Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite!

Gostaria de pedir ajuda com um problema que estou enfrentando. 
Tenho um notebook da Sony VAIO, o VGN-CR420E. Ele é muito antigo, deve ter uns 14 anos. Ele liga e funciona normal, mas o HDD parece ter muitos bad blocks, o que o deixa super lento, e daí tive a ideia de colocar um SSD nele e dá-lo pro meu pai que está precisando de um PC simples só para fazer video chamadas. 

Comprei o SSD de 120GB, instalei nele e tentei instalar o Windows 10 Home, mas nunca consigo... ele dá boot pelo pendrive, seleciono o SSD para instalar lá (formato, excluo a unidade, remonto e seleciono), mas na parte da instalação "preparando arquivos para instalação" ele trava por volta de 46%, um pouco antes ou depois (já tentei várias vezes), ele dá uma mensagem de erro que nao consegue acessar mais o SSD, algo assim. 

Quando ele trava em 46%, vejo o led de leitura do SSD aceso sem nem pistar, como se não parasse de ler o SSD e fica assim pra sempre.

Vi na internet que eu teria que trocar na BIOS o UEFI para Legancy, mas a BIOS desse computador não tem nada disso! Nada mesmo... 

Eu já tentei fazer um bootável do Ubuntu e formatar o SSD, e mesmo assim não funcionou, não consigo sequer instalar o Ubunto, ele também trava na instalação.

Coloquei esse mesmo SSD num outro notebook e a instalação do Windows ocorreu normalmente, então não é problema do SSD.

Realmente não sei o que fazer... poderiam me ajudar a usar esse SSD nesse notebook antigo, por favor?

Postado

@polas a instalação nem chega a concluir, tentei instalar o Windows 10 e o Ubuntu, os 2 deram o mesmo problema na hora da instalação. As vezes ligo o notebook e o SSD desaparece, reinicio de novo e ele volta... acho que teria que fazer alguma configuração na BIOS, só que a minha não dá nenhuma opção :(

Postado
34 minutos atrás, João P. G. Rocha disse:

@polas a instalação nem chega a concluir, tentei instalar o Windows 10 e o Ubuntu, os 2 deram o mesmo problema na hora da instalação. As vezes ligo o notebook e o SSD desaparece, reinicio de novo e ele volta... acho que teria que fazer alguma configuração na BIOS, só que a minha não dá nenhuma opção :(

instala o SSD no seu PC e instala o Windows/Linux nele, e depois mova pro Notebook do seu pai e vê se da certo.

Postado
10 minutos atrás, João P. G. Rocha disse:

@Igor_iceman também tentei, não dá nem o boot :(

Coloque ele no computador do seu pai, mude para o modo Legacy, instale o Windows 10(com o pendrive preparado para o modo BIOS/Legacy). Depois que ele terminar de copiar os arquivos da instalação e for reiniciar a primeira vez, voce desliga o computador pelo botão da fonte (não deixe o computador reiniciar).

Depois que o computador estiver desligado retire o SSD dele e volte ele para o notebook. Depois que voce ligar o notebook o processo de instalação do windows irá continuar (nem precisa ter do pendrive plugado no notebook). 

Obs: se lembre que o notebook tem que estar configurado para dar boot pelo SSD

Postado
14 horas atrás, João P. G. Rocha disse:

@gutopereira o problema é que no outro notebook também não tem essa opção Legacy, só que lá o Windows é instalado e funciona normal... se nada der certo vou comprar outro HDD mesmo, esquecer de usar SSD nele...

O problema muito provavelmente não é o fato de ser SSD ao invés de HDD nesse notebook Vaio. Ou seja se o problema for alguma configuração, voce vai gastar dinheiro com um HDD e vai continuar sem conseguir instalar o Windows...

Se o outro computador não tem opção de escolher entre UEFI e Legacy, então provavelmente ele tambem deve ser um modelo antigo que não possui UEFI e por isso ele ja instala direto em modo Legacy/BIOS. 

Se for um modelo mais novo que ja usa UEFI, então é voce que não esta sabendo procurar essa opção para mudar pra Legacy

Postado

As ultimas builds do Windows 10 podem ser meio problemáticas de serem instaladas em alguns notebooks antigos.. Dependendo da zica, só vai sobrar a alternativa de usar um Windows mais antigo... Nesse caso Linux não vem a questão porque o foco está em tentar fazer uma versão do Windows funcionar.

Só um exemplo do que aconteceu comigo..

Aqui em casa, eu tenho um notebook bem velho ( Acer 6292 com C2D T7500, 2GB de ram e um SSD de 120GB) com Windows 1607, ele estáva com a Home , depois eu formatei o SSD dele porque eu precisei usar ele em um outro PC, e atualmente eu formatei ele com a LTSB para ver como iria se comportar .. Até que o 1607 roda bem, bem o suficiente para dispensar o Windows 7 original dele, isso independente de ser LTSB ou Home.

Mas a instalação não tão simples.. Não é só até pegar o jeito..kkkk

A ultima build do Windows 10 que funciona nele é a 1607( testei com a Home e com a LTSB), a 1809 não foi de jeito nenhum, mas também nem insisti muito nela, e as mais novas eu nem testei.. No meu caso em especifico, pra ajudar , esse notebook ainda tem um bug entre a placa Express card e a placa Wifi, ai para conseguir instalar o sistema eu tive que remover a placa do Wifi do notebook até completar a instalação, depois tive que desativar a Express card lá no gerenciador de dispositivos  para poder fazer o wifi funcionar...

Da ultima vez que formatei ele, eu estava  tendo um problema do sistema apresentar uma falha no meio da instalação do Windows, e não era por causa do conflito da placa wifi com a Express card porque a wifi estava fora do notebook..  Já tinha feito o pendrive com a ISO umas 2 vezes e não dava certo, até que em uma terceira vez eu resolvi trocar o pendrive de porta  USB na hora de fazer o pendrive bootável. Eu estava usando a porta USB 3.0 frontal do meu gabinete e troquei para uma 2.0 na traseira. Problema resolvido, o sistema instalou de boa e sem falhas ..( Não se dizer o porque do problema, só sei que resolveu).. Eu estava usando Rufus para fazer o pendrive bootável e ele não dava falha no meio do processo de criação do pendrive.

Eu mencionei a 1607 porque ela tem mais chances de ser instalada sem grandes problemas em um notebook / PC velho.

Os updates tem que ser feitos usando os pacotes cumulativos offline caso queira manter o S.O. atualizado com as ultimas correções de bugs/segurança.

A build 1607 Home/Pro  você consegue manter ela atualizada através de gambiarra com o  programa DISM++,  sem contar que tem que bloquear o Windows update e seus agregados de todo jeito , se não fizer isso, toda hora o sistema vai querer atualizar o Windows para ao build mais nova , isso pode ser um grande problema porque vai causar uma lentidão bem grande, fora o espaço do SSD que vai ser roubado  durante  a tentativa do Windows de atualizar a build.

O suporte para 1607 Home/pro vai até 2023 (Oficialmente ele já foi encerrado, mas graças a um cpu Atom velho, a M$ resolveu estender o suporte, mas por outro lado ela bloqueou a  instalação direta dos pacotes cumulativos em outros computadores que não tenham esse Atom, mas por sorte o DISM++ consegue pular esse bloqueio, porque não existe um bloqueio que impeça de você instalar uma ISO 1607 atualizada com o ultimo pacote cumulativo embutido, e o DISM ++ consegue atualizar o sistema exatamente como se fosse uma ISO . Pra isso você vai ter usar pendrive bootável do Windows 10, e na tela de escolha de idioma você executa o Dism++. Você pode usar o Dism++ através de um Windows 10 Live bootável por USB. Também é possível remover o SSD do notebook, colocar ele em um outro computador com Windows 10 e pode executar o Dism++ por lá. A LTSB não precisa fazer esse processo todo porque o suporte oficial dele vai até 2026 e não existe nenhum tipo de bloqueio, mas você não vai poder usar o LTSB com uma licença original .. Diferente da Home/pro que você consegue ativar com a chave do Windows 7/8 original.

Já a Home /Pro 1809 tiveram o suporte encerrado no final do ano passado e não tem nenhum cpu velho para garantir os updates.. Ai nesse caso, só vai sobrar a LTSC, essa o suporte vai até 2029, mas vai ter o mesmo problema de licença que a LTSB..

Postado

@zex acho que meu pc também não funciona nas versões mais novas do Windows... resolvi trocar o SSD que era PNY pra um Kingston, agora o notebook não consegue nem reconhecer o SSD, fica como se não existisse SSD ligado lá. Usando o HDD antigo eu tentei instalar a ultima versão do Windows 10 e assim que termina e ele liga, dá tela azul. Por isso acho que não deve ser compatível com as versões mais novas.

Nunca tinha visto isso do notebook não reconhecer de jeito nenhum o SSD, vou experimentar voltar pro Windows 7 e volto pra contar o que deu hahahaha

Obrigado a todos que dedicaram um tempo para tentar me ajudar!

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, João P. G. Rocha disse:

@zex acho que meu pc também não funciona nas versões mais novas do Windows... resolvi trocar o SSD que era PNY pra um Kingston, agora o notebook não consegue nem reconhecer o SSD, fica como se não existisse SSD ligado lá. Usando o HDD antigo eu tentei instalar a ultima versão do Windows 10 e assim que termina e ele liga, dá tela azul. Por isso acho que não deve ser compatível com as versões mais novas.

Nunca tinha visto isso do notebook não reconhecer de jeito nenhum o SSD, vou experimentar voltar pro Windows 7 e volto pra contar o que deu hahahaha

Obrigado a todos que dedicaram um tempo para tentar me ajudar!

Da uma conferida lá na bios para ver se o SSD está configurado como IDE ou ACHI..  Claro, se tiver essa opção... Para o SSD o ideal é AHCI , mas ele deveria funcionar em IDE também, a diferença é que ele vai ficar bem mais lento.

Postado

Eu ja coloquei SSD e instalei o Windows 10 num notebook com Core2Duo 2,1Ghz e 4Gb DDR2 de quase 15 anos atrás. Ele instalou tranquilamente sem precisar fazer nenhuma gambiarra, então eu continuo achando que não tem nada a ver isso de HDD vs SSD.
Qual o modelo do seu Sony Vaio?

Postado
1 hora atrás, João P. G. Rocha disse:

@zex minha BIOS em nenhum lugar tem como alterar IDE/AHCI... nada mesmo, só consigo mudar a ordem do boot. Acho que o único jeito é usar HDD ao invés de SSD :( 

Muito provavelmente ele deve ser AHCI por padrão ..

Postado

@gutopereira usei exatamente o mesmo pen-drive bootavel e SSD nesse Vaio antigo e um Lenovo mais recente, no Vaio o SSD sequer aparece no instalador do Windows 10 enquanto que no Lenovo tudo acontece normalmente.
O Vaio é modelo VGN-CR420e.

Se eu recolocar o HDD no Vaio, ele reconhece normalmente. No Lenovo instalei o SSD e tá funcionando perfeito já com Windows 10.

Postado

Procure ver se o SSD esta em GPT ou MBR. Esse Vaio é um modelo bem antigo e com certeza não reconhece tabela de partição GPT, isso vale tanto para SSD quanto para HDD...
Alias, se o pendrive estiver preparado para UEFI, então ele só vai funcionar em computadores mais novos como esse Lenovo. voce tem que preparar o predrive no Rufus para sistemas BIOS/Legacy
Outra coisa, voce disse que no Vaio o SSD se quer aparece no instalador do windows, mas lá no primeiro post voce disse que ele começa a instalação e depois trava em 46%?!?!?!

Enfim, tente deixar o SSD em MBR. Vá em gerenciamento de disco, com o botão direito do mouse clique sobre ele e depois converter em MBR...

Postado
11 horas atrás, João P. G. Rocha disse:

@gutopereira usei exatamente o mesmo pen-drive bootavel e SSD nesse Vaio antigo e um Lenovo mais recente, no Vaio o SSD sequer aparece no instalador do Windows 10 enquanto que no Lenovo tudo acontece normalmente.
O Vaio é modelo VGN-CR420e.

Se eu recolocar o HDD no Vaio, ele reconhece normalmente. No Lenovo instalei o SSD e tá funcionando perfeito já com Windows 10.

Esse VGN-CR420e tem uma configuração parecida com a do note que citei acima.. Tente remover a placa do wifi pra ver se consegue instalar o Windows sem erro...  Qualquer coisa, tente instalar uma build mais antiga do Windows 10 só pra ver se vai só pra ver se vai..  

Caso não saiba onde conseguir uma Iso mais antiga, você pode usa o ISO downloader disponível nesse site..  Com ele você consegue baixar a maioria das builds lançadas para Windows 10, todas originais e sem nenhum tipo de modificação.

https://www.heidoc.net/joomla/technology-science/microsoft/67-microsoft-windows-and-office-iso-download-tool

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...