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Boa tarde.

 

Há alguns dias (uns 4) meu PC começou a desligar sozinho ou travar enquanto jogava (WoW, no caso).

 

Anteontem, começou a dar telas azuis, das mais variadas: desde o smiley triste sozinho até uma toda distorcida, passando pela única que tinha um erro descrito: kernel security check failure.

 

Ontem ele desligou e não religava mais, parecia que estava “fazendo força” e desistia - havia o início das ventoinhas girando, o HD fazia barulho de iniciar e desligava.

 

Levei hoje a uma assistência técnica e lá testaram a fonte, que disseram estar normal, e quando ligaram o PC deu freeze logo após. A pessoa retirou os pentes de memória e os limpou, inclusive com uma borracha, e ligou de novo. Dessa vez o PC se sustentou, aí colocaram para rodar um teste com um programa chamado BurnInTest - o qual, para minha surpresa, rodou sem travar e finalizou sem acusar nada. Sugeriram-me reinstalar o Windows - que de fato está no PC há 6 anos, era 7 e virou 10, bastante coisa foi instalada e removida, placa de vídeo foi substituída (Radeon por GeForce), bastante troca de drivers.

 

Trouxe o PC pra casa e estou com medo de ligar, pois preciso passar o que está nele pra outro PC caso consiga ligá-lo... mas quero detectar o real problema.

 

Como vi o tópico fixado (NÃO FORMATE), alguma sugestão de diagnóstico?

  • Moderador
Postado

Se o problema foi resolvido após a formatação, ok. Infelizmente todos os logs foram perdidos após a formatação e não há como dizer qual era o culpado pelo problema.

Postado
4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se o problema foi resolvido após a formatação, ok. Infelizmente todos os logs foram perdidos após a formatação e não há como dizer qual era o culpado pelo problema.

 

Não foi formatado ainda, eles me sugeriram formatar.

Liguei ele agora, inclusive, e está rodando há quase meia hora sem travar... Então caso tenha alguma ideia de diagnóstico, talvez eu consiga rodar nele.

Baixei o BlueScreenView e o resultado foi esse:

 

image.thumb.png.619e514342c3cee28aee6a2f365eb2ab.png

BSOD.txt

Postado

Então, ontem à noite o Pc rodou por 5 horas à noite realizando meu backup, sfc /scannow , chkdsk e o memory diagnostic do Windows - testes mais rápidos.

 

Não travou nem deu tela azul... alguma sugestão de com qual teste seguir? Vou tentar abrir um jogo na sequência...

  • Moderador
Postado

@heliobelfort Continue testando o PC. Se as telas azuis voltarem, nos avise.

 

Em todo caso, faça o seguinte procedimento para ver se encontro pistas de quem era o culpado:

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

 

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

LogsCdH.zip

Postado

Marca e modelo da fonte: Seasonic 520w, SS-520GB Active PFC F3 (Ball Bearing Fan) (S12II-520B)
Tomada: ligada em um iClamper Energia 8

Periféricos avulsos: já usei adaptador bluetooth no passado para um fone JBL, mas foi desinstalado (aliás, desinstalei praticamente tudo do PC ontem)

Overclock: não, a menos que haja algo de fábrica

Atualizador de drivers: não, drivers baixados do site dos fabricantes (mas não os atualizo com muita frequência, normalmente quando avisado pelo painel de controle Nvidia ou algo assim)

 

 

Fiz o procedimento de coleta de logs solicitado, mas o Autoruns ficou travado depois de 1 minuto aproximadamente (diz "Não está respondendo"). Tive que forçar o fechamento via Windows, mas os arquivos estão na pasta conforme você indicou. Refiz o procedimento, e aconteceu a mesma coisa. Segue anexa a pasta para que verifique se foi bem-sucedido.

 

Segue a tela do Speccy:

 

image.png.a00ed6c36c62cced49afb3f79b113c71.png

 

Levei um susto com essa suposta temperatura da MB, pois aproximo a mão e não está assim (se estivesse, estaria derretendo a 120 graus).

 

Vou desligar o PC.

 

Aguardo seus comentários.

 

 

LogsColetados.rar

Baixei o HWMonitor pra confirmar essa temperatura, e deu o seguinte:

 

image.png.a055c779d63d985c6780a2c8f3d1f0e2.png

 

Estranho que ela nem se mexe, ao contrário das outras... fica travada em 117º...

  • Moderador
Postado

@heliobelfort Aparentemente é um defeito no sensor de temperatura. Apenas ignore.

 

image.png

 

Analisando os logs, não consegui informações o suficiente nos dumps (logs de telas azuis), mas no visualizador de eventos vi diversos históricos apontando para prováveis falhas em drivers. HID é uma sigla utilizada em drivers de dispositivos USB, indicando que a falha provavelmente está nos dispositivos que você utiliza nas portas USB (apesar de eu não saber qual exatamente) ou nos drivers USB.

 

Reinstale o sistema caso seja mais conveniente pra você (será necessário apagar o atual e reinstalar o novo Windows), mas caso queira fazer um teste antes, tente baixar o driver do chipset no site da sua placa-mãe.

 

https://www.asus.com/br/supportonly/H81M-A/HelpDesk_Download/

Postado

Estranho, tentarei o driver do chipset... O que uso nas portas USB são apenas mouse, teclado e fone (razer naga hex, razer blackwidow chroma v2 e logitech g pro - respectivamente).

Postado
Em 06/03/2021 às 15:54, GabrielLV disse:

@heliobelfort Aparentemente é um defeito no sensor de temperatura. Apenas ignore.

 

image.png

 

Analisando os logs, não consegui informações o suficiente nos dumps (logs de telas azuis), mas no visualizador de eventos vi diversos históricos apontando para prováveis falhas em drivers. HID é uma sigla utilizada em drivers de dispositivos USB, indicando que a falha provavelmente está nos dispositivos que você utiliza nas portas USB (apesar de eu não saber qual exatamente) ou nos drivers USB.

 

Reinstale o sistema caso seja mais conveniente pra você (será necessário apagar o atual e reinstalar o novo Windows), mas caso queira fazer um teste antes, tente baixar o driver do chipset no site da sua placa-mãe.

 

https://www.asus.com/br/supportonly/H81M-A/HelpDesk_Download/

Tentei, resultado:

 

image.png.dfe82adc229cc56ee2cff2430dcf905a.png

 

Logs anexos...

IntelME.log IntelME_MSI.log IntelRST.log IntelRST_MSI.log

  • Moderador
Postado

@heliobelfort1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html
Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 
 

----

 

Me envie os novos logs do LogsCdH, além de tentar o seguinte:

 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )
 

  • Moderador
Postado

Bom, analisando os logs novamente, me arrisco dizer que o culpado são os drivers da Intel.

 

Primeiramente, remova o Intel Rapid Storage Technology, não existe motivo nenhum para este software estar instalado no seu PC.

image.png

 

Após isso, reinicie o PC, então baixe e execute o instalador de drivers da Intel: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/detect.html

 

Após a instalação, tente instalar o driver de chipset que mencionei nos posts anteriores novamente.

Postado
45 minutos atrás, GabrielLV disse:

Bom, analisando os logs novamente, me arrisco dizer que o culpado são os drivers da Intel.

 

Primeiramente, remova o Intel Rapid Storage Technology, não existe motivo nenhum para este software estar instalado no seu PC.

image.png

 

Após isso, reinicie o PC, então baixe e execute o instalador de drivers da Intel: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/detect.html

 

Após a instalação, tente instalar o driver de chipset que mencionei nos posts anteriores novamente.

Obrigado, farei isso amanhã. Rodei há pouco os procedimentos 1 e 3 citados em seu post anterior, sem qualquer erro encontrado.

Postado

@GabrielLV, desinstalei o Rapid Storage e rodei o instalador de drivers:

 

image.thumb.png.ba76db5b1af0f153708035a08367862d.png

 

Ainda nada... mas desde que desinstalei praticamente tudo do PC (e que o cara passou a borracha na memória) não tive mais tela azul ou crashes, então estou realmente confuso...

  • Moderador
Postado

@heliobelfort Havia esquecido de responder, desculpe.

 

Bom, não sei o que está acontecendo para que a instalação do driver falhe, mas o importante aqui neste tópico é a resolução do problema das telas azuis. Se ela não voltou mais a ocorrer, ok, do contrário, nos avise.

 

Em todo caso, pode tentar rodar o Windows Update para verificar e instalar as atualizações disponíveis, após isso verificar se o problema persistirá (além de ir em "atualizações opcionais" e verificar se existem drivers da Intel para serem instalados, se sim, instale-os). Mas faça isso somente se as telas azuis voltarem a ocorrer.

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