Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha config atual é:

placa-mãe: Gigabyte H110M -S2V-CF

Placa de video: RTX 2060

RAM: 2x8gb - DDR4 - 2400

Processador: i5 7400

Fonte: Corsair 500w real

To tendo muito gargalo por conta desse processador, quero fazer upgrade no proximo mês, o que vocês recomendam?

Queria tirar o maximo dessa placa de vídeo, um bom processador e placa-mãe para combar com ela

Postado

@Flowzera O 3600 é bom para streaming e para extrair o desempenho de sua GPU. No geral o desempenho seria similar ao do 10400F, mas o custo é maior. A vantagem de pegar Ryzen agora é a capacidade de upgrades futuros. Quem comprou Ryzen na primeira geração hoje tem uma enorme variedade de CPUs para upgrade e geralmente o custo total do sistema (pelos mesmos recursos) pode ser mais baixo nos Ryzen. Algo que eu comumente esqueço de mencionar é que os Ryzen são liberados para OC, algo que na Intel você pagaria um valor bem maior para ter.

Postado

@WOZ Dods Então, eu to pendendo para AMD, pelo multitarefas e etc.. Eu gosto bastante de jogar, e quero um desempenho bom nos jogos, por outro lado eu também trabalho com o PC, com edição de video e design gráfico. O meu medo do AMD, é a temperatura... desde sempre AMD tem essa fama de esquentar, não sei como está hoje em dia, e não faço ideia de que cooler comprar, de airflow etc... Quando compro as peças eu nem monto hahahaha, levo pra um técnico aqui perto montar, porque realmente não sei.

ai to pensando em pegar essa placa-mãe que você indicou no outro topico: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=127869

esse cooler: https://www.terabyteshop.com.br/produto/13649/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-red-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-rd?gclid=CjwKCAiAn7L-BRBbEiwAl9UtkOdK1T73PPJXRyj5fFQ4vZyA5ZyVW4SJPzkbgvypcjp-SAJM7ee8khoCdfEQAvD_BwE

e esse CPU: https://www.kabum.com.br/produto/102438/processador-amd-ryzen-5-3600-cache-32mb-3-6ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-sem-v-deo-100-100000031box

Você acha que vai dar bom? Vai esquentar será? Minha fonte de 520 vai aguentar?

• Curtir 1
Postado

Já tive AMD e agora estou com Intel (legal que o povo já falou que sou fã boy da AMD mesmo assim). Hoje a Intel está ralando para tentar alcançar a AMD e se manter relevante. No geral está conseguindo bem com a 10ª e 11ª gerações de CPUs, mas depois de ter montado tantos AMD nesses últimos 3 anos eu realmente tenho alguma resistência de pegar Intel. A Intel tem umas práticas de mercado que eu discordo (como esse lance do OC). Outra coisa que me atrai menos na Intel hoje é que eles tem o melhor desempenho single thread, o que é ótimo para jogos atuais/antigos, mas para a próxima geração de jogos a tendência é o multi thread ser cada vez mais otimizado. Por isso os AMD, que tem melhor desempenho multi thread, tendem a ser melhores para as próximas gerações de jogos. Na verdade, eu ainda acho melhor para as atuais gerações, pois ao contrário de testes que vemos na internet, ninguém vai jogar em casa com apenas o jogo aberto e nada mais. Geralmente uma pessoa terá várias atividades/programas rodando em paralelo e com isso pode se beneficiar desse desempenho adicional para multi tarefas.

Postado
1 minuto atrás, Flowzera disse:

Então, eu to pendendo para AMD, pelo multitarefas e etc.. Eu gosto bastante de jogar, e quero um desempenho bom nos jogos, por outro lado eu também trabalho com o PC, com edição de video e design gráfico. O meu medo do AMD, é a temperatura... desde sempre AMD tem essa fama de esquentar, não sei como está hoje em dia, e não faço ideia de que cooler comprar, de airflow etc... Quando compro as peças eu nem monto hahahaha, levo pra um técnico aqui perto montar, porque realmente não sei.

Vou te explicar essa história brevemente. Quando a AMD surgiu no mercado ela tinha problemas de CPUs que queimavam por não terem nenhum dispositivo de segurança contra superaquecimento. Com isso as CPUs queimavam se superaquecessem. Isso faz bem mais de 10 anos, e desde então todas as CPUs (Intel também se encaixa nisso) começaram a vir com proteções que desligam a CPU em caso de superaquecimento.

O que vai determinar a temperatura da CPU hoje é a faixa de desempenho e o consumo dela (TDP é lenda pra mim), com isso a solução de arrefecimento tem que ser proporcional ao consumo do produto. Nesse sentido AMD está bem melhor que a Intel há tempos, pois enquanto a Intel oferece uma solução de arrefecimento conhecidamente patética, a AMD com seus Ryzen sempre buscou quebrar esse paradigma de que uma CPU tem que vir com um cooler de baixo custo. 

O Ryzen 5 3600, por exemplo, tem oscilações de temperatura um pouco agressivas para meu gosto, mas isso por causa do turbo boost. A maioria dos usuários desliga o turbo boost e fixa a frequência próximo ou similar ao que o turbo boost alcançaria. Isso faz a temperatura ficar bem mais baixa e estável, aumenta o desempenho médio e teoricamente diminui o desgaste da CPU e do VRM. 

agora, Flowzera disse:

pode crer, você ta me convertendo pra AMD kkkkkk. Mas e sobre a temperatura man? Vi uns videos desse processador batendo 95°

Sempre sou criterioso com minhas montagens. Não monto nenhum sistema, seja Intel ou AMD, sem um gabinete bem ventilado e de qualidade. Nunca vi um único Ryzen que eu tenha batido 60° (configurado como sugeri acima) em situações de stress (jogos). Isso com o cooler padrão, pois mesmo com um cooler aftermarket medíocre as temperaturas ficam ainda mais baixas, bem como ficariam em qualquer Intel.

Postado

@WOZ Dods entendi, bom você esclareceu muita coisa. Vou comprar esse packzinho q mandei mesmo, vou pegar agora mesmo essa placa q você recomendou pois ta com um preço bom, e mes que vem pego só o processador :D

@WOZ Dods pior q eu acho q meu gabinete é meio ruim :x, ***** q não to com taaanta grana assim pra trocar tudo kkkk, você recomenda algum gabinete qnão seja muito caro?

• Curtir 2
  • Solução
Postado
13 minutos atrás, Flowzera disse:

Você acha que vai dar bom? Vai esquentar será? Minha fonte de 520 vai aguentar?

Corsair de 520W. Qual é esse modelo mesmo? HX520? Se for, certamente segura sua configuração sem problemas. A questão é a idade dela, pois se estiver muito velhinha pode acabar durando pouco, mas mesmo assim pode usar sem medo.

10 minutos atrás, Flowzera disse:

entendi, bom você esclareceu muita coisa. Vou comprar esse packzinho q mandei mesmo, vou pegar agora mesmo essa placa q você recomendou pois ta com um preço bom, e mes que vem pego só o processador :D

Já escolheu o restante dos componentes? Se for mesmo pegar o gammaxx, recomendo que adicione mais uma ventoinha para ter ele rodando frio e silencioso.

10 minutos atrás, Flowzera disse:

pior q eu acho q meu gabinete é meio ruim :x, ***** q não to com taaanta grana assim pra trocar tudo kkkk, você recomenda algum gabinete qnão seja muito caro?

Tem vários. Montei um PC mês passado com um gabinete bem genérico, mas que tinha airflow tão bom que me impressionou. Isso custando apenas 199 reais.

Me diga qual é o modelo do seu gabinete e quantas ventoinhas usa nele. De repente só precisa acrescentar umas ventoinhas e já basta.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods a fonte é essa ai mesmo :D vai aguentar então.

sobre o gammax eu nem sabia o q é isso kkk, pesquisei no google agora, então eu pretendo comprar esse aqui pra ajudar na temperatura: https://www.terabyteshop.com.br/produto/13649/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-red-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-rd?gclid=CjwKCAiAn7L-BRBbEiwAl9UtkOdK1T73PPJXRyj5fFQ4vZyA5ZyVW4SJPzkbgvypcjp-SAJM7ee8khoCdfEQAvD_BwE

agora sobre o gabinete, eu olhei o meu aqui, ele é pequeno, a fonte fica em cima ainda e é meio antigo:image.png.b4f4f013ed435635b7fa04eaa7034d4f.png(coloquei a pringles ali pra você ter noção do tamanho kkkkk)

O que acha desse gabinete: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-melody-preto-lateral-acrilico

?

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Flowzera disse:

sobre o gammax eu nem sabia o q é isso kkk, pesquisei no google agora, então eu pretendo comprar esse aqui pra ajudar na temperatura:

Sim, é o que imaginei. Se possível adicione mais uma ventoinha a ele. Esses coolers vem com kit de montagem para adição de mais uma ventoinha e isso ajuda muito.

12 minutos atrás, Flowzera disse:

Lembra que eu falei que montei um PC mês passado com um gabinete que achei bom, apesar de barato? Foi este: GABINETE GAMER AIGO DARKFLASH BF3 PRETO LATERAL VIDRO - R$239,90

A frente dele é mesh/frisada. O airflow é ótimo e a maior vantagem que ele tem sobre o melody é a lateral em vidro, que é mais durável e não arranha nem resseca. No geral tenho péssimas experiências com acrílico, então evito a todo custo. 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Ja comprei tudo que mandei ali, faltou só o processador, mas vou comprar na proxima semana :D

Memorias eu tenho 2x8gb 2400mhz

e armazenamento é um SSD 480GB e 1 HDD 1tb

Tu me ajudou pra caraca mano, obrigado mesmo!

• Curtir 1
Postado

@Flowzera
Futuramente estude a possibilidade de vender suas memórias e comprar duas de 3200 MHz. De vez em quando a Kabum aparece com umas promoções de memórias do tipo custando 240 a 260 reais, aí vale muito a pena. Só tem que ficar de olho.

No mais, boa montagem! :D 

• Curtir 1
Postado

@WOZ DodsAlgumas peças ja chegaram :D Mano, precisa comprar mais fans? Eu comprei exatamente aquela lista que passei. 1 gammax e 1 ventoinha da coolermaster

Aquela gabinete que você recomendou, eu comprei também... Sabe se ele vem com fan?

Postado

@Flowzera Esse gabinete vem com zero ventoinhas, não é à toa que ele é tão barato com um airflow tão bom. Eu recomendo pelo menos 4 ventoinhas se quiser manter uma boa ventilação e máxima vida útil de seus componentes. Se terá somente uma, então instale no painel traseiro e trate de se agendar para acrescentar as demais o mais breve possível. 

Ademais, divirta-se na montagem, mas seja muito paciente. Quando ficar na dúvida pesquise antes de seguir em frente, e se mesmo com suas pesquisas não tiver certeza, nos procure aqui para elucidarmos suas dúvidas.

Postado

@WOZ Dods pode crer, já tô procurando mais 3 fans pra comprar. Mano mas um colega comentou um negócio comigo, sobre 3p, 4p e molex. Eu n entendi muito bem mas é falou q provavelmente eu vá precisar comprar uma controladora... fui pesquisar é isso custa em média 300 reais 🥵 isso é real? porque sem condições de pegar uma dessa agora... e tô com medo do fan e o gammax n funcionar por conta disso

• Curtir 1
Postado

O Gammaxx 400v2 é ligado na placa-mãe, não depende de controladora.

Esta controladora que seu amigo falou é para o pisca-pisca da frescurite de "frufru" RGB,

se não se importa com isso ligue os fans num molex da fonte com cabo Y que vão funcionar.

• Curtir 1
Postado

@1lokos não ligo pra luz não kkkk quero q ventile e só, eu posso comprar qualquer fan aqui q vai funcionar então? Sem nada específico. No caso vou comprar mais 3.

• Curtir 1
Postado

@Flowzera Se você for instalar mais ventoinhas no gabinete do que tem saídas na placa-mãe para elas, terá que fazer uma escolha de como coloca-las para funcionar. Uma opção é comprar ventoinhas que tenham conectore molex, mas o problema disso é que conectando como molex diretamente na fonte vai deixar as ventoinhas rodando constantemente na velocidade máxima.Isso gera ruído e pode ser desagradável. A outra opção é comprar ventoinhas de 3 ou 4 pinos no conecotr próprio de placa-mãe, mas usar um hub ou divisor. O divisor é um cabinho que transforma 2 a 4 conectores de placa-mãe em apenas um, e com isso você terá até esse número de ventoinhas rodando no mesmo conector da placa-mãe, com suas velocidades controladas por ela (todas terão a mesma velocidade, mas essa será controlada). O HUB faz exatamente a mesma coisa, mas é mais bonitinho e mais prático de usar já que não tem que ficar passando tantos cabos. O preço é parecido, então recomendo o HUB. Este é o de melhor custo/benefício hoje que temosno mercado: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB - R$ 29,90

Se você vai usar mais do que 4 ventoinhas, pode usar dois HUBs se sua placa-mãe tiver mais de uma saída para ventoinha de gabinete. Se ela tiver apenas uma, aí precisaria de um HUB com alimentação externa (cada conector da placa-mãe suporta, no máximo, 4 ventoinhas, instalar mais do que isso pode danificar ou impedir o funcionamento correto delas). O modelo de 10 ventoinhas com alimentação pela placa-mãe que indico hoje é este: Hub de Fan Deepcool FH-10, com 10 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F10PWM-HUB - R$ 89,90

Sobre a controladora, existem sim controladoras para as velocidades das ventoinhas. Existem muitos modelos, de diversas fabricantes e com diversos preços. Pessoalmente eu acho bobagem de usar já que a maioria das MBs hoje controla tudo via software. Seria, então, apenas um enfeite caro. Ainda sim, se preferir, tem essa opção. Tem também o controlador de RGB, mas isso são outros 500. 

Sobre a ventoinha da CPU, ela deve ser conectada no conector próprio como citado pelo @1lokos. Isso, é claro, se for instalar um cooler que só tem uma ventoinha ou que já venha com duas de fábrica. Se comprar um modelo que só vem com uma e optar por instalar a secundária, então recomendo que compre um cabo splitter de 1 para 2, pois isso garante que ambas as ventoinhas serão controladas de acordo com a temperatura da CPU, o que é a situação ideal. Alternativamente pode ligar a ventoinha adicional no HUB, mas isso vai diminuir sua eficiência já que ela não terá sua velocidade de operação atrelada à temperatura da CPU. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...