Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo fazer overclock


Samuka_

Posts recomendados

Boa tarde, primeiramente minha configuração abaixo:

Spoiler

Fonte: CX550

Placa-mãe: B450 Aorus M

Processador: Ryzen 5 3600

Memória RAM: 16GB (8x2) @3200MHz (T-Force)

Placa de vídeo: 5700 XT PowerColor Red Devil

Armazenamento: SSD 128GB goldenfir + HD 2TB Seagate Firecuda

 

Estou na tentativa de fazer OC pois aumenta alguns FPS até significativos e também por entusiasmo. Pelo AMD Radeon Software.

Não consegui achar nenhum vídeo de OC com essa placa com exatamente esse modelo específico aqui no Brasil, varia de chip pra chip mas me daria uma base. Por padrão no próprio modo dela de Overclock ela é setada com 2100MHz de núcleo e 1750MHz da memória. O núcleo só aceita até 2150 então deixei quieto porque não faz a menor diferença, só tentei dar uma "turbinada" na velocidade da memória, coloquei cerca de 1850MHz e tentei fazer o teste no FurMark por algumas horas. Sem novidade, sem fragmentos, sem desligamentos, sem tela azul (teste em 4K) com a placa cravada em 99%. Mas quando eu vou jogar algum jogo bem pesado começa a desligar ou dar tela azul em algumas horas, sem apresentar fragmento nenhum, um deles é o Far Cry 5 que eu sempre priorizo os gráficos colocando no Ultra, e ainda aumento algumas coisas a mais.

E eu sei que o motivo das falhas é a placa de vídeo pois quando eu volto a opção não está em "Manual" e sim "Automática" como está abaixo:

image.thumb.png.5270d0411eca8dd41468c21c87ce9886.png

 

O que eu quero saber é porque nos testes passa normal e nos jogos apresentam falha, não faz sentido e também as temperaturas permanecem estáveis com máximas de 70 a 75 graus

@Imakuni sabe me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Samuka_ disse:

Boa tarde, primeiramente minha configuração abaixo:

  Ocultar conteúdo

Fonte: CX550

Placa-mãe: B450 Aorus M

Processador: Ryzen 5 3600

Memória RAM: 16GB (8x2) @3200MHz (T-Force)

Placa de vídeo: 5700 XT PowerColor Red Devil

Armazenamento: SSD 128GB goldenfir + HD 2TB Seagate Firecuda

 

Estou na tentativa de fazer OC pois aumenta alguns FPS até significativos e também por entusiasmo. Pelo AMD Radeon Software.

Não consegui achar nenhum vídeo de OC com essa placa com exatamente esse modelo específico aqui no Brasil, varia de chip pra chip mas me daria uma base. Por padrão no próprio modo dela de Overclock ela é setada com 2100MHz de núcleo e 1750MHz da memória. O núcleo só aceita até 2150 então deixei quieto porque não faz a menor diferença, só tentei dar uma "turbinada" na velocidade da memória, coloquei cerca de 1850MHz e tentei fazer o teste no FurMark por algumas horas. Sem novidade, sem fragmentos, sem desligamentos, sem tela azul (teste em 4K) com a placa cravada em 99%. Mas quando eu vou jogar algum jogo bem pesado começa a desligar ou dar tela azul em algumas horas, sem apresentar fragmento nenhum, um deles é o Far Cry 5 que eu sempre priorizo os gráficos colocando no Ultra, e ainda aumento algumas coisas a mais.

E eu sei que o motivo das falhas é a placa de vídeo pois quando eu volto a opção não está em "Manual" e sim "Automática" como está abaixo:

image.thumb.png.5270d0411eca8dd41468c21c87ce9886.png

 

O que eu quero saber é porque nos testes passa normal e nos jogos apresentam falha, não faz sentido e também as temperaturas permanecem estáveis com máximas de 70 a 75 graus

@Imakuni sabe me ajudar?

Típica síndrome do overclock , você tem um baita PC , não deveria se preocupar com performance , o que provavelmente acontece é que falta tensão pra placa conseguir chegar nesse clock , ainda mais em jogos que é o trabalho é muito pesado , só que lembre-se você também não tem uma fonte muito boa pra ficar aumentando o consumo das peças do PC , por menos que pareça , só subindo a tensão de 1.2 pra um 1.3 já dá uma diferença de uns 20Watts. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Típica síndrome do overclock , você tem um baita PC , não deveria se preocupar com performance , o que provavelmente acontece é que falta tensão pra placa conseguir chegar nesse clock , ainda mais em jogos que é o trabalho é muito pesado , só que lembre-se você também não tem uma fonte muito boa pra ficar aumentando o consumo das peças do PC , por menos que pareça , só subindo a tensão de 1.2 pra um 1.3 já dá uma diferença de uns 20Watts. 

Eu achei que a energia que ela gastasse fosse isso:

image.png.62a3e53e37e8725552daba1e20313af7.png

o máximo dela é 1200 eu coloco acredito que seja mais que o suficiente pra ela consumir

E quanto a fonte, fiz uma pesquisa rápida com tudo que tenho no meu PC e gasta apenas 372W (o site em questão recomenda 50W de folga)

image.png.0f88b14a6b33f5d1f33d53a4ecc32716.png

E o motivo de eu querer fazer OC, é pessoal. Não precisa se preocupar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Samuka_ disse:

Eu achei que a energia que ela gastasse fosse isso:

image.png.62a3e53e37e8725552daba1e20313af7.png

o máximo dela é 1200 eu coloco acredito que seja mais que o suficiente pra ela consumir

E quanto a fonte, fiz uma pesquisa rápida com tudo que tenho no meu PC e gasta apenas 372W (o site em questão recomenda 50W de folga)

image.png.0f88b14a6b33f5d1f33d53a4ecc32716.png

E o motivo de eu querer fazer OC, é pessoal. Não precisa se preocupar

Então , o máximo é 1200? você coloca isso e não se mantém estável? sobre a fonte , ele recomenda no caso de não fazer overlock , temos uma "regra" que é assim , não quer fazer overclock? pegue uma fonte com 15% a mais de energia do que seu PC vai precisar , então se você precisa de 400w para alimentar tal PC e não quer fazer over , uma de 460w seria ideal , se quer fazer um pequeno over pegue uma com 50% a mais de energia do que seu PC vai precisar , no exemplo então seria uma  de 600Watts , se quer fazer um bom overlock pegue uma com 100% a mais de energia que o seu PC vai consumir , no caso uma de 800Watts. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Então , o máximo é 1200? você coloca isso e não se mantém estável? sobre a fonte , ele recomenda no caso de não fazer overlock , temos uma "regra" que é assim , não quer fazer overclock? pegue uma fonte com 15% a mais de energia do que seu PC vai precisar , então se você precisa de 400w para alimentar tal PC e não quer fazer over , uma de 460w seria ideal , se quer fazer um pequeno over pegue uma com 50% a mais de energia do que seu PC vai precisar , no exemplo então seria uma  de 600Watts , se quer fazer um bom overlock pegue uma com 100% a mais de energia que o seu PC vai consumir , no caso uma de 800Watts. 

Sim, boto no talo e se desliga. Eu sei que não é a fonte que ta desligando pois como falei no início, as opções saem de Manual para Automática sozinhas.

Pensa comigo, ali é o limite que ela pode gastar o valor fica em 1180 padrão, mas ela sem OC nem sempre fica no máximo, fica acima de 1100 e quando faz overclock e coloca em 1200 como eu só aumento o clock da VRAM fica próximo de 1200 nunca cravado também. Então eu discordo que seja a fonte, e discordo que pra fazer um bom OC precisa de uma fonte com 100% de sobra.

Não tô tentando bater nenhum record, é um OC básico que só aumenta o clock da VRAM nem mexe em energia nenhuma, pode até subir um pouco mas é irrelevante. E realmente aumenta FPS pode acreditar, na resolução que eu jogo o Far Cry 5 no ultra e com a resolução virtual (sla como fala) em 1.5 sem OC fica em torno de 50 FPS mas só em subir o clock da memória fica com mais de 60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samuka_ disse:

Sim, boto no talo e se desliga. Eu sei que não é a fonte que ta desligando pois como falei no início, as opções saem de Manual para Automática sozinhas.

Pensa comigo, ali é o limite que ela pode gastar o valor fica em 1180 padrão, mas ela sem OC nem sempre fica no máximo, fica acima de 1100 e quando faz overclock e coloca em 1200 como eu só aumento o clock da VRAM fica próximo de 1200 nunca cravado também. Então eu discordo que seja a fonte, e discordo que pra fazer um bom OC precisa de uma fonte com 100% de sobra.

Não tô tentando bater nenhum record, é um OC básico que só aumenta o clock da VRAM nem mexe em energia nenhuma, pode até subir um pouco mas é irrelevante. E realmente aumenta FPS pode acreditar, na resolução que eu jogo o Far Cry 5 no ultra e com a resolução virtual (sla como fala) em 1.5 sem OC fica em torno de 50 FPS mas só em subir o clock da memória fica com mais de 60

Cara , experimente pegar a tensão padrão e ir aumentando aos poucos , de 10 em 10 , pra ver se ficará estável com o Overclock

4 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Cara , experimente pegar a tensão padrão e ir aumentando aos poucos , de 10 em 10 , pra ver se ficará estável com o Overclock

Cara na verdade deixe a tensão no padrão dela , e suba somente o powerlimit dela (limite de energia) , com o OC em aplicação 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Cara , experimente pegar a tensão padrão e ir aumentando aos poucos , de 10 em 10 , pra ver se ficará estável com o Overclock

Cara na verdade deixe a tensão no padrão dela , e suba somente o powerlimit dela (limite de energia) , com o OC em aplicação 

sempre esteve no máximo o powerlimit, tô te falando, já pesquisei MUITO sobre isso. Não sei o que está acontecendo, se fosse pra desligar, teria que desligar também no teste de estabilidade 

vou refazer tudo, restaurar todas as configurações do software e fazer teste de estabilidade, depois jogar umas 2 horas e vê no que dá, amanhã se der tempo posto resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultados:

Sinceramente não sei o que aconteceu, reconfigurei o software com as seguintes especificações:

Núcleo: 2150MHz (MÁXIMO permitido)

Velocidade VRAM: 1880MHz (1900 & 1890 resultaram em fragmentos, mas nada de desligamentos tampouco tela azul)

tensão: 1100mV (não testei menos)

 

Algumas horas de teste usando o FurMark, não foram detectados fragmentos na tela, nem quaisquer tipo de erro ou travamento.

Resumindo, eu fiz um OC bem significativo usando menos tensão (Overclock + Undervolt)

 

Testado também em jogos, com êxito. Vou deixar o tópico aberto por alguns dias, se voltar a ter algum erro posto mais sobre @Gustavo Muccelin Moreira

OBS: melhora de 15 ~ 20 FPS no GTA V, antes ficava caindo pra 60 já que meu monitor é 75hz incomodava, agora fica com quedas apenas pra 75 FPS (não da pra perceber)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não obtive êxito, as configurações voltaram para Automático de novo, provavelmente por alguma instabilidade.

Tentei diminuir o clock de 2100 para 2000, aumentar o clock da memória e diminuir a tensão afim de conseguir undervolt sem perder desempenho porque ela também é bem esquentadinha. Posto resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente sem êxito, cheguei a conclusão que o chip da minha GPU veio MUITO ruim infelizmente, varia de placa pra placa. Vai da sorte mesmo.

Não consigo de forma nenhuma aumentar o clock da VRAM que da ruim, o máximo que consegui foi 50MHz a mais e isso é irrelevante. Mas consegui um undervolt da hora, agradeco a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!