Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde encontrar Ryzen 3 3300X? Ou compro um Ryzen 5 3500X?


Posts recomendados

Eu estou precisando dar um "upgrade" no meu computador antigo, pois a placa-mãe/processador deu problema, e nenhum técnico por aqui tem placa-mãe com soquete H110 para fazer testes.
Estou procurando um processador da linha Ryzen que tenha um custo benefício bom, e por mais que eu pudesse juntar e pegar um Ryzen 5 3600X, um Ryzen 3 3300X já iria suprir minhas necessidades. O problema é que eu não consigo achar nenhuma loja que venda esse processador por um preço justo, fui no site da Pichau dar uma olhada nos kits upgrade e percebi que os preços dos kits com Ryzen 5 3500X são muito em conta. Porém quando fui pesquisar mais sobre o processador, descobri que ele sofre muito para rodar jogos com algo aberto de fundo, por conta da baixa quantidade de Threads.
Eu preciso de ajuda para descobrir onde eu poderia encontrar um 3300X, ou então saber se vale a pena um 3500X.
Qualquer outra dica relacionada a escolha de processadores é bem vinda, por favor me ajudem.

Esqueci de comentar, mas do computador antigo eu tenho uma GTX1050TI e um pente de 8gb de RAM 2400hz (que pretendo comprar 2 pentes de 8gb com um frequência maior), também tenho um fonte furreca que preciso trocar assim que conseguir o dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na própria Pichau tem o 3300X. O 3500X, a meu ver, não vale a pena, porque embora tenha bom IPC, não tem SMT (é um CPU com apenas 6 núcleos e 6 threads), e essa falta de multithreading dificulta o multi-tarefas e deve impactar na longevidade, tendo em vista que os jogos em geral tem exigido processadores com cada vez mais núcleos. Acho que você deveria pegar um 3600 ou um 10400F. O próprio preço do 3500X não costuma ser muito interessante frente aos dois CPUs citados anteriormente. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro Infelizmente o 3300X está esgotado na Pichau. Eu pensei no 3600, porém como o preço dos outros era mais baixo me chamou mais a atenção. Alias, o 10400F tem um desempenho melhor ou igual ao 3600? Eu sou muito desconfiado em relação a Intel, mas os preços desse processador está mais baixo do que o 3600, então chamou bastante minha atenção. O problema da Intel também é que, se daqui a uns 3/4 anos eu quiser trocar o processador, provavelmente terei que trocar a placa-mãe junto :c
Obrigado por me responder, grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então acabou hoje, porque pela manhã ainda havia em estoque. O 3600 é melhor, mas o desempenho de ambos é parecido no quesito single core, de maneira que o 10400F costuma entregar mais FPS em jogos, embora os scores no Cinebench R20 / Passmark / Geekbench 5 aponte vantagem do 3600 no single core. No multi core, o 3600 é consideravelmente superior. O grande problema é o preço. A diferença de valores entre um e outro geralmente está na casa dos R$300,00 / R$400,00, e eu sinceramente acho que essa discrepância não se justifica quando olhamos para a performance de ambos. Sobre a questão da dificuldade de um eventual upgrade na plataforma Intel, é uma realidade. Mas considere que as novas gerações de processadores Intel e AMD já utilizarão o DDR5, então talvez seja até conveniente mudar a plataforma toda em um futuramente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro Então você crê que eu deva investir em um i5-10400F sem medo da Intel? Ele realmente me chama a atenção pelos os preços.

3 minutos atrás, Lucas oak disse:

@L. Ribeiro Então você crê que eu deva investir em um i5-10400F sem medo da Intel? Ele realmente me chama a atenção pelos os preços.

Quanto a placa-mãe para o i5-10400F, você acha que  uma Asus tuf gaming b460m uma boa opção? Ou eu devo investir um pouco mais e pegar uma MSI B450 Tomahawk?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Lucas oak disse:

@L. Ribeiro Então você crê que eu deva investir em um i5-10400F sem medo da Intel? Ele realmente me chama a atenção pelos os preços.

Quanto a placa-mãe para o i5-10400F, você acha que  uma Asus tuf gaming b460m uma boa opção? Ou eu devo investir um pouco mais e pegar uma MSI B450 Tomahawk?


Sim. Pra mim é mais negócio do que pegar um 3500X. Ou você pega um 3600 no AliExpress, que vai sair o mesmo preço. 
 

Sobre a placa-mãe, depende das suas pretensões em termos de recursos / upgrades. Ainda não há definição a respeito do suporte dos chipsets H410 e B460 à 11ª geração da Intel, então eu não sei até que ponto vale a pena você pegar uma placa-mãe muito parruda quando suas únicas opções de upgrade podem ser um i7 ou, eventualmente, um i9 de 10ª geração, e considerando ainda aquilo que te falei a respeito da iminência do DDR5 e das novas gerações de processadores. Essa Asus TUF e a ASRock Phantom Gaming 4 são boas opções do chipset B460 em termos de custo-benefício, mas a realidade é que até uma H410 dá conta de um 10400F. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro

1 hora atrás, L. Ribeiro disse:


Sim. Pra mim é mais negócio do que pegar um 3500X. Ou você pega um 3600 no AliExpress, que vai sair o mesmo preço. 
 

Sobre a placa-mãe, depende das suas pretensões em termos de recursos / upgrades. Ainda não há definição a respeito do suporte dos chipsets H410 e B460 à 11ª geração da Intel, então eu não sei até que ponto vale a pena você pegar uma placa-mãe muito parruda quando suas únicas opções de upgrade podem ser um i7 ou, eventualmente, um i9 de 10ª geração, e considerando ainda aquilo que te falei a respeito da iminência do DDR5 e das novas gerações de processadores. Essa Asus TUF e a ASRock Phantom Gaming 4 são boas opções do chipset B460 em termos de custo-benefício, mas a realidade é que até uma H410 dá conta de um 10400F. 

Muito obrigado, vou comprar o 10400F com a B460 TUF da Asus mesmo.
Vou investir no gabinete e comprar o Spec-Delta da Corsair, ele é muito bem ventilado e vem com 4 ventoinhas, ou seja, metade do preço do gabinete são as ventoinhas.
A placa que vou comprar infelizmente é Micro ATX então o gabinete vai ficar bem espaçoso, mas não tem problema, não estou comprando por propósitos estéticos, talvez em um futuro upgrade eu compre uma ATX.
Irei também compra a fonte Nidus da Pichau, ouvi falar muito bem dela e o preço é bastante acessível, não quero por um computador novo em uma fonte bomba.
Infelizmente, vou ter que ralar muito pra conseguir pagar o computador, um péssimo momento para se comprar eletrônicos mas não tive escolha, realmente preciso de um computador para assistir aulas e trabalhar, e claro, jogar nas horas vagas, se entreter também é importante para a saúde mental no meio dessa pandemia.
Muito obrigado por me responder e me ajudar, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas oak

Posso dar uma sugestão?

O preço mais baixo do i5 10400F é 1.088 reais na Pichau.

Mas voce consegue comprar o i5 10400 na Terabyte  por 1.149 reais. Ou seja, ele custa 61 reais mais caro porém a vantagem é que esse modelo sem o "F" vem com video integrado.

 

O video integrado da Intel é bem fraco e não serve pra jogar, mas se futuramente voce tiver que vender a sua placa de video pra poder inteirar o dinheiro pra comprar outra melhor, voce não ficaria com o computador parado nesse meio tempo até conseguir comprar a placa de video nova. Não sei se voce me entendeu?

 

Sobre a placa-mãe, uma H410 ou uma B460 mais simples já consegue empurrar bem tranquilamente o i5 10400. Eu não gastaria muito em placa-mãe porque parece que pra poder rodar a 11° geração as B460 e H410 vão precisar de uma segunda revisão. Os modelos atuais possuem alguma limitação e parece que não funcionaria...

Essa B460 da Asrock esta por 529 reais na Kabum, ela parece ter 5 ou 6 fases no VRM, e mesmo sem ter o dissipador já seria mais que suficiente já que voce não fará overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Mano... Como assim i5 10400F? Esse processador é fraco!!!! Montei um R5 5600x ano no final de 2021, mas no seu caso montaria nem que fosse com um R5 3500x do AExpress. A 10ª gen intel é fraca, na média 20% inferiores aos Ryzen 3000 ou 5000. Mas o Ryzen você tem ampla compatibilidade com placas mães, você poderia montar com a série 3000 e depois fazer um upgrade para os 5000 na mesmo placa-mãe, intel é muito mais caro e menos versátil. Esse i5 10400 é muito inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!