Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Q top essas informações Gabriel. Onde você encontra informações como mosfets das placas? Estou com uma msi b360m bazooka, que torrou um mosfet e eu não consigo achar de jeito nenhum qual seria. Tinha mandado ela pra getech, porque não estava ligando, placa nova, trocaram o c.i da bios e segundo eles funcionou, mas montei o pc, também com peças novas, e quando liguei não deu vídeo e passou uns 10 segundos e começou a sair fumaça. Como já me cobraram 300 reais pra fazer troca do c.i não animei reenviar a placa pra eles e desde então ela está aqui desperdiçada. 

PL15Dcz.jpg

dFFj1FH.jpg

zCIq5v4.jpg

• Curtir 1
Postado

@thiagolvv Olá, cara algumas placas eu tive a oportunidade de ver em pessoa, outras através de pesquisas e review detalhados de reviewers renomados.

Esses componentes são o drives, que são os C.I.s responsáveis por fazerem os mosfets de baixa e de alta "abrir e fechar" e assim fornecer corrente para o CPU / iGPU.

Neste caso eu não possuo nenhuma tabela de placas LGA - 1151v2, somente LGA-1200 e AM4, você conseguiria mandar uma foto de resolução melhor para que possamos identificar o CI?

Postado
5 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@thiagolvv Olá, cara algumas placas eu tive a oportunidade de ver em pessoa, outras através de pesquisas e review detalhados de reviewers renomados.

Esses componentes são o drives, que são os C.I.s responsáveis por fazerem os mosfets de baixa e de alta "abrir e fechar" e assim fornecer corrente para o CPU / iGPU.

Neste caso eu não possuo nenhuma tabela de placas LGA - 1151v2, somente LGA-1200 e AM4, você conseguiria mandar uma foto de resolução melhor para que possamos identificar o CI?

ta me zoando,  será então q foi isso q trocaram na placa? porque o q me foi dito é q trocaram o c.i da BIOS. Amanha eu tento tirar uma foto melhor. Meu celular tem a camera ruim

Postado

@GabrielLP14 Então Gabriel, que que acontece, montei o pc, atualizei a bios e etc (pra um i7-9700), ai não sei o que houve, fui instalar o windows e não funcionou mais, testei outro processador, e também não funcionou e testando eles em outra placa, observei que o vídeo integrado deles não funcionava enquanto se usasse uma placa de vídeo o pc ligava normalmente, pelo visto ou queimaram por conta da placa, ou eles vieram com defeito e estragaram a placa, não sei o que foi (com vídeo integrado, na outra placa, eu conseguia acessar a bios e tudo mais, mas quando ia pra carregar o windows ou mesmo tentar instalar ele, ele travava naquelas bolinhas do login e não saia daquilo). Essa placa, simplesmente não ligava mais a partir do momento em q tinha o cabo de 12v do processador plugado, se tirasse ele ela chega a ligar e rodar o cooler. Mandei pra eles e consertaram relatando isso,  que trocou o c.i da bios. Porém quando montei o pc usando um processador novo, já que os outros mandei pra garantia, o pc ligou, não deu vídeo, e depois de 10 segundos começou a sair fumaça, tirei da tomada na hora e o resultado foi esse ai.. N testei mais e nem tentei mais nada. Só peguei as outras peças e montei em outra placa-mãe, e funcionaram perfeitamente.

Onde seria o ci da bios nessa placa, sabe me dizer? Pois pra mim, imaginava que seria o chip onde é instalada a bios. Eu entendo de montagem e manutenção em geral, tenho curso e tudo mais, mas a parte de eletrônica eu não conheço.

A config do pc era: b360m bazooka, i7-9700, 2x8gb corsair vegeance lpx 3000mhz cl15 (suporte confirmado pelo site da fabricante), mp510 de 240gb, e só, não tinha placa de vídeo.

Consegui tirar umas fotos melhores q mostram o nome das peças. veja só.

d2Yu6Ts.jpg

TEVs248.jpg

epmadi2.jpg

BQiVpqq.jpg

bagIfsk.jpg

OWPuqkI.jpg

Postado

Bom como havia dito, este é o driver, esses números "4P=5D R1S" são apenas um código referente a data de produção, lote, etc, eu não achei o modelo exato, porém em meu raciocínio eu creio que seja um Driver da Ritchtek, pois em 90% das placas que analise, as que utilizam PWM Richtek como essa B360M por exemplo, utilizavam Driver Richtek..., podem variar os modelos dos drivers. No caso o PWM dessa placa-mãe acredito que seja um PWM Richtek RT3607BC (PS: Não tenho 100% de certeza), porém caso seja, há boas chances do driver ser um Richtek RT9624F, porém se você conseguisse tirar uma foto desse chip à seguir, talvez seria mais fácil:

product_2_20180716110807_5b4c0c17a08d8.png

Postado

@GabrielLP14 Está aí, é ele mesmo. 

Sabe me dizer se essa parte da placa-mãe, é responsável por mandar energia para o processador em geral ou só para o vídeo integrado dele, ou não tem nada a ver isso?

Fvdp0Xc.jpg

Postado

@thiagolvv Ele mesmo, no caso o PWM é o circuito integrado em controlar as fases que são compostas dos mosfets, que neste casos são os SM4337 de alta + SM4503 de baixa + os drivers + bubinas(esses retângulos grandes), no caso os mosfets eles em si eles funcionam abrindo e fechando um circuito permitindo assim que a corrente e tensão seja enviadas a X dispositivo que o VRM alimenta, no caso o PWM é o cérebro por tras de tudo que controla quantas fases serão ativadas, a frequência de chaveamento dos mosfets dentre outras características.

Os drivers(que seria o chip que queimou) ele que recebe o sinal de pulso do PWM para que passe para os mosfets realizarem seu chaveamento...

De maneira super simples é isso.... obviamente é bem mais complexo que isso.

Os responsáveis em passar corrente e tensão para o CPU são os mosfets que depois passam pelos indutores(bobinas) e depois para o CPU.

Postado

@GabrielLP14 é kkkk, eletronica n é o meu forte.. No caso, existe uma chance de, simplesmente trocando esse driver queimado eu ja obter sucesso e a placa funcionar? Ate compreendo q pode ter um problema em outra parte até, mas sei la.

Achei desses drivers no aliexpress, mas como eu descubro se este que queimou é de baixa ou de alta? E acha no brasil?

Postado
14 horas atrás, thiagolvv disse:

é kkkk, eletronica n é o meu forte.. No caso, existe uma chance de, simplesmente trocando esse driver queimado eu ja obter sucesso e a placa funcionar? Ate compreendo q pode ter um problema em outra parte até, mas sei la.

Sim tem uma boa chance sim, o esquema é só descobrir qual modelo é.

Acredito que eles tenham uma facilidade maior para descobrir qual modelo seja, mas talvez seja o que eu falei, porém não tenho 100% de certeza.

14 horas atrás, thiagolvv disse:

Achei desses drivers no aliexpress, mas como eu descubro se este que queimou é de baixa ou de alta? E acha no brasil?

Drivers não são de baixa e de alta, o driver ele só recebe o comando do PWM para então passar aos mosfets, que eles sim são de alta e de baixa, no caso o de alta, se chama alta pois recebe tensão direta do conector de 12v, enquanto o de baixa já trabalha com uma tensão do V-core, pois se o cpu recebesse 12v ele queimaria instantaneamente. 

adicionado 1 minuto depois

Nesse caso para realizar a troca teria de ser algum modelo idêntico.

Como a Getech tem um arsenal de placas com defeito lá que eles usam como sucata, a chance de eles terem essa peça é grande, e o serviços deles é excelente.

Postado

@GabrielLP14 pois é, mas n vou animar mandar pra eles n, ja mandei uma vez, me cobraram 350  fora os fretes e na primeira montagem da placa ela ja queima isso. E o pior é q do jeito q me trataram pelo whats, foi praticamente como o dono gosta de fazer nos videos. trata como um completo ignorante q n sabe de nada e nem montar um pc, então vou tentar eu mesmo, pois ja estou considerando essa placa como perdida, e o q for pra ser será. Se eu mandar pra eles de novo, capaz de me cobrarem mais uns 300 pra trocar isso, e ai ja passa do valor da placa. Dinheiro jogado no lixo. Por isso estou atras de descobrir qual é essa peça. Infelizmente por ter sido comprada fora, a garantia da placa n vale aqui no br e nem suporte dão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...