Ir ao conteúdo

pc desligando sozinho do nada

Ir à solução Resolvido por brennoav,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde e noite a todos!

Na sexta passada meu PC começou a reiniciar( desligar abruptamente de apagar tudo e depois ligar como se eu tivesse apertado o botão de ligar ), no começo o problema se dava quando abria o CSGO no modo de alto desempenho( plano de energia ) com pouco tempo ele desligava, agora ele esta desligando do nada, tanto faz o PC esta apenas parado ligado, ou eu mexendo na internet/vendo serie ou jogando, muita vezes passo horas sem ele desligar ( inclusive jogando , cheguei a jogar 3 competitivos sem que o PC desligasse ) como eu ligar e com poucos minutos ele desligar. Realizei o teste de stress do PROCESSADOR durante 25mim e monitorei de olho com o HWMONITOR e não teve nada de mais, o processador ficou em ate 82° mas não chegou a desligar nem nada, realizei o teste de stress na placa de video e essa tão pouco fez algo trabalhou a 100% durante 25mim e não passou de 70° com os fans não passando de 50%, tambem não houve qualquer tipo de desligamento, realizei o teste de stress do processador e o da placa de video ao mesmo tempo durante 20 mim, a placa não pasosu de 75° e o processador não passou de 92°( ambos funcionando a 100% por 20mim+ ), mesmo com esse teste o PC não se desligou durante ele, assim que parei o teste não deu 2 mim e o PC desligou ( assim que eu parei os componentes foram voltando para temperatura normal e ele desligou ). Realizei o teste de integridade de memoria do windows e não deu nenhum problema encontrado nela, usei o crystal para verificar a integridade do SSD e do HD  e ambos estão saudaveis e sem erros. Me sobra testar a fonte, assim que tiver tempo vou ver uma fonte emprestada, trocar pela minha e ve se o problema persiste. Depois desse texto gigante, gostaria de saber se os senhores se tem ideias de testes e possíveis problemas  a serem verificar, tambem gostaria de um programa que monitore o meu PC tipo o HWMONITOR mas que gere um log, para quando eu o ligar poder verificar se houve alguma especificação fora do normal e etc... 

CFG:
PROCESSADOR i5 9400f ( TEM 2 MESES )
RAM 16GB JUHOR 2666 MHZ ( TEM 1 MES )
placa-mãe H310M CHINESA ( TEM 2 MESES )
FONTE EVGA 600W 80 PLUS BRONZE ( TEM APROXIMADAMENTE 7 ANOS )
SSD KINGSTONE 240GB ( 1.5 ANOS DE USO )
PLACA DE VIDEO RX 570 AORUS DA GIGABYTE COM 3 ANOS DE GARANTIA, MODELO TOP ( COMPRADA EM FEVEREIRO DE 2019 )
HD SEAGATE 5400RPM 500GB ( NÃO TEM NEM UM MES QUE CHEGOU )
GABINETE SHARKOON BASICÃO QUE TENHO AQUI EM CASA COM CABLE MANEGMENT E FONTA NA PARTE DE BAIXO MAS BEM SIMPLES

MONITOR CONCORDIA 144HZ
TECLADO PICHAU P661K
MOUSE LOGITECH G403 ( COMPRADO EM 2017 )

OBS; não sei sem influi na situação, mas a menos de um mes atra tive um problema com meu antigo HD9 tinha mais de 10 anos de uso e estava apresentando problemas no C5 e C6 ) onde ele não estava deixando ligar meu PC por um problema interno, apos a ajuda do forum aqui eu o removi e o PC vinha funcionando normalmente ate então

Postado

@brennoav O teste de memória do windows não é nem completo nem confiável. Recomendo memtest86 para testar a memória, CrystalDiskInfo para testar os discos. Além disso teste outra fonte em seu PC. As suas temperaturas estão altas para uso comum e em jogos. Dependendo do programa que usou para estressar, estão normais. No geral, se a temperatura fosse seu problema, ele desligaria durante o pico. As duas coisas que podem estar falhando nesse caso são a placa-mãe e a fonte. Observe que a placa de vídeo também pode ser um fator contributivo.

Tudo isso falo presumindo que você tem todos os seus drivers atualizados, baixados UNICAMENTE do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo (nesse caso AMD ou Nvidia), bem como seu sistema foi instalado exclusivamente para esta placa-mãe.

Se tiver estabilizador, desconecte o computador dele e jogue o estabilizador na lata de lixo que é onde ele merece estar (mentira, tem lugar certo para descartar eletrônicos, mas espero que tenha entendido a mensagem).

Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@brennoav O teste de memória do windows não é nem completo nem confiável. Recomendo memtest86 para testar a memória, CrystalDiskInfo para testar os discos. Além disso teste outra fonte em seu PC. As suas temperaturas estão altas para uso comum e em jogos. Dependendo do programa que usou para estressar, estão normais. No geral, se a temperatura fosse seu problema, ele desligaria durante o pico. As duas coisas que podem estar falhando nesse caso são a placa-mãe e a fonte. Observe que a placa de vídeo também pode ser um fator contributivo.

Tudo isso falo presumindo que você tem todos os seus drivers atualizados, baixados UNICAMENTE do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo (nesse caso AMD ou Nvidia), bem como seu sistema foi instalado exclusivamente para esta placa-mãe.

Se tiver estabilizador, desconecte o computador dele e jogue o estabilizador na lata de lixo que é onde ele merece estar (mentira, tem lugar certo para descartar eletrônicos, mas espero que tenha entendido a mensagem).

Em jogos a temperatura não passa de 70, vou verificar outro teste de memoria, não tenho estabilizador e utilizo o driverbooster( da steam ) para instalar todos os drives, pelo que ouvi ele é bom e confiavel, quando aos HD/SSD testei nesse programa mesmo, o programa de stress do CPU foi o CPUZ e o da placa foi o FURMARK, to aguardando para testar a fonte e verificar se ocorre o desligamento ainda

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, brennoav disse:

driverbooster

Não, não é confiável. Desinstale, esqueça o nome, nunca mais use. Baixe seus drivers diretamente do site da fabricante da placa-mãe, jamais de qualquer outro lugar a menos que saiba diferir fontes confiáveis como o techpowerup, mesmo assim só em casos específicos. Driverbooster e outros programas similares são problemáticos e além de instalarem drivers incompatíveis e obsoletos, comumente ainda trazem malware junto.

HD/SSD é ideal de testar com o crystaldiskinfo, usando a função SMART do próprio hardware. CPU não dá defeito diagnosticável, geralmente ou funciona ou não. Furmark é bem arriscado usar por períodos prolongados. Só precisa de 5 minutos de uso para saber se tudo está bem. 
O problema é testar a fonte. Tem que testar com outra fonte para certificar-se de que ela realmente é o problema. Medir as voltagens sem equipamento específico e conhecimento aprofundado é basicamente impossível.

• Solução
Postado

Só para atualizar, desmontei o PC e testei com a fonte do meu irmão, o PC não desligou durante o dia todo, quando remontei com a minha fonte, e assim como fiz com o meu irmão , montei apenas o basico para o PC ligar, deixando de fora as FANS e a controladora de FAN RGB, quando fiz isso o PC também não desligou( usando minha fonte ), com isso , concluo que o problema muito provavelmente esta se dando em uma dessas peças e não na fonte ou placa mão( graças a DEUS pois o hardware no munto esta muito caro ). Um pouco erro de amador, mas serve para aprendizado. Sigo testando e qualquer coisa posto aqui para atualizar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...