Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve turma, beleza?

Estou montando um setup e como sou bem leigo no assunto queria saber a opinião de vocês sobre o PC. Segue a configuração:

- placa-mãe ASRock B450M Steel Legend

- Processador Ryzen 5 3600

- Placa de vídeo PCYes Geforce GTX 1650

- SSD XPG S41 TUF M.2 512GB Leituras 3500MB/s e Gravações 2400MB/s

- MEMÓRIA RAM Team Group T-Force Vulcan DDR4 3000Mhz (2x8=16GB)

Ainda não defini a fonte e o gabinete, caso possuam sugestões, serão muito bem vindas!

Pelas minhas pesquisas, creio que esse SSD e as memórias sejam compatíveis com a placa-mãe.

De modo geral, quero um PC com bom desempenho pra programas de edição de vídeo e imagem e com bom FPS em jogos, por exemplo, CS:GO.

É isso. Valeu demais!!!

Postado
16 minutos atrás, Vinícius Rennó disse:

Salve turma, beleza?

Estou montando um setup e como sou bem leigo no assunto queria saber a opinião de vocês sobre o PC. Segue a configuração:

- placa-mãe ASRock B450M Steel Legend

- Processador Ryzen 5 3600

- Placa de vídeo PCYes Geforce GTX 1650

- SSD XPG S41 TUF M.2 512GB Leituras 3500MB/s e Gravações 2400MB/s

- MEMÓRIA RAM Team Group T-Force Vulcan DDR4 3000Mhz (2x8=16GB)

Ainda não defini a fonte e o gabinete, caso possuam sugestões, serão muito bem vindas!

Pelas minhas pesquisas, creio que esse SSD e as memórias sejam compatíveis com a placa-mãe.

De modo geral, quero um PC com bom desempenho pra programas de edição de vídeo e imagem e com bom FPS em jogos, por exemplo, CS:GO.

É isso. Valeu demais!!!

Muito boa configuração, só se atente a essa placa de PCYes tem relatos de placas "zumbis" que não aceitam os drivers mais recentes, fora isso está muito boa. Sugestão de fonte Corsair CX550.

Postado

@Vinícius Rennó Olá amigo, ótima configuração. Só se tiver como esticar um pouquinho na gpu, eu iria tentar 5500xt ou uma 1650 super se a diferença de preço não estiver grande do modelo que você achou.

Aqui por exemplo uma 5500xt:

https://www.kabum.com.br/produto/110277/placa-de-video-asus-dual-amd-radeon-rx-5500-xt-evo-4gb-14-0-gbps-gddr6-fidelityfx-anti-lag-image-sharpening-dual-rx5500xt-o4g-evo

Mas se sua intenção for dar uma segurada na gpu por hora pra ver se mais pra frente normaliza e investir num modelo melhor, a 1650 tb é válida. Só aí atentaria pra já comprar uma fonte de 600w, 650w. Tudo vai depender de quanto tempo você está com a intenção de ficar com essa gpu.

• Curtir 1
Postado

@Vinícius Rennó Só pra complementar. Outro caminho que você pode seguir é ir  por um processador ryzen 1600AF:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=107545&gclid=CjwKCAiAu8SABhAxEiwAsodSZL0kwQQKowMjSxF6M-z9PjA22-3O3v0CXYnNmmcczzIAbwepxGcNyRoCgGkQAvD_BwE

Ele entrega um custo/benefício bem melhor que o 3600 que tá com um valor muito inflacionado, mas vai depender das suas necessidades. Tb com esses quase 1000 reais de diferença você já poderia partir para uma gpu 1660 super, a qual o 1600AF vai conseguir empurrar com folga tb.

• Curtir 2
Postado

@pomeranodacohab, muito obrigado irmão. Eu consegui achar o Ryzen 5 3600 por um preço um pouco menor, ainda cerca de R$ 500,00 mais caro que o Ryzen 1600 AF. Mas considerando que não pretendo fazer um upgrade tão cedo e prezo muito pelo FPS, muito mais que gráfico, acho que vou optar mesmo pelo Ryzen 5 3600. O que você acha? Por isso também optei por economizar na GPU, pegando a 1650 super ao invés de uma 1660 super. 

Uma coisa que notei, é que a 1650 super que achei (https://www.kabum.com.br/produto/113340/placa-de-video-asus-phoenix-nvidia-geforce-gtx-1650-super-oc-edition-4gb-gddr6-ph-gtx1650s-o4g?gclid=CjwKCAiAu8SABhAxEiwAsodSZO09UFjhPNn8mEr5z239Pv14fBbKlYIRqYkdXDLi1IJLl8nOMZZM1RoCV3sQAvD_BwE) tem apenas uma fan e vi alguns comentários dizendo que ela esquenta muito. Não encontrei outros modelos da 1650 super por esse preço (R$ 1.500,00) que possua uma ventilação melhor.

Será que é melhor esperar os preços baixarem e melhores opções de placa voltarem pra comprar a placa de vídeo? Ou se eu ventilar bem o gabinete já resolve esse problema d temperatura da 1650 super? 

De qualquer modo, valeu demais pela ajuda man.

Postado

@Vinícius Rennó Boa tarde amigo,

Qualquer um dos 2 processadores será uma ótima compra. A diferença no FPS não vai ser tanta e principalmente conforme você vai colocando gpu inferiores você vai ver que a margem entre os 2 processadores se estreita. No vídeo que coloquei acima mesmo você pode notar nessa comparação do warzone (imagem abaixo) rodando numa 2060s e uma 2080ti. Provavelmente numa 1650super a margem vai ser ainda menor. Mas como disse, qualquer um dos 2 é uma ótima compra, o 3600 por 1000  reais estaria valendo muito a pena tb.

image.thumb.png.a0fd50c9d51c08bae866b6ffcf4a9331.png

Da placa de vídeo eu não esperaria mais não. A tendência nos próximos meses é ainda dar uma piorada e pra começar a melhorar ainda deve demorar um pouco. Hoje mesmo tava vendo no tecnoart que agora os preços das memórias e ssds devem dar uma aumentada tb. E no adrenaline ele fizeram um vídeo recentemente falando sobre essa escassez tb (vídeo abaixo).

Essa placa de vídeo realmente é bem complicada por esse valor. Tá difícil de achar qualquer modelo e da 1650 super quase só tá aparecendo esse. Eu no seu lugar, se seu foco não for streaming mas só jogar, compraria essa 5500xt

https://www.kabum.com.br/produto/109853/placa-de-video-sapphire-pulse-amd-radeon-rx-5500-xt-4gb-gddr6-11295-03-20g

O preço é o mesmo e a construção dela é bem superior (dual fan e backplate). O desempenho é o mesmo, ganhando em alguns jogos e perdendo em outros, mas os 2 modelos competem igualmente.

• Curtir 1
Postado

Salve @pomeranodacohab

Agradeço novamente a resposta irmão. 

Então man, posso estar sendo cabeça dura kkk, ainda mais porque não manjo tanto, mas como eu jogo muito CS:GO, pelos benchmark que eu vi desses dois processadores o 5 3600 tem um desempenho muito superior no quesito FPS, especificamente pro CS:GO em que o FPS funciona de uma forma inexplicável quando comparado a outros jogos. 

Sobre a placa de vídeo, me surpreendi com o benchmark dessa 5500xt com a 1650 super. Valeu demais pela sugestão! Ela tem um desempenho melhor em muitos jogos (se liga nesse teste com o ryzen 5 3600 https://www.youtube.com/watch?v=V4jGRKTXW68&ab_channel=NJTech) e pelo o que você comentou a construção é bem superior também. De fato, em algumas avaliações a galera fala que ela é fria, praticamente não esquenta. Vou optar por essa ao invés da 1650 super. Só uma dúvida, você acha que ela é ruim para streaming? Não que seja esse meu foco, só pra saber mesmo.

Abraço,

@beolchi vou dar uma olhada, valeu demais brother!

Postado

@Vinícius Rennó Opaa, estamos aqui pra ajudar, assim como muita gente nesse fórum me ajudou a montar meu PC.

Esqueci de mencionar que esses gabinetes não vem com fan, você tendo que pegar a parte. Eu peguei 4 unidades dessa fan: https://www.kabum.com.br/produto/69273/cooler-fan-c3-tech-f7-100-bk-storm-12cm-c3t

Pelas avaliações da galera, essa fan não é a melhor do mercado, mas pelo custo é uma ótima opção. Coloquei dois na parte frontal, jogando ar frio pra dentro do gabinete e as outras duas eu coloquei uma na parte de cima e uma na parte de trás, retirando o ar quente.

Postado

@Vinícius Rennó

Realmente o processador faz bastante diferença em jogos de FPS, mas como você vai jogar numa placa de vídeo mais de entrada, no comparativo entre esse 2 modelos de cpu, a diferença não vai ser tão grande assim.

Outro exemplo na imagem abaixo. A placa de vídeo é o mesmo modelo nos 2 casos com a diferença que nos gráficos de baixo foi feito OC nela. No primeiro gráfico a diferença entre os 2 era de 40 frames, já no segundo aumenta pra 43. No caso do 3700x fica ainda mais evidente. Sem a gpu em OC a diferença pro 1600 AF era de 54 frames, já com OC, saltou para 70.

Em resumo, quanto maior for o gargalo da GPU, menor vai ser a diferença de frames entre os processadores.

image.thumb.png.1e38743f13c3a3ad3ecf9b65f9bb7786.png

De qualquer maneira o 1600AF vai conseguir entregar mais de 144 FPS no CS:GO com sobras e acredito na grande maioria de jogos do gênero tb (a depender da GPU). Essa taxa já vai ser suficiente pro competitivo, mas lembrando sempre que aliado a um bom monitor de 144Hz. 

Vídeo de referência

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!