como aconteceria se fosse feito um desligamento normal , tem esse problema , além de também o Windows ou o sistema operacional que você utiliza , pode vir a corromper também por conta do HD , isso vale pra todas as unidades de armazenamento , em relação a garra descontrolada , vai ocorrer apenas com o HD , o Ssd e outras unidades , não utilizam essa espécie de garra , e é óbvio que uma cortada de energia de repente é ruim para todo o PC. 

Postado

O PC desligar do nada ocasionalmente, tipo por queda de energia, não é problema, no máximo pode perder ou corromper algum arquivo e o windows precisar ser reparado... 

porém qualquer tomada frouxa precisa ser trocada pra ontem, pois mal contato além de gerar aquecimento e risco de incêndio também força a fonte do PC, mais ou menos como um estabilizador de tensão faria e isso vai acabar estragando a fonte.

No funcionamento normal da fonte tem um componente chamado resistor NTC, logo que a fonte é ligada ela esta com os capacitores descarregados, o NTC serve pra limitar a corrente de carga desses capacitores pra um valor seguro, acontece que depois de atuar o NTC aquece e fica inoperante ate que a fonte seja desligada, se a fonte for desligada e religada antes do NTC esfriar, então a carga dos capacitores vai gerar um pico de corrente violento, que passa de 80 Amperes e certamente vai reduzir a vida da fonte e da fiação da casa. 

Postado
6 minutos atrás, F4b10 disse:

O PC desligar do nada ocasionalmente, tipo por queda de energia, não é problema, no máximo pode perder ou corromper algum arquivo e o windows precisar ser reparado... 

porém qualquer tomada frouxa precisa ser trocada pra ontem, pois mal contato além de gerar aquecimento e risco de incêndio também força a fonte do PC, mais ou menos como um estabilizador de tensão faria e isso vai acabar estragando a fonte.

No funcionamento normal da fonte tem um componente chamado resistor NTC, logo que a fonte é ligada ela esta com os capacitores descarregados, o NTC serve pra limitar a corrente de carga desses capacitores pra um valor seguro, acontece que depois de atuar o NTC aquece e fica inoperante ate que a fonte seja desligada, se a fonte for desligada e religada antes do NTC esfriar, então a carga dos capacitores vai gerar um pico de corrente violento, que passa de 80 Amperes e certamente vai reduzir a vida da fonte e da fiação da casa. 

Então se o PC desligar e você ligar logo em seguida é ruim? 

Postado

Não faz muita diferença, pois quando o PC desliga seja por mal contato ou queda de energia a fonte continua na tomada, logo quando a energia volta ela é energizada com o NTC ainda quente e os capacitores descarregados... porém o pico de corrente gerado na carga dos capacitores dura frações de segundo e já vai ter acabado antes mesmo que você pense em ligar o PC, não é como se esse pico de corrente fosse queimar algo, mas certamente vai judiar dos componentes da fonte e reduzir a vida deles...

O ideal em caso de queda de energia é tirar o PC da tomada e só voltar a ligar ele depois que a energia se estabilizar, alias isso vale também pra TVs, DVDs, videogame, carregadores de celular, fonte do modem/roteador, lâmpadas fluorescentes/LED... praticamente qualquer eletrônico atual.

Postado
20 minutos atrás, F4b10 disse:

Não faz muita diferença, pois quando o PC desliga seja por mal contato ou queda de energia a fonte continua na tomada, logo quando a energia volta ela é energizada com o NTC ainda quente e os capacitores descarregados... porém o pico de corrente gerado na carga dos capacitores dura frações de segundo e já vai ter acabado antes mesmo que você pense em ligar o PC, não é como se esse pico de corrente fosse queimar algo, mas certamente vai judiar dos componentes da fonte e reduzir a vida deles...

O ideal em caso de queda de energia é tirar o PC da tomada e só voltar a ligar ele depois que a energia se estabilizar, alias isso vale também pra TVs, DVDs, videogame, carregadores de celular, fonte do modem/roteador, lâmpadas fluorescentes/LED... praticamente qualquer eletrônico atual.

Não eu digo , assim , supondo que a casa do individuo tenha uma boa rede elétrica , tomadas 100% , aterramento e etc , se eu desligar o PC , e ligar ele logo em seguida , pode causar problemas? se sim o ideal então seria desligar , fechar a entrada de energia da fonte pelo botão traseiro , e ai esperar um pouco para liga lo ? ou posso desligar o PC , deixo energia entrando para a fonte ainda , e ligar ele de volta? 

Postado

No caso seria só desligar o PC sem tira-lo da tomada ou desligar o filtro de linha? se for esse o caso sem problemas. o ato de ligar e desligar o PC não causa danos, e a fonte enquanto estiver na tomada vai continuar com os capacitores carregados, mas se tirar da tomada ou desligar no botão do filtro de linha ,ou seja se cortar a energia pra fonte, o ideal é esperar uns 2 minutos pro NTC esfriar...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!