Ir ao conteúdo

Ativar dual-channel AB350 Gaming 3

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente fiz o upgrade para 16gb com 2x8gb da HyperX (HX424C15FB3/8 e HX424C15FB2/8) e ao instalar as mesmas me deparei com uma duvida sobre a validação do dual-channel. Na instalação coloquei as mesmas conforme orientação do manual (Channel B: DDR4_1, DDR4_3), porém reparei que os slots eram preto / vermelho respectivamente na placa-mãe, o que acabou me confundindo se realmente a instalação está correta ou se deveria ter colocado as memórias em slots de mesma cor. Gostaria de saber se consigo confirmar que as memórias estão atuando em dual-channel dentro da sua capacidade de frequência (o PC está reconhecendo os 16gb) e se necessito de realizar alguma configuração para que o dual-channel execute corretamente (sem overclock) para tirar o máximo proveito de ambas nos jogos/programação. Obrigado!

Postado
9 minutos atrás, iagomes_ disse:

Olá, recentemente fiz o upgrade para 16gb com 2x8gb da HyperX (HX424C15FB3/8 e HX424C15FB2/8) e ao instalar as mesmas me deparei com uma duvida sobre a validação do dual-channel. Na instalação coloquei as mesmas conforme orientação do manual (Channel B: DDR4_1, DDR4_3), porém reparei que os slots eram preto / vermelho respectivamente na placa-mãe, o que acabou me confundindo se realmente a instalação está correta ou se deveria ter colocado as memórias em slots de mesma cor. Gostaria de saber se consigo confirmar que as memórias estão atuando em dual-channel dentro da sua capacidade de frequência (o PC está reconhecendo os 16gb) e se necessito de realizar alguma configuração para que o dual-channel execute corretamente (sem overclock) para tirar o máximo proveito de ambas nos jogos/programação. Obrigado!

Baixe o programa CPU-Z  e tira um print da aba memory , aparentemente colocou certo , o correto é colocar no primeiro slot , pular um e colocar no terceiro no caso. 

• Solução
Postado

@iagomes_ Até onde sei, em placa-mãe com 4 slots, quando a cor muda, coloca-se as memórias em slots da mesma cor.

1000

Procurando achei essa foto no site do fabricante, caso seja da sua placa-mãe, então ao meu ver a ram deveria estar no slot 1 e 2, levando em consideração a orientação da foto.

Postado
agora, iagomes_ disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Acredito que instalei errado, acabei me confundindo pela orientação do manual:

image.png.fb720cddc8c3903d9ccaf1153604afdd.png 

@Elder Nauvirth Eu também pensei isso, porém a forma descrita no manual pensei de ter de instalar no DDR4_1 e DDR4_3. Irei coloca-los no DDR4_1 e DDR4_2, além disso é necessário alguma configuração?

é , está em singlechannel mesmo , tente seguir a orientação do cara ali em cima , e não é necessário nenhuma configuração , a não ser se suas memórias para trabalhar na frequência vendida , tenha que ativar o Xmp ou DOCP na BIOS. 

Postado

@iagomes_ Bom saber que tudo já foi resolvido.

É uma coisa normal errar na hora de instalar as memórias para dual channel em placas que tenha 4 slots.

3 minutos atrás, iagomes_ disse:

Obrigado pela ajuda, acredito que o tópico pode ser encerrado.

Verifique em uma das respostas se consegue selecionar como "Solução", e dê esse selo em uma que lhe foi útil na busca de resolução e lhe ajudou a resolver o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!