Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia galera, tudo? Eu queria saber se é possível fazer isso, eu tenho três roteadores aqui em casa, e o sinal deles não é muito bom em certos locais da casa, então eu tenho que ficar desligando e ligando o Wi-Fi do celular para ele trocar, se não eu fico com uma certa lentidão na rede e as coisas começam a demorar para carregar, os roteadores estão ligados da seguinte forma, tem o roteador da vivo que é o central, sai um cabo e vai para um switch, e disso tem um cabo em cada roteador, eu gostaria de saber se eu consigo fazer ser apenas uma rede, não três como tem agora, é possível isso? E eu ainda vou conseguir usar as portas lan dos roteadores secundários? Ah, e tem mais uma coisa, eu tenho a rede 2.4ghz e a 5Ghz em dois roteadores, conseguirei manter essas redes unificadas? Agradeço muito a ajuda. 

Postado

@Vítor Slongo Não recomendo repetidores. Repetidores aumentam a latência da sua rede e isso acarreta em lentidão e perda de pacotes, não é uma boa experiência de uso. Para evitar a comutação manual entre os roteadores de sua rede tem algumas opções. Uma é configurar os dispositivos para trocarem automaticamente se encontrarem uma rede com melhor sinal. Outra é usar o mesmo nome e senha em todas as redes. Pessoalmente meu celular costuma mudar sozinho quando perde o alcance de uma rede, mas se eles estiverem muito próximos isso pode não acontecer.

A presença de três roteadores em uma área muito pequena também pode ser um motivo para haver dificuldades. As configurações que você tem agora estão superdimensionadas por sinal. A menos que esse switch esteja sendo utilizado por causa de suas portas, você poderia muito bem usar as portas do primeiro roteador para criar uma conexão em cascata com os demais, mantendo o DHCP apenas do primeiro ativado e deixando ele regular as conexões dos demais. Se cada um de seus roteadores estiver com DCHP ligado então certamente sua rede deve estar instável. Rever suas configurações atuais é algo que recomendo que faça antes de muda-la de formato. Por fim, a opção mais usada hoje para casas que utilizam muitos dispositivos é o Mesh router. Não utilizei e presumo que deve adicionar alguma latência, mas aparentemente é menos do que repetidores tradicionais.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Vítor Slongo Não recomendo repetidores. Repetidores aumentam a latência da sua rede e isso acarreta em lentidão e perda de pacotes, não é uma boa experiência de uso. Para evitar a comutação manual entre os roteadores de sua rede tem algumas opções. Uma é configurar os dispositivos para trocarem automaticamente se encontrarem uma rede com melhor sinal. Outra é usar o mesmo nome e senha em todas as redes. Pessoalmente meu celular costuma mudar sozinho quando perde o alcance de uma rede, mas se eles estiverem muito próximos isso pode não acontecer.

A presença de três roteadores em uma área muito pequena também pode ser um motivo para haver dificuldades. As configurações que você tem agora estão superdimensionadas por sinal. A menos que esse switch esteja sendo utilizado por causa de suas portas, você poderia muito bem usar as portas do primeiro roteador para criar uma conexão em cascata com os demais, mantendo o DHCP apenas do primeiro ativado e deixando ele regular as conexões dos demais. Se cada um de seus roteadores estiver com DCHP ligado então certamente sua rede deve estar instável. Rever suas configurações atuais é algo que recomendo que faça antes de muda-la de formato. Por fim, a opção mais usada hoje para casas que utilizam muitos dispositivos é o Mesh router. Não utilizei e presumo que deve adicionar alguma latência, mas aparentemente é menos do que repetidores tradicionais.

Opa amigo, eu não sei porque mudou o nome do tópico mas são roteadores os que eu uso, a questão é tenho o da vivo e mais um da intelbras que estão a um andar de diferença, então o celular não troca por causa da proximidade, só que com q troca de andar, o sinal perde potência, o terceiro é bem distante, mas também queria já deixar unificado, o ponto de acesso seria uma solução? Se eu botar o mesmo nome e senha, ele não vai dar conflito? Então eu fazendo apenas uma rede, pararia com essa função de ter que ficar trocando sempre a rede, mas não sei como fazer. 

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Vítor Slongo disse:

Se eu botar o mesmo nome e senha, ele não vai dar conflito?

Nunca fiz assim, mas muita gente faz e acha bom. Tem que testar para ver se presta. Smpre monto com nomes e senhas diferentes e deixo os dispositivos comutarem livre e automaticamente. Se a pessoa estiver com muita pressa sempre pode trocar manualmente e isso não é o maior dos transtornos, especialmente porque a rede é muito rápida e não tem perda alguma de performance nesse formato. O roteador no final da cascata tem o mesmo desempenho da conexão ao lado do modem.

5 minutos atrás, Vítor Slongo disse:

Então eu fazendo apenas uma rede, pararia com essa função de ter que ficar trocando sempre a rede, mas não sei como fazer. 

Em teoria sim, mas como já disse nunca fiz desse jeito. Um cliente meu até me pediu uma vez, mas quando mostrei para ele a rede funcionando do meu jeito ele preferiu deixar exatamente assim, pois tinha ficado melhor do que ele esperava (e infinitamente melhor do que o que ele tinha).

Leia depois sobre mesh, pesquise. Acho que talvez seja a solução ideal para você. E faça testes com as diferentes formas de configurar como eu sugeri no meu primeiro post. A menos que seus roteadores sejam muito ruins, cascateamento sempre é a melhor opção.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Nunca fiz assim, mas muita gente faz e acha bom. Tem que testar para ver se presta. Smpre monto com nomes e senhas diferentes e deixo os dispositivos comutarem livre e automaticamente. Se a pessoa estiver com muita pressa sempre pode trocar manualmente e isso não é o maior dos transtornos, especialmente porque a rede é muito rápida e não tem perda alguma de performance nesse formato. O roteador no final da cascata tem o mesmo desempenho da conexão ao lado do modem.

Em teoria sim, mas como já disse nunca fiz desse jeito. Um cliente meu até me pediu uma vez, mas quando mostrei para ele a rede funcionando do meu jeito ele preferiu deixar exatamente assim, pois tinha ficado melhor do que ele esperava (e infinitamente melhor do que o que ele tinha).

Leia depois sobre mesh, pesquise. Acho que talvez seja a solução ideal para você. E faça testes com as diferentes formas de configurar como eu sugeri no meu primeiro post. A menos que seus roteadores sejam muito ruins, cascateamento sempre é a melhor opção.

Ok amigo, muito obrigado, vou pesquisar mais sobre o que você falou, o meu problema é as vigas e paredes, tenho bastante e são bem grossas, isso tira muito a força do sinal. Agradeço muito e abraço. 

• Curtir 1
Postado

@Vítor Slongo No geral sinal wifi não atravessa paredes, por mais finas que elas sejam. O que o wifi faz é rebater, e por isso a melhor posição que um roteador pode ficar é no alto e com ampla visibilidade para todas as direções. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...