Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite gente, tenho o RYZEN 5 3600 um processador que dizem ser bem quente, desliguei o PBO na bios e ai ele ficou 3.6 de fábrica.

Depois de um tempo já com ele, resolvi testar pelo ryzen master se eu subisse pra 4.0 com 1.26V (que já tá setado no app), o processador ficava bem quente. Eu tirei do ryzen master e pela placa-mãe, deixei a tensão como auto ( tá como auto e dos lados tá 1.200 ), e coloquei o processador 4.0. E ele não passou dos 70 graus, e deixei em stress uns 10 minutos no CPU-Z.

Gostaria que me explicassem por que pela placa-mãe ele fica mais frio e menos agitado? Qual a diferença? E se eu fiz o overclock da maneira certa? Vou mandar o print de como ficou durante esses 10minutos no HWMonitor.

Configurações do meu pc aqui no lado. Cooler box da amd mesmo.

clubedohardwarefoto.png.0bb5e21df940e3696e1091fc3c9074b4.png

cpuz.png

Postado

3 minutos atrás, megadets disse:

@Samm_1210 Então mas pra testar a estabilidade mesmo o ideal é usar o prime 95. Cuidado com OC no coolerbox porque esse coolerbox é meio fraco pra esse processador.

tenho que fazer o torture test > blend ?

Postado
13 horas atrás, Samm_1210 disse:

Boa noite gente, tenho o RYZEN 5 3600 um processador que dizem ser bem quente, desliguei o PBO na bios e ai ele ficou 3.6 de fábrica.

Não é desligando PBO que você reduz a temperatura. Quer dizer, isso também acontece, mas fazendo isso você está capando o processador pelo qual pagou.

Se a temperatura está passando dos 85, o jeito é controlar a tensão manualmente. Aliás, isso deveria ser feito sempre, mas enfim...

13 horas atrás, Samm_1210 disse:

Depois de um tempo já com ele, resolvi testar pelo ryzen master se eu subisse pra 4.0 com 1.26V (que já tá setado no app), o processador ficava bem quente. Eu tirei do ryzen master e pela placa-mãe, deixei a tensão como auto ( tá como auto e dos lados tá 1.200 ), e coloquei o processador 4.0. E ele não passou dos 70 graus, e deixei em stress uns 10 minutos no CPU-Z.

Gostaria que me explicassem por que pela placa-mãe ele fica mais frio e menos agitado? Qual a diferença? E se eu fiz o overclock da maneira certa? Vou mandar o print de como ficou durante esses 10minutos no HWMonitor.

Porque, assumindo que esses valores estejam certos, 1.26 de tensão é beeeem diferente de 1.2. Se você tivesse forçado ambos para o mesmo valor, teria ficado com temperaturas iguais.

Em todo caso, sete a tensão e clock direto pela BIOS, não deixe no manual.

12 horas atrás, Samm_1210 disse:

tenho que fazer o torture test > blend ?

Para testar o clock do processador, use Small e Smallest. Large é para RAM, e Blend não é muito útil.

Postado
8 horas atrás, Imakuni disse:

Não é desligando PBO que você reduz a temperatura. Quer dizer, isso também acontece, mas fazendo isso você está capando o processador pelo qual pagou.

É que com ele ativo a temperatura sem fazer nada ficava muito alta e ai eu resolvi desligar ( por mais que o cooler seja ruim, com ele desligado, a temperatura fica normalzinha sem fazer nada ). O pbo automatiza o OC certo? se tiver temp ok, e tal ele sobe sozinho né? Eu só queria no maximo o 4.2, por que jaja eu compro o gammax e ai da pra usar.

8 horas atrás, Imakuni disse:

Porque, assumindo que esses valores estejam certos, 1.26 de tensão é beeeem diferente de 1.2. Se você tivesse forçado ambos para o mesmo valor, teria ficado com temperaturas iguais.

Vou procurar pesquisar sobre tensão, sou bem leigo em quanto a isso, pra mim não achava que mudava tanto, mas como é bom fazer pela placa-mãe direto eu ja tomo cuidado com isso.

21 horas atrás, megadets disse:

@Samm_1210 Cuidado com OC no coolerbox porque esse coolerbox é meio fraco pra esse processador.

Beleza, eu to planejando comprar o gammax e ai já queria deixar ele com a frequencia. Como a temperatura não ta passando dos 70 nos jogos que to jogando, eu acho que é de boa

Postado
24 minutos atrás, Samm_1210 disse:

É que com ele ativo a temperatura sem fazer nada ficava muito alta e ai eu resolvi desligar ( por mais que o cooler seja ruim, com ele desligado, a temperatura fica normalzinha sem fazer nada ). O pbo automatiza o OC certo? se tiver temp ok, e tal ele sobe sozinho né? Eu só queria no maximo o 4.2, por que jaja eu compro o gammax e ai da pra usar.

Sim, PBO é uma forma de OC automático. Ele leva várias coisas em consideração, temperatura é apenas uma delas.

25 minutos atrás, Samm_1210 disse:

Vou procurar pesquisar sobre tensão, sou bem leigo em quanto a isso, pra mim não achava que mudava tanto, mas como é bom fazer pela placa-mãe direto eu ja tomo cuidado com isso.

É o segundo fator mais importante para o consumo de energia, e por consequência para a geração de calor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...