Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço pra instalar um SSD M.2 NVme como uma partição do Disco Local (C:)?


biel188

Posts recomendados

Olá amigos, boa tarde, como estão em meio a este caos?
Então, vim pedir uma ajuda sobre a instalação de um SSD de um formato que nao tenho experiência e também não sei como faze-lo ser apenas uma partição do Disco Local (C:), eh o seguinte:

Comprei um SSD m.2 NVme pra usar de secundário. 

No momento a configuração de discos rígidos do meu PC eh a seguinte: 

 

Disco Local (C:) : Kingston SSD 120GB / SA400S37120G
Disco Local (E:) Seagate Barracuda 500GB / ST500DM002-1BD142

Disco Local (F:) : Samsung SSD 500GB 840 PRO Series
Disco local (H:) : Seagate Barracuda 2TB / ST2000 ST2000DM006-2DM164

 

Comprei agora um Samsung 970 Evo MZ-V7E1T0BW 1TB, e queria transforma-lo no Disco Local (C:), mas manter o SSD Kingston de 120GB para fazer o boot.

 

Ficaria assim: SSD Kingston 120GB: Partição A (Boot e Sistema)  / SSD Samsung 1TB: Partição B (Arquivos)

 

Só que nao sei nem instalar o SSD M.2 como um novo disco, sem formatar nada (Minha placa-mãe tem o slot, só nao sei fazer isso sem formatar mesmo), nem unir o SSD da Kingston de 120GB com o da Samsung de 1TB como duas partições do Disco Local (C:).

Desculpem se eu estiver falando burrice, nao entendo nada de sistemas no geral, só sei formatar, instalar o Windows e acessar o regedit kkkk
 

Se puderem me ajudar eu agradeço, vão salvar meu dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster E teria alguma solução alternativa possível? Tipo instalar esse SSD novo de 1TB como Disco Local (D:)? No momento ele eh uma repartição chamada "Reservado pelo Sistema (D:)". Eu ainda nao instalei o SSD, realmente nao sei como instalar disco novo sem formatar o PC, só adicionando um disco a mais mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@biel188 Você quer somar os espaços do SSD NVMe com o SSD da Kingston? Seria isso?

5 minutos atrás, biel188 disse:

@Mega Blaster E teria alguma solução alternativa possível? Tipo instalar esse SSD novo de 1TB como Disco Local (D:)? No momento ele eh uma repartição chamada "Reservado pelo Sistema (D:)". Eu ainda nao instalei o SSD, realmente nao sei como instalar disco novo sem formatar o PC, só adicionando um disco a mais mesmo...

Você pode mudar as letras das partições secundárias sem problema.

Pra ativar o SSD, basta ir no gerenciamento de disco e criar os volumes/formatar. Lá também você consegue alterar as letras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Math.Pi disse:

O mais prático mesmo é formatando. A outra forma é clonando ou aplicando imagem.

SSD como secundário é o mesmo que nada.

Já tenho um primário pro sistema, e outro secundário pra arquivos e jogos. Comprei esse 3o pra programas e jogos também. Faz toda a diferença. O SO já está nos 128GB da Kingston, que eh o Disco Local (C:), os outros 1.5TB secundários são pra programas pesados (Adobe Suite completa, C4D, Maya, AutoCad, etc) e jogos (que pesam todos mais de 100GB hj em dia), so que no momento desses 1.5TB no momento só tenho 500GB instalados no PC, e agora estou sem espaço salvando programas nos discos rígidos porque estou sem espaço em SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, biel188 disse:

@Mega Blaster como faço pra instalar um SSD como disco secundário sem mexer no disco local (C:)? 

Não faça isso com ssd. Você tira toda a vantagem que ele tem que é a velocidade. Tens muito armazenamento eficiente e redundante. Onde você quer chegar, exatamente? 

@JorgeGus isso se assemelha a um raid. Sem contar que fica dependente de um funcionamento sem falhas. Qualquer bug de sistema ou outro qualquer, por menor que seja, põe em risco todo o armazenamento. Não vejo vantagem em relação ao risco. Agora, tudo depende da finalidade da aplicação. O risco compensa o custo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, biel188 disse:

como faço pra instalar um SSD como disco secundário sem mexer no disco local (C:)? 

ué, só instalar ele sem mexer em nada

 

8 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não faça isso com ssd. Você tira toda a vantagem que ele tem que é a velocidade. Tens muito armazenamento eficiente e redundante. Onde você quer chegar, exatamente? 

V

8 horas atrás, biel188 disse:

Já tenho um primário pro sistema, e outro secundário pra arquivos e jogos. Comprei esse 3o pra programas e jogos também.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster mas eu já tenho um SSD pra iniciar o PC, inicia rápido p caramba, n quero trocar o (C:) por esse novo que comprei, quero que ele tenha a mesma função que o outro SSD Samsung de 500GB, que eh armazenar programas e jogos. Ajudar na inicialização e funcionamento desses programas/jogos. Apenas. Boot do sistema eu tenho um Kingston 120GB que me serve muito bem pra essa função atualmente. Quero só instalar o novo sem mexer em nada e usar ele zerado como um disco local novo virgem. Tipo como se fosse instalar um HD.

12 minutos atrás, Yan_ disse:

ué, só instalar ele sem mexer em nada

 

V

 

@Yan_ Então eh só desligar o PC, tirar os cabos da tomada, abrir o slot M.2, instalar o SSD, fechar, religar o PC na tomada, dar boot normalmente e ele já vai estar lá como Disco Local (I:)? Sem nem mexer em nada, como se fosse instalar um HD secundário novo? Só que sem os cabos de energia no caso, já que eh M.2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, biel188 disse:

Então eh só desligar o PC, tirar os cabos da tomada, abrir o slot M.2, instalar o SSD, fechar, religar o PC na tomada, dar boot normalmente e ele já vai estar lá como Disco Local (I:)? Sem nem mexer em nada, como se fosse instalar um HD secundário novo? Só que sem os cabos de energia no caso.

aham, isso serve pra qualquer disco

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yan_ disse:

aham, isso serve pra qualquer disco

@Yan_ beleza, vou fazer isso amanha e posto atualizações aqui pra ver se eh só isso. Por enquanto valeuzão man, salvou.

1 minuto atrás, Yan_ disse:

aham, isso serve pra qualquer disco

@Yan_ Marco como solução assim que testar, caso algum mod passe por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 minutos atrás, Yan_ disse:

@biel188 tua placa-mãe tem slot suficiente para tantos discos? apenas uma observacao

 

@Yan_ Mano, acho que tem, eh uma X570 AORUS ELITE, e tem um Slot M.2 vazio perto do processador. No momento tem 2 SSDs, 2 discos rígidos e um Driver de CD/DVD conectados a ela, acho que tem sim espaço pra um 6o Driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se era isso mesmo que queria, tuas formulações foram errôneas, pois as respostas abordaram o que se entendeu. Se é só acrescentar disco, instala e formata pelo sistema que estará tudo ok. Mais um disco para armazenar. Porém, sua descrição inicial não era essa. 

E a fonte tem capacidade de alimentar essa besta consumidora de energia? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Olha, se era isso mesmo que queria, tuas formulações foram errôneas, pois as respostas abordaram o que se entendeu. Se é só acrescentar disco, instala e formata pelo sistema que estará tudo ok. Mais um disco para armazenar. Porém, sua descrição inicial não era essa. 

@Mega Blaster De fato, nao era isso, mas como você me informou, nao eh possível fazer o que eu perguntei e como você também disse as alternativas similares são muito complicadas/arriscadas, sendo assim eu prefiro usar só de armazenamento, já que foi pra isso que comprei mesmo. A ideia de "fundir" dois SSDs em um mesmo Disco Local surgiu só a uns 3 dias atrás, e ai resolvi perguntar aqui, e já aproveitar o tópico pra aprender a como instalar de qualquer jeito, porque nunca mexi com esses M.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mega Blaster disse:

 

@JorgeGus isso se assemelha a um raid. Sem contar que fica dependente de um funcionamento sem falhas. Qualquer bug de sistema ou outro qualquer, por menor que seja, põe em risco todo o armazenamento. Não vejo vantagem em relação ao risco. Agora, tudo depende da finalidade da aplicação. O risco compensa o custo? 

Por isso eu disse que o risco é grande. Qualquer problema em um dos discos pode afetar o disco virtual todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yan_ disse:

ela possui 3 M.2 e 6 SATA, pelo que eu vi eles não compartilham linhas, logo ao instalar em todas as portas, todos vão funcionar normalmente

SATA esta ocupada por 5 Drivers no Momento (2 SSDs, 2 HDD's e 1 Driver de DvD), e as M.2 estão todas desocupadas, pois nunca tinha mexido com SSDs M.2. Então eh só plug 'n play basicamente, ne? Vou fazer ali jájá, só esperar passar a hora do almoço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...