Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de HD para SSD


Posts recomendados

Olá galera do Clube do Hardware.

 

Volto no fórum depois de algum tempo pra poder pedir uma ajuda para fazer um upgrade no notebook.

O notebook é um LG n450 com i7 e 6gb de RAM.

Recentemente o HD dele começou a apresentar problemas, o que eu julgo ser normal, o velho guerreiro já trabalhou bastante.

Iniciei a procura de um SSD pra substituir o HD e fiquei tentado a comprar um na china, mas algumas avaliações negativas dos SSDs chineses me fizeram reavaliar a minha escolha.

 

Usei a tabela comparativa do Gabriel Ferraz e cheguei a alguns modelos que consigo encontrar no Brasil.

 

image.png.2fe8228b97470beb9e8b54253ac084c2.png

 

O Patriot está com um preço bem atrativo, mas algumas especificações dele são aparentemente inferiores aos demais.

O Adata está é o segundo mais barato e com especificações melhores (aparentemente) do que o patriot e no mesmo nível dos demais.

 

 

A dúvida é a seguinte:

 

1. Qual desses modelos seria uma melhor escolha e por quê? Algum outro modelo fora da lista na mesma faixa de preço (até R$1000,00) que mereça ser avaliado?

2. Seria interessante comprar um SSD com capacidade menor e um HD pra armazenamento massivo? Será que afetaria tanto no desempenho trabalhar assim?

3. Alguém sabe o tamanho do caddy pra esse modelo de notebook? 

4. Foi preconceito meu não avaliar mais os modelos de SSD da china? Algum que mereça ser considerado para aquisição?

 

Todos esses modelos que mostrei possuem DRAM Cache, que pelo que entendi, é muito importante para aumentar vida útil do ssd, por isso modelos populares como o kingston a400 não estão nessa lista.

 

Acho que era só isso tudo, Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michel.teobaldo Recomendo dar uma pesquisada qual chip esses ssds usam, na ordem do pior para melhor: QLC, TLC, ou MLC, peguaria um com os chips TLC no mínimo, fuja de ssds que não falam qual o TBW nas especificações pois segundo o Peperaio Hardware pode indicar que usam lotes diferentes de durabilidade variada (marca San Disk). Se não achar especificação de CHIP procure qual tem o maior TBW. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tavaares00 disse:

@michel.teobaldo Acho que é melhor procurar por um Goldenfir, muita gente tem e nunca vi uma reclamação! 

Única marca que vi muitas avaliações positivas na internet foi a kingdian, especificamente os modelos s280 e s370.

O problema é que disseram que eles alteraram essas especificações nos SSDs fabricado recentemente (comentários na internet), quando perguntei se o SSD era DRAM less para o vendedor do Aliexpress, eles não me responderam.

Sobre Goldenfir só vi comentário positivo de quem tem a algum tempo, os que compraram recentemente (1ano) reclamaram do SSD, não sei se realmente é ruim...mas pelo que pesquisei os modelos são DRAM less

 

2 horas atrás, Tiago Solagna disse:

@michel.teobaldo Recomendo dar uma pesquisada qual chip esses ssds usam, na ordem do pior para melhor: QLC, TLC, ou MLC, peguaria um com os chips TLC no mínimo, fuja de ssds que não falam qual o TBW nas especificações pois segundo o Peperaio Hardware pode indicar que usam lotes diferentes de durabilidade variada (marca San Disk). Se não achar especificação de CHIP procure qual tem o maior TBW. 

 

Vou confirmar, mas se não me engano todos são TLC. O que tem maior TBW é o adata com 800Tb.

 

Todos os modelos citados possuem 1gb de DRAM cache exceto o patriot que na tabela utilizada para consulta diz ter apenas 32mb (não sei se está certo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Tiago Solagna disse:

@michel.teobaldo Como é a garantia dessas marcas Kingdian e companhia ? 

 

Acaba quando você recebe a encomenda da China 😂.

 

Vi nas qualificações negativas que quando tem problema precisa enviar o SSD pra China e geralmente o Aliexpress reembolsa menos da metade do valor pago.

 

Eu pesquisei um pouco sobre esse SSD da patriot, eu consigo pegar ele por R$ 630,00. Quem fez o vídeo elogiou o SSD, mas vi no reclameAqui pessoas dizendo ter problema pra acionar a garantia (que é de 3 anos). Encontrei as especificações do SSD no site do fabricante e o TBW está maior do que o da tabela (no site diz ser 835Tb).

 

O adata eu achei por R$ 870,00 e frete grátis no MercadoLivre, também tem garantia de 3 anos.

 

O Samsung por R$ 970.00 no submarino e garantia de 5 anos.

 

Sei que a grande maioria indicaria comprar o Samsung porque é uma marca de renome principalmente em SSD, mas eu queria saber mesmo é se o desempenho é tão melhor que justifique pagar bem mais caro? Samsung sai a quase R$1.00/GB enquanto o patriot está abaixo dos R$0.70/GB.

Isso seria uma economia burra?

 

Se o patriot não for bom, o adata é tão bom quanto o Samsung ou o desempenho dele é menor e não vale a pena pegar estando apenas R$100,00 abaixo do valor do Samsung?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!