Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, boa tarde, como estão em meio a este caos?
Então, vim pedir uma ajuda sobre a instalação de um SSD de um formato que nao tenho experiência e também não sei como faze-lo ser apenas uma partição do Disco Local (C:), eh o seguinte:

Comprei um SSD m.2 NVme pra usar de secundário. 

No momento a configuração de discos rígidos do meu PC eh a seguinte: 

Disco Local (C:) : Kingston SSD 120GB / SA400S37120G
Disco Local (E:) Seagate Barracuda 500GB / ST500DM002-1BD142

Disco Local (F:) : Samsung SSD 500GB 840 PRO Series
Disco local (H:) : Seagate Barracuda 2TB / ST2000 ST2000DM006-2DM164

Comprei agora um Samsung 970 Evo MZ-V7E1T0BW 1TB, e queria transforma-lo no Disco Local (C:), mas manter o SSD Kingston de 120GB para fazer o boot.

Ficaria assim: SSD Kingston 120GB: Partição A (Boot e Sistema)  / SSD Samsung 1TB: Partição B (Arquivos)

Só que nao sei nem instalar o SSD M.2 como um novo disco, sem formatar nada (Minha placa-mãe tem o slot, só nao sei fazer isso sem formatar mesmo), nem unir o SSD da Kingston de 120GB com o da Samsung de 1TB como duas partições do Disco Local (C:).

Desculpem se eu estiver falando burrice, nao entendo nada de sistemas no geral, só sei formatar, instalar o Windows e acessar o regedit kkkk

Se puderem me ajudar eu agradeço, vão salvar meu dia

Postado

Isso não é possível. O sistema não enxerga duas partições com a mesma letra em discos diferentes. 

Postado

@Mega Blaster E teria alguma solução alternativa possível? Tipo instalar esse SSD novo de 1TB como Disco Local (D:)? No momento ele eh uma repartição chamada "Reservado pelo Sistema (D:)". Eu ainda nao instalei o SSD, realmente nao sei como instalar disco novo sem formatar o PC, só adicionando um disco a mais mesmo...

• Membro VIP
Postado

@biel188 Você quer somar os espaços do SSD NVMe com o SSD da Kingston? Seria isso?

5 minutos atrás, biel188 disse:

@Mega Blaster E teria alguma solução alternativa possível? Tipo instalar esse SSD novo de 1TB como Disco Local (D:)? No momento ele eh uma repartição chamada "Reservado pelo Sistema (D:)". Eu ainda nao instalei o SSD, realmente nao sei como instalar disco novo sem formatar o PC, só adicionando um disco a mais mesmo...

Você pode mudar as letras das partições secundárias sem problema.

Pra ativar o SSD, basta ir no gerenciamento de disco e criar os volumes/formatar. Lá também você consegue alterar as letras.

Postado

@Math.Pi Eh que nao sei nem instalar SSD sem formatar. Mas sim a ideia era somar os espaços do SSD NVMe com o SSD da Kingston. Se nao der quero pelo menos instalar o SSD como um disco secundário

Postado
4 minutos atrás, Math.Pi disse:

O mais prático mesmo é formatando. A outra forma é clonando ou aplicando imagem.

SSD como secundário é o mesmo que nada.

Já tenho um primário pro sistema, e outro secundário pra arquivos e jogos. Comprei esse 3o pra programas e jogos também. Faz toda a diferença. O SO já está nos 128GB da Kingston, que eh o Disco Local (C:), os outros 1.5TB secundários são pra programas pesados (Adobe Suite completa, C4D, Maya, AutoCad, etc) e jogos (que pesam todos mais de 100GB hj em dia), so que no momento desses 1.5TB no momento só tenho 500GB instalados no PC, e agora estou sem espaço salvando programas nos discos rígidos porque estou sem espaço em SSD.

Postado
7 horas atrás, biel188 disse:

@Mega Blaster como faço pra instalar um SSD como disco secundário sem mexer no disco local (C:)? 

Não faça isso com ssd. Você tira toda a vantagem que ele tem que é a velocidade. Tens muito armazenamento eficiente e redundante. Onde você quer chegar, exatamente? 

@JorgeGus isso se assemelha a um raid. Sem contar que fica dependente de um funcionamento sem falhas. Qualquer bug de sistema ou outro qualquer, por menor que seja, põe em risco todo o armazenamento. Não vejo vantagem em relação ao risco. Agora, tudo depende da finalidade da aplicação. O risco compensa o custo? 

Postado
7 horas atrás, biel188 disse:

como faço pra instalar um SSD como disco secundário sem mexer no disco local (C:)? 

ué, só instalar ele sem mexer em nada

8 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não faça isso com ssd. Você tira toda a vantagem que ele tem que é a velocidade. Tens muito armazenamento eficiente e redundante. Onde você quer chegar, exatamente? 

V

8 horas atrás, biel188 disse:

Já tenho um primário pro sistema, e outro secundário pra arquivos e jogos. Comprei esse 3o pra programas e jogos também.

• Curtir 1
Postado

@Mega Blaster mas eu já tenho um SSD pra iniciar o PC, inicia rápido p caramba, n quero trocar o (C:) por esse novo que comprei, quero que ele tenha a mesma função que o outro SSD Samsung de 500GB, que eh armazenar programas e jogos. Ajudar na inicialização e funcionamento desses programas/jogos. Apenas. Boot do sistema eu tenho um Kingston 120GB que me serve muito bem pra essa função atualmente. Quero só instalar o novo sem mexer em nada e usar ele zerado como um disco local novo virgem. Tipo como se fosse instalar um HD.

12 minutos atrás, Yan_ disse:

ué, só instalar ele sem mexer em nada

V

@Yan_ Então eh só desligar o PC, tirar os cabos da tomada, abrir o slot M.2, instalar o SSD, fechar, religar o PC na tomada, dar boot normalmente e ele já vai estar lá como Disco Local (I:)? Sem nem mexer em nada, como se fosse instalar um HD secundário novo? Só que sem os cabos de energia no caso, já que eh M.2.

Postado
7 minutos atrás, biel188 disse:

Então eh só desligar o PC, tirar os cabos da tomada, abrir o slot M.2, instalar o SSD, fechar, religar o PC na tomada, dar boot normalmente e ele já vai estar lá como Disco Local (I:)? Sem nem mexer em nada, como se fosse instalar um HD secundário novo? Só que sem os cabos de energia no caso.

aham, isso serve pra qualquer disco

• Curtir 1
Postado
agora, Yan_ disse:

@Yan_ beleza, vou fazer isso amanha e posto atualizações aqui pra ver se eh só isso. Por enquanto valeuzão man, salvou.

1 minuto atrás, Yan_ disse:

@Yan_ Marco como solução assim que testar, caso algum mod passe por aqui.

• Curtir 1
Postado

6 minutos atrás, Yan_ disse:

@biel188 tua placa-mãe tem slot suficiente para tantos discos? apenas uma observacao

@Yan_ Mano, acho que tem, eh uma X570 AORUS ELITE, e tem um Slot M.2 vazio perto do processador. No momento tem 2 SSDs, 2 discos rígidos e um Driver de CD/DVD conectados a ela, acho que tem sim espaço pra um 6o Driver.

Postado

Olha, se era isso mesmo que queria, tuas formulações foram errôneas, pois as respostas abordaram o que se entendeu. Se é só acrescentar disco, instala e formata pelo sistema que estará tudo ok. Mais um disco para armazenar. Porém, sua descrição inicial não era essa. 

E a fonte tem capacidade de alimentar essa besta consumidora de energia? 

Postado
1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Olha, se era isso mesmo que queria, tuas formulações foram errôneas, pois as respostas abordaram o que se entendeu. Se é só acrescentar disco, instala e formata pelo sistema que estará tudo ok. Mais um disco para armazenar. Porém, sua descrição inicial não era essa. 

@Mega Blaster De fato, nao era isso, mas como você me informou, nao eh possível fazer o que eu perguntei e como você também disse as alternativas similares são muito complicadas/arriscadas, sendo assim eu prefiro usar só de armazenamento, já que foi pra isso que comprei mesmo. A ideia de "fundir" dois SSDs em um mesmo Disco Local surgiu só a uns 3 dias atrás, e ai resolvi perguntar aqui, e já aproveitar o tópico pra aprender a como instalar de qualquer jeito, porque nunca mexi com esses M.2

Postado
3 horas atrás, Mega Blaster disse:

@JorgeGus isso se assemelha a um raid. Sem contar que fica dependente de um funcionamento sem falhas. Qualquer bug de sistema ou outro qualquer, por menor que seja, põe em risco todo o armazenamento. Não vejo vantagem em relação ao risco. Agora, tudo depende da finalidade da aplicação. O risco compensa o custo? 

Por isso eu disse que o risco é grande. Qualquer problema em um dos discos pode afetar o disco virtual todo.

Postado
8 horas atrás, biel188 disse:

Mano, acho que tem, eh uma X570 AORUS ELITE

ela possui 3 M.2 e 6 SATA, pelo que eu vi eles não compartilham linhas, logo ao instalar em todas as portas, todos vão funcionar normalmente

Postado
2 horas atrás, Yan_ disse:

ela possui 3 M.2 e 6 SATA, pelo que eu vi eles não compartilham linhas, logo ao instalar em todas as portas, todos vão funcionar normalmente

SATA esta ocupada por 5 Drivers no Momento (2 SSDs, 2 HDD's e 1 Driver de DvD), e as M.2 estão todas desocupadas, pois nunca tinha mexido com SSDs M.2. Então eh só plug 'n play basicamente, ne? Vou fazer ali jájá, só esperar passar a hora do almoço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!