Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock de memória RAM a 3200mhz faz PC parar de dar vídeo


toofer

Posts recomendados

Boa noite,

 

Possuo a seguinte confit: placa-mãe asrock b450m steel legend (bios 3.30), ryzen 5 3600x, fonte xpg 750w gold. 
A memória ram são 2 pentes instalados em dual chanel, corsair vengeance LPX 3200mhz DDDR4, dram micron, CM4X8GD3200C16K2E. 

Após entrar na bios e colocar habilitar o XMP na placa-mãe ela automaticamente vai para config 3200mhz, Cl 16 20 20 38, 1,35V (a tensão aparece em número vermelho). 
Depois de colocar a opção salvar alterações e sair da bios o PC fica ligado (fans, led) mas não dá vídeo. Depois de uns minutos eu desligo forçado (apertando botão power por 7s) e religo o PC. Ai ele tenta dar boot, desliga e liga sozinha, e ai sim da boot, mas voltando a ram para o padrão de fábrica (2130 MHZ e 1,2V). 

Depois de ter este problema descobri q a memória que comprei não esta listada nas memórias compatíveis com a placa-mãe segundo o fabricante: https://www.asrock.com/mb/amd/b450 steel legend/index.asp#MemoryMS

 

Há algo que posso fazer para a memória RAM funcionar a 3200mhz, ou me ***** mesmo? 

 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, há uma versão nova (3.60), mas em outro fórum vi uma pessoa q atualizou a bios e depois a placa-mãe não aceitava a memória ram nem na frequência mais baixa, ai fiquei com medo! Tb tenho medo de cair a energia elétrica no meio da atualização da bios...
Duro q tem muitas respostas diferentes na internet, já vi lugar falando para aumentar a tensão para 1.40v, reduzir a frequência para 2933mhz, aumentar o tRC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz caso alguém tenha um problema parecido, eu fiz o seguinte e aparentemente deu certo. Entrei na bios, coloquei o XMP 2.0 profile 1 ativo. Ao invés de parar nisto, fiu em DRAM timing cofiguration, coloquei no manual o CAS (16), RAS to CAS (20), RAS precharge (20), tRAS (38) e tRC (58). Na primeira vez não deu boot, mas reiniciando o pc deu. Torcendo para continuar ok. 

image.png.ee880e1353ff2bb10f2baf107f8215a0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!