Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou enfrentando um problema em relação ao Boot do meu computador e gostaria muito que alguém pudesse me ajudar.

 

Recentemente adquiri um computador novo com as seguintes especificações:

 

Processador: AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz(4.2GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo - 100-100000031BOX

placa-mãe : BIOSTAR RACING B450GT DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450

Memória Ram: Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - CMK8GX4M1D3000C16
Armazenamento: SSD WD Green, 480GB, SATA, Leitura 545MB/s, Gravação 430MB/s - WDS480G2G0A
Placa de vídeo :  Afox Radeon Rx 550 Afrx550-2048d5h4 2gb Gddr5
Fonte: Fonte Mancer Thunder 600W 80 Plus Bronze, MCR-THR600-BL01

As memórias, por padrão, trabalham á 2133Mhz, caso eu ative o XMP, elas vão para 2933Mhz.

 

 

Porém, ao realizar essa alteração na BIOS, o computador demora muito tempo para iniciar o seu boot, como se ele estivesse fazendo verificações antes de iniciar. Reparei que, apenas quando eu ativo o XMP que esse problema acontece. Alguem sabe como eu posso contornar esse problema? ( Ele demora aproximadamente 20 segundos para iniciar o boot - Este tempo é apenas para aparecer vídeo na tela e ligar o Nun Lock, para depois disso, realmente iniciar o computador)

Postado

@Igor Petrasoli Insira a frequência pretendida manualmente na BIOS. Lembre-se de que não há garantias de que a memória vai rodar na velocidade que o fabricante anuncia. XMP é um tipo de OC, e muitas vezes OC falha e precisa ser ajustado. Em muitos casos onde a memória não consegue operar na velocidade pretendida, o problema é solucionado definindo manualmente a velocidade das memórias e aumentando sua tensão de operação em 0.05V.

Além disso, veja no site do fabricante se houve alguma atualização de BIOS com melhorias, se for o caso pode fazer esse update também.

 

Se quando diz que há uma demora na inicialização é porque o windows está demorando a carregar, recomendo fazer todos os updates disponíveis para seu sistema, bem como o opcional 20H2.

Postado

Esse tempo de espera está normal, ainda mais considerando uma placa-mãe Biostar (que não têm fama de serem as melhores ou mais bem acabadas). Em gerenciador de tarefas > inicializar, quanto aparece em "Última hora do BIOS"?

Postado

@Yan_ Sim, mesmo após ligar varias vezes, o tempo de inicio para o boot continua demorado.

@Shaman93 Ultimo tempo da BIOS.

Sem XMP das memórias - 7.1 Seg ( O tempo total, desde apertado no botão de Power, demora 14 Segundos )

@Shaman93 Com o XMP das memórias - 11,7 ( Ultima hora da BIOS ) - ( 20Segundos para iniciar o Boot, 28Segundos ao total para o windows ficar pronto)

Seria normal esse tempo a mais na inicialização? Eu ia pegar uma placa-mãe Da Asus B450M, mas decidi trocar por essa da Biostar devido ao seu dissipador

  • Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Eu ja tinha visto a compatibilidade de frequências da minha placa-mãe, a frequencia suportada é de 2933Hmz, porém eu ja tinha pre definido dessa forma, um ajusto manual com a frequência de 2933 ao invés do XMP. Em relação a aumentar a tensão da memoria ram eu não tentei. Achei a BIOS um pouco confusa.

 

No caso da atualização de BIOS, eu tenho receio, pois, caso ocorra algum problema, o meu processador não tem compatibilidade direta com a BIOS original da placa-mãe. Pois é um Ryzen da 3° geração

Postado

@Igor Petrasoli Acabei de lembrar. Já tentou mudar o valor do fast boot? Se está desligado ligar e vice versa?

@Igor Petrasoli Atualização de BIOS hoje em dia é bem mais seguro. A preocupação maior que você tem que ter é no site da do produto observar se há alguma correção pertinente nas versões de BIOS posteriores à sua. É comum você abrir o descritivo e ver lá coisas como: melhoria na compatibilidade com X, aumento da estabilidade de Y.. etc.

 

Não tinha visto que sua MB era Biostar... Tem pouca coisa no mercado hoje que é pior que essa marca e a Asus, em um gabinete bem ventilado, funcionaria tão bem quanto ou melhor. Ainda tinha a Gigabyte B450M DS3H e até a AB350M DS3H que são ótimas. Enfim, agora é tentar extrair o melhor da que você tem. Recomendo que teste sem XMP, mudando o fast boot para ver se tem diferença. Achei estranho você ligar o XMP se suas memórias não são vendidas como de frequência maior e isso pode ser um problema. Se você vai fazer OC em memórias (ou em qualquer coisa) tem que ir testando frequência por frequência e verificando a estabilidade. Chegar chutando 2933 MHz de cara é receita para passar raiva.

Confundi o tópico aqui no final, estava lendo outro em que o rapaz estava usando memórias de 2.4 GHz. Recomendo então que teste o aumento da tensão, pois instabilidade em XMP é bem comum, extremamente inclusive.

Postado

@WOZ Dods No caso, eu coloquei todas as configurações para obter o maior desempenho possível na BIOS.

Configurei para entrar com com o BOOT apenas do SSD,  desabilitei todas as outras entradas possiveis para iniciar com o windows. O PC sem o XMP fica pronto em 14s apenas, muito rápido. 

Porém, quando eu ativo o XMP, parece que a placa-mãe tenta ficar encontrando a memoria ram, ou algo do tipo, pois ela demora muito tempo  ( Aproximadamente 20s ) para iniciar o Boot e aparecer alguma imagem na tela. Depois disso, eu tentei colocar a frequencia no que a minha placa-mãe aceita, 2933Mhz. Porém, ele demora todo esse tempo para fazer a inicialização ( Antes do boot de fato).

Além disso, percebi que neste intervalo de 20s, não estão acesas as luzes Num Lock e a Luz no gabinete, que indica o uso do armazenamento ( SSD, no caso )

Em relação a atualização de BIOS, entrei no site da Biostar, porém não encontrei nenhuma informação em relação a aprimoramento da utilização da memoria RAM, de qualquer forma, como sou meio leigo, segue o link do site


https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=986#download

 

Postado
6 minutos atrás, Igor Petrasoli disse:

Porém, quando eu ativo o XMP, parece que a placa-mãe tenta ficar encontrando a memoria ram, ou algo do tipo, pois ela demora muito tempo  ( Aproximadamente 20s ) para iniciar o Boot e aparecer alguma imagem na tela. Depois disso, eu tentei colocar a frequencia no que a minha placa-mãe aceita, 2933Mhz. Porém, ele demora todo esse tempo para fazer a inicialização ( Antes do boot de fato).

Quando ligamos o XMP a placa-mãe tenta configurar as velocidades de acordo com o que tem na tabela de velocidades do chip de memória. Ela faz vários testes nesse momento e isso acarreta em uma demora extra na inicialização. Só que isso costuma ocorrer apenas na primeira inicialização após ativar a função e definir as velocidades manualmente costuma solucionar demoras persistentes. Como já disse, se isso ocorrer por instabilidade, 0.05V a mais também podem solucionar.

8 minutos atrás, Igor Petrasoli disse:

( Antes do boot de fato).

Esse intervalo se chama POST (Power On Self Test). Só que no seu caso a máquina está fazendo o teste do XMP junto.

 

Releia as dicas, aplique na medida do possível.

Postado

@WOZ Dods Poderia me auxiliar a aumentar o 0,05V no meu módulo de memória?



https://drive.google.com/drive/folders/1ahhMW5OoN8O7ykYmqv91jGbFBY8O5Pib?usp=sharing
Segue o link das imagens que eu subi no drive, são fotos da BIOS , na seção da memória RAM.

Na primeira foto, é a forma que está configurado, tudo no modo automatico, quando e entro em 
"Memory Clock Mode", existem 3 opções disponiveis ( Foto 2 ) Automatico, Manual, e XMP1 3000.

Quando eu ativo o modo XMP, ocorre aquele problema (POST)
Quando eu entro em "Manual" ele me indica as seguintes opções

Memory Frequency ( vai até os 5000Mhz, e na foto está em cima da opção de 3000Mhz)
FCLK Frequency (Vai até 2500Mhz) - No caso, eu não sei se devo mexer nessa opção, ou se deixo no formato Auto.

Em "Over Voltage Configuration"
-DDR Memory Voltage - Tenho várias opções, no caso, tenho como aumentar +"0,048V", ou, outros intervalos que temos na placa-mãe ( Está na foto no drive).

Poderia me indicar se realmente seria essa a tensão a escolher e se este valor é seguro.

Caso não altere no tempo de POST, eu posso ir aumentando aos pouquinhos? Ou você não recomenda - ( No caso desse aumento aos poucos, qual seria um limite de aumento de tensão seguro)
 

Postado
5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

https://drive.google.com/drive/folders/1ahhMW5OoN8O7ykYmqv91jGbFBY8O5Pib?usp=sharing
Segue o link das imagens que eu subi no drive, são fotos da BIOS , na seção da memória RAM.

é imprescindível que você faça a leitura de cada item com calma, pois somente você está diante dessa BIOS. Eu tenho experiência com poucas Biostar, pois a maioria da minha clientela teve computadores montados por mim e só caí na besteira de indicar a marca uns 12 anos atrás quando ela nasceu, mas nunca mais. Então meu conhecimento sobre o layout da BIOS dessa marca é basicamente zero. Ler cada termo da BIOS e pesquisar pelo seu significado é bem produtivo, especialmente se tiver o manual dela à mão. É assim que quem trabalha com hardware geralmente faz se quiser fazer bem feito, então você fazer não significa JAMAIS que está agindo como um iniciante, muito pelo contrário.

 

5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

Na primeira foto, é a forma que está configurado, tudo no modo automatico, quando e entro em 
"Memory Clock Mode", existem 3 opções disponiveis ( Foto 2 ) Automatico, Manual, e XMP1 3000.

Vou repetir: tente desligar o XMP antes de qualquer outra coisa e ver como o PC se comporta. Se tiver bom resultado, sempre tente iniciar o XMP com valores definidos manualmente, subindo a cada teste, sempre testando entre cada valor. Pode parecer demorado e tedioso, mas só tem que fazer isso uma vez e pronto.

5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

Quando eu ativo o modo XMP, ocorre aquele problema (POST)
Quando eu entro em "Manual" ele me indica as seguintes opções

Pois é. Você poderia encurtar sua jornada ligando o XMP e aumentando a tensão em 0.05V, algo que geralmente resolve qualquer problema, mas cabe a você testar e ver se funcionou.

5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

Memory Frequency ( vai até os 5000Mhz, e na foto está em cima da opção de 3000Mhz)
FCLK Frequency (Vai até 2500Mhz) - No caso, eu não sei se devo mexer nessa opção, ou se deixo no formato Auto.

Não mexa no fclk. Deixe no auto ou default. 

5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

Em "Over Voltage Configuration"
-DDR Memory Voltage - Tenho várias opções, no caso, tenho como aumentar +"0,048V", ou, outros intervalos que temos na placa-mãe ( Está na foto no drive).

Isso é o que recomendei desde o começo do post. Aumente 0.05 V e veja se aumenta a estabilidade e reduz o tempo de POST. Se melhorar, ótimo, se não melhorar, aí tem que experimentar mais.

5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

Poderia me indicar se realmente seria essa a tensão a escolher e se este valor é seguro.

0.05 por vez. Não aumente mais que isso, pois você está mexendo com OC das memórias e estou lhe passando um valor seguro e amplamente testado. 0.05V adicionais eu nunca vi causarem problemas, só resolvê-los. Aumente acima disso por sua própria conta e risco.

5 horas atrás, Igor Petrasoli disse:

Caso não altere no tempo de POST, eu posso ir aumentando aos pouquinhos? Ou você não recomenda - ( No caso desse aumento aos poucos, qual seria um limite de aumento de tensão seguro)

Caso não resolva o problema com tudo que sugeri aqui no tópico (inclusive atualização de BIOS, definição de valores manualmente, etc.), então resta apenas contatar o fabricante ou participar do fórum dele. Lembre-se que qualquer fabricante hoje, mesmo as mais medíocres, tem fóruns específicos em seus sites para solução de problemas, bem como canal de comunicação para troubleshooting. SEMPRE vale a pena procurar as experiências de outros consumidores que tem o mesmo produto que você, sendo que geralmente você encontra nesses canais soluções muito mais objetivas e condizentes com seu hardware do que em qualquer outro lugar se souber pelo menos pesquisar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!