Ir ao conteúdo

Recomendação de gabinete que favoreça uma super refrigeração

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Recentemente atualizei meu setup pra um bem high end e faltou o gabinete. Tô bem por fora, faz anos que não pesquiso.

Tô disposto a gastar o bastante pra ter um pc hyper refrigerado. Trabalho com render, exijo muito do PC inteiro. Quero que ele fique o mais gelado possível. E pretendo colocar um liquid cooler parrudo de três fans.

Mandem as recomendações lembrando que a prioridade é a refrigeração!

Valeu.

Postado

@oCyberPunk Quanto pretende gastar?

Os que indico pela qualidade de fluxo de ar são estes:

• Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Todos tem painel frontal em mesh, filtragem da entrada e saída de ar onde é importante, fonte de instalação inferior e painel lateral de vidro temperado. Tudo isso colabora para um bom arrefecimento. Ao lado do modelo tem as dimensões máximas do cooler da CPU, do comprimento da GPU e a quantidade de ventoinhas pré-instaladas.

Se o preço estivesse bom eu recomendaria os modelos maiores da Thermaltake, quais são o Core X31 e o Commander C35. Tenho o Core X31 com 8 ventoinhas instaladas (6 de 140 mm e 2 de 120 mm) e não consigo imaginar um gabinete com melhor arrefecimento que ele além do Commander, que é muito parecido. Outros que considero realmente muito bons são o Aero One Frost, o Matrexx 55 Mesh, o Masterbox MB511TG e o Versa J24.

Se não tiver escolhido um cooler para sua CPU, compre de uma vez. Os modelos que indico são:

• DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm

Ou outros das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

49 minutos atrás, oCyberPunk disse:

E pretendo colocar um liquid cooler parrudo de três fans.

Não recomendo. Entenda a razão no vídeo abaixo:

Spoiler

Se tem dinheiro para torrar e quer o melhor, compre um Noctua de qualidade, não tem como errar.

Para quem deixa o PC ligado noite a dentro rodando render, uma falha da bomba d'água ou coagulação do líquido pode causar enormes prejuízos. Não invista em WC a menos que tenha mais dinheiro do que juízo para montar um sistema custom com bombas redundantes e tenha semanas de tempo livre para executar um projeto decente. WC tipo AIO é porcaria, só serve para enfeitar.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Opa, valeu pela atenção, tem muitas opções boas.

O que me diz desses dois: Lian Li Lancool II Mesh e Lian Li O11 Dynamic ? (Destaque para o segundo, gostei muito)

Em 10/03/2021 às 11:01, WOZ Dods disse:

Se não tiver escolhido um cooler para sua CPU, compre de uma vez. Os modelos que indico são:

Ou outros das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

Mostrar conteúdo oculto

Vídeo muito interessante. Estou usando um DeepCool Lucifer V2, ele é muito bom, mas pretendo ir atrás de algo mais potente, com o tempo.

Para quem deixa o PC ligado noite a dentro rodando render, uma falha da bomba d'água ou coagulação do líquido pode causar enormes prejuízos. Não invista em WC a menos que tenha mais dinheiro do que juízo para montar um sistema custom com bombas redundantes e tenha semanas de tempo livre para executar um projeto decente. WC tipo AIO é porcaria, só serve para enfeitar.

E sobre essas questões de Liquid Coolin, considerei até um comprar um Kraken z73, mas não achei que os resultados valessem tanto dinheiro. Fora a questões de segurança, vazamentos e afins, o resultado de um sistema custom é muito mais expressivo do que um bom Air Cooler desses da Noctua que você mencionou?

Minha ideia é otimizar a refrigeração ao máximo, pois meu uso é extremo, mas tem que valer a pena investir num sistema desse, caso contrário é um tiro no pé.

Postado

@WOZ Dods Opa, valeu pela atenção, tem muitas opções boas.

O que me diz desses:

Lian Li Lancool II Mesh

Lian Li O11 Dynamic (Esse chamou muita atenção com a capacidade de 9 fans)

Sharkoon Elite Shark CA300T (Esse tem suporte pra deixar a placa de vídeo em pé, achei ótimo já que a minha é super pesada)

Mostrar conteúdo oculto

Vídeo muito interessante. Estou usando um DeepCool Lucifer V2, ele é muito bom, mas pretendo ir atrás de algo mais potente, com o tempo.

E sobre essas questões de Liquid Coolin, considerei até um comprar um Kraken z73, mas não achei que os resultados valessem tanto dinheiro. Fora a questões de segurança, vazamentos e afins, o resultado de um sistema custom é muito mais expressivo do que um bom Air Cooler desses da Noctua que você mencionou?

Minha ideia é otimizar a refrigeração ao máximo, pois meu uso é extremo, mas tem que valer a pena investir num sistema desse, caso contrário é um tiro no pé.

Postado
15 horas atrás, oCyberPunk disse:

O que me diz desses dois: Lian Li Lancool II Mesh e Lian Li O11 Dynamic ? (Destaque para o segundo, gostei muito)

O mesh é ótimo, o Dynamic sofre do mesmo problema de todos os gabinetes que não indico, que é o painel frontal sólido.

15 horas atrás, oCyberPunk disse:

Não sei o quanto mais, mas posso lhe assegurar que é melhor que os AIO. A questão é o custo/benefício, pois se você só quer o PC para seu uso comum (jogos e trabalho), o investimento não compensa tanto quanto investir o valor de um open loop só para fazer o OC. Para quem participa de competições de OC, ou mora em algum país onde os componentes são mais baratos, pode valer a pena em alguns cenários. O Noctua é campeão de testes e reviews há muitos anos, mas tem alternativas mais baratas quase tão boas quanto. Veja o teste:

6313_28_noctua_nh_d15_cpu_cooler_review.png

https://www.tweaktown.com/reviews/6313/noctua-nh-d15-cpu-cooler-review/index.html

11 horas atrás, oCyberPunk disse:

Concentre-se em equilibrar seu investimento. Ter o melhor sistema de arrefecimento para a CPU sem se preocupar com o restante do sistema eu considero problemático. Invista em um bom gabinete e em boas ventoinhas, invista no seu mobiliário para que seu gabinete não fique em um espaço fechado ou com restrição do fluxo de ar. Tudo isso é importante.

Entendo que render requer muitas horas de trabalho e que acaba desgastando prematuramente os componentes em decorrência disso, mas lembre-se de investir bem na sua fonte também para que ela preserve seu investimento. Talvez fosse até o caso de investir em aterramento e proteção com DPS.

Postado
11 horas atrás, WOZ Dods disse:

O mesh é ótimo, o Dynamic sofre do mesmo problema de todos os gabinetes que não indico, que é o painel frontal sólido.

Gostei do Mesh. O detalhe é que ele vem com três ventoinhas que não devem ser muito boas. O Dynamic me chamou muita atenção pela quantidade de fans que ele suporta. Mesmo com o tampo de vidro ele apresentou resultados muito bons em alguns testes que vi. Achei esse aqui hoje, talvez seja um meio termo: Sharkoon Elite Shark CA300T. Gostei que ele tem suporte pra colocar a placa em pé. (Minha placa é bem pesada)

11 horas atrás, WOZ Dods disse:

Concentre-se em equilibrar seu investimento. Ter o melhor sistema de arrefecimento para a CPU sem se preocupar com o restante do sistema eu considero problemático. Invista em um bom gabinete e em boas ventoinhas, invista no seu mobiliário para que seu gabinete não fique em um espaço fechado ou com restrição do fluxo de ar. Tudo isso é importante.

É por isso que preciso trocar de gabinete. O meu atual cabe tudo, mas é antigo, outra arquitetura, não resfria bem. Sinto que a GPU poderia esquentar menos também.

Sobre ventoinhas, achei essas duas da Noctua bem interessantes: NF-S12A e NF-S12B. Os níveis de RPM e CFM são muito bons, fora o ruído, que aparenta ser bem baixo. Nunca dei muita atenção pra isso, acho é a hora fazer um investimento desse. você me indica alguma outra?

E a questão de liquid coolin ainda é distante, preciso resolver a questão do gabinete e ventoinhas antes, mas de qualquer forma foi muito bom saber dessas infos sobre os AIO. Valeu.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@oCyberPunk Sobre os gabinetes, eu ainda acho o mesh a melhor opção. Gosto dos testes do Steve do Gamer's Nexus, pois ele costuma avaliar essa questão do fluxo de entrada de ar mais minunciosamente. Nos últimos tempos tenho montado PCs apenas com frente em mesh (integral ou parcial) e os resultados tem sido melhor do que eu obtinha antes mesmo usando um número menor de ventoinhas. Montei um 3600XT com um gabinete mesh que mesmo com turbo boost ligado manteve temperaturas muito boas, quase tanto quanto as do meu que usa 8 ventoinhas. Claro que as minhas ventoinhas são de baixa velocidade de rotação, mas ainda sim fiquei impressionado.

As noctua são as de melhor qualidade que você vai encontrar no mercado, daí seu preço (e também porque a noctua parece não ter muita presença ou demanda no mercado nacional). Todas as marcas que mencionei são boas, todas são duráveis e tem seus melhores e piores modelos. As ventoinhas da Scythe, para quem deseja algo mais premium, costumam ter melhor custo/benefício do que as noctua, e as aerocool e deepcool de modelos especiais silenciosos costumam ter preços bem mais acessíveis, especialmente quando em promoção. Cooler Master tem me decepcionado com linhas de preço intermediário que tem baixo fluxo de ar, apesar de eu saber que a qualidade de fabricação dos produtos deles é bem acima da média. Enfim, se comprar das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe, não tem como errar. Mesmo as de baixo fluxo de ar ainda operam por muito tempo (bem mais que 5 anos) sem ruído e sem dor de cabeça. Pessoalmente eu gosto de economizar o máximo que posso nas ventoinhas porque são produtos que, não importando seu diferencial, atenderão às expectativas se tiverem especificações minimamente boas.

Sobre o arrefecimento da CPU te digo que um cooler de qualidade com duas ventoinhas e pelo menos quatro heatpipes, que seja das marcas citadas, dificilmente vai decepcionar. Eu uso regularmente os da cooler master e até hoje nunca vi um sistema com boa ventilação no gabinete ficar abaixo das minhas expectativas, mesmo com CPUs de alto desempenho. 

Por fim, sobre a GPU ficar na vertical, lembre-se de que isso requer a ponte PCe e elas são notoriamente problemáticas. Mesmo as de marcas confiáveis, de preço elevado, cheias das promessas de performance e compatibilidade, podem apresentar problemas a curto ou médio prazo. Já vi casos de o PC apresentar problemas depois de meses de uso e a pessoa ficar procurando por tempos antes de encontrar a razão do problema. Não é garantido, apenas tenha isso em mente. No geral as GPUs dos últimos 6 anos não são tão pesadas quanto eram antigamente, onde o fenômeno de empenamento das placas era bem mais comum. Hoje eu considero que um simples suporte de GPU de qualidade é mais que suficiente mesmo para os mais paranoicos. Também tem a questão de que a GPU na vertical pode ficar perto demais do tampo lateral e, com isso, perder performance de arrefecimento. Convém pesquisar antes de comprar contando com o recurso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!