Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, espero que este não seja um tópico descartável.

OBS: Caso esteja no tópico errado me avisem.

Busco há muitos meses uma solução que pareça com as famigeradas xDSL, HPNA, DOCSIS e até mesmo FTTx. Mas sobre os cabos UTP. Com o mesmo sistema. Servidor x Clientes.

O QUE TEMOS NA INDUSTRIA

spacer.png

O que eu procuro

spacer.png

[Descrição do problema x Procura de uma solução]

Em todas essas tecnologias, tivemos avanços significativos, e não importa qual seja seu fim, todas tiveram muito empenho para torná-las real. O que mais me interessou em todas elas, é que sempre existiu um servidor de sinal e um modem que recebia o sinal e convertia sua saída em soluções tripleplay. Entrada do sinal, saída de TV, Telefone e ethernet (sobre cobre).

Mas nunca encontrei um modem com porta Ethernet (sobre cobre) e uma saída de TV, Telefone e ethernet (sobre cobre).

Pergunto isso, pois há alguns anos montei uma rede Gigabit em minha casa. Uma rede robusta, em formato estrela, cabos UTP e conectores de categoria 6a (muito caros). Como os conduites eram antigos e finos, precisei remover os antigos cabos de telefonia e TV que nunca fizeram falta e passei os cabos UTP.

Hoje pensamos em transformar a casa, que é bem grande, em uma pousada.  E este problema de infraestrutura me incomoda bastante. Fico com pena de remover TODOS os cabos UTPs que foram caros e instalar um rede HPNA por exemplo, que vai limitar minha internet nos pontos de saída, para oferecer Saída de TV, Telefone (para o ramal) e um ponto de Ethernet (sobre cobre).

Gostaria muito de reaproveitar a rede de qualidade que já possuo para modular esses sinais da origem, até o destino, com modens que desconvertem esse sinal na ponta.

Quando comecei a estudar redes em 2015, fiquei fascinado, entendi que o futuro seria completamente tudo sobre a Rede. E não estava de todo errado.

Mas a verdade é que a telefonia sobre IP é caríssima, principalmente se o foco é um mini condomínio ou pousada, para ter apenas um ramal. E a TV sobre IP, bem, não é tão sobre IP assim, não temos TVs com a conversão do sinal direto no próprio aparelho, precisamos de um intermediário.

Por isso a procura por algum projeto ou solução existente que atenda a essa necessidade.

Postado

A telefonia IP não é tão cara, existem equipamentos mais simples. Mas pode usar o cabo para telefonia analógica, só que vai precisar de um cabo exclusivo para cada ponto.

A TV é o IPTV, tem que ter as TV smart. O problema não é a tecnologia, mas as programadoras de TV.

• Curtir 1
Postado

@Wagner Calazans não vou dizer que não existe, mas isso o que você quer eu nunca vi, uma possibilidade seria você limitar a rede interna para 100megabits usando 2 pares, eu não vejo necessidade de tanta velocidade sendo que será para uso casual e streaming, os outros dois pares você pode usar para puxar dois ramais, lá no rack você joga o cat6 com dois pares no patch panel que vai para o switch e os outros dois pares no patch panel que vai para o pabx.

Eu já vi essa ligação até em órgão publico e funciona tranquilamente, já fiz várias redes assim e funciona bem.

Sobre a tv já complica um pouco, você vai mandar sinal de tv fechada? se for sinal de tv aberta você poderia tentar uma antena interna.

Postado

Então pessoal, antigamente os cabos passados eram os coaxiais RG59 e também os de telefone eram mais grossos, aqueles externos. No caso da TV, eu usaria um modulador de sinal, que coloca no mesmo cabo coaxial os sinais da TV a cabo e da TV aberta. E a solução que me deram para o telefone, já vi funcionar muito bem também nos edificios mais antigos do meu trabalho.

Comecei essa pesquisa aqui, e seria muito interessante que alguns mais estudiosos da área pudessem dar sua opinião. Trabalho no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, nossa divisão de informática, se desmembrou, virando o Laboratório Nacional de Computação Científica. Eu trabalho na área de desenvolvimento, mas posso conversar com os colegas de infraestrutura, para procurar e possivelmente desenvolver uma solução assim. A dúvida começou com um problema que me atinge e posso solucionar de outras formas. Mas imagino que este Equipamento possa resolver o problema de várias pessoas.

Na dúvida, atualizei o link das fotos acima, para que outras pessoas possam compreender com mais facilidade a atual discussão. E eu coloquei um link que acabou expirando.

O que temos no mercado 

spacer.png

o que eu procuro

spacer.png

• 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...