Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde, então hoje comecei alguns testes no meu pc e fiz um stress no cpu-z, mas assim que clico no botão o CPU vai para casa de 78°C já tinha um tópico meu dizendo sobre ele ter chegado em aqui com overclock em 4.1GHz e disseram para deixar assim... Sem esquecer que os dissipadores da minha Z490 (no "dedometro") estão muito quentes, estou com medo dessas temperaturas e desse clock em 4.1GHz Então queria saber 3 coisas :

1 - O que está acontecendo?

2 - Preciso de um cooler melhor?

3 - Como retirar esse overclock

Se puderem responder por favor me ajudem.

Postado

O teste de estresse do CPU-Z vai fazer exatamente isso oras, estressar o processador.

Chegar a 78° C em qualquer benchmark é normal, até ai não tem nada de incomum. As temperaturas de teste de estresse praticamente nunca se repetem no dia a dia, a menos que se esteja trabalhando com edição de vídeo, renderização 3D e afins.

14 minutos atrás, RC Santiago disse:

Sem esquecer que os dissipadores da minha Z490 (no "dedometro") estão muito quentes […]

Não se afere temperatura de nada, de absolutamente nada com os dedos, a pele é sensível ao calor.

14 minutos atrás, RC Santiago disse:

[…] e desse clock em 4.1GHz […]

O clock de 4.10 GHz é o turbo do processador quando todas as threads estão ativas, assim como ele pode chegar a até 4.30 GHz em single-thread e isso não é overclock, é apenas o modo como o processador opera.

De resto… Sempre existe a possibilidade de colocar um cooler melhor no processador e melhorar a circulação de ar no gabinete, o que faria as temperaturas do processador e de todo o resto baixarem.

Postado

Se estiver usando o cooler box da Intel um Gammaxx 400v2 pode melhorar uns ~15º - tomando como referencia o i5-10400F ai neste teste, que foi feito em bancada e da uns 5º a menos que dentro do gabinete.

Spoiler

Mas se não estiver ocorrendo "termal throttling" - que é quando o CPU diminui o clock porque esta muito quente (lá perto dos 90º), deixa como esta, lembre-se do ditado: "if ain't broke don't fix it" (se não esta quebrado, não conserte).

Mas seu gabinete tem ventilação adequada, com pelo menos um ou dois fans puxando ar para dentro e um para fora?

A propósito combinação pouco ortodoxa essa sua, i3 com Z490.  :) 

Postado

@1lokos Meu gabinete tem 3 fans puxando i ar para dentro e uma puxando o ar para fora, sobre a Z490 é porque pretendo colocar um 10700k ou um 10600k mais a frente e também pelo suportre da 10° geração

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...