Ir ao conteúdo

hd de 5900 rpm vs hd de 7200 rpm!

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoa!

Estou pensando em trocar de HD no meu computador, estou em dúvida de qual iria comprar e depois de muita pesquisa achei o modelo Seagate Barracuda Pro ST500LM034. Eu possuo o HD Seagate Pipeline ST3500312CS, estou em uma dúvida e queria a suas ajudas. Eu continuo com esse HD, compro o HD novo, ou, vocês tem alguma sugestão de HD que esteja na mesma faixa de preço do Barracuda Pro?

Obs.: Já comprei um SSD para o sistema operacional e alguns aplicativos, usarei o HD para instalar alguns jogos (não jogos pesados, tirando o GTA V, porque irei jogar ele :v).

Postado

É, então, a sugestão é comprar o SSD primeiro, até porque uma vez que tenha ele você fica libera espaço e provavelmente nem precisa comprar mais um HD. Pegue um SSD de 240gb, ou se quiser pode ir logo em um de 500 que já é suficiente para a maioria das pessoas.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Cara...... eu já comprei um SSD (comprei um de 120GB porque n sou rico tlgd e tb é só para o sistema e alguns apps, então n vou usar todo o espaço dele). E você n respondeu completamente minha pergunta, estou querendo trocar de hd e n comprar +1 '-'

• Solução
Postado

@Pedro Horta O mais importante na hora de escolher o HD é ter critério. Não compre HDs classificados como Surveillance, dê preferência pelos da Wester Digital primeiro, em segundo lugar Toshiba, só em último Seagate. Certifique-se de que ele não usa SMR (Shingled Magnetic Recording). 

Sobre 5400 vs 7200 RPM, geralmente 7200 é mais rápido, mas isso não é regra. A performance depende de vários fatores e você pode encontrar modelos com baixo e alto desempenho em ambas as categorias.

Por fim, não compre HD de 2.5" para desktop, apenas 3.5", pois os de notebook são menos duráveis de maneira geral.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Pedro Horta disse:

@Imakuni Cara...... eu já comprei um SSD (comprei um de 120GB porque n sou rico tlgd e tb é só para o sistema e alguns apps, então n vou usar todo o espaço dele). E você n respondeu completamente minha pergunta, estou querendo trocar de hd e n comprar +1 '-'

eu tenho um ssd de 480gb rodo o sistema operacional e deixo meus jogos instalados nele pra carrega mais rápido, agora videos musicas documentos eo instal dos jogos eu deixo guardado no hd que e mais lento de 2 teras e assim que usa um ssd, hd de 7200rpm e mais rápido que o de 5900rpm eo ssd e mais rápido que ambos e hoje em dia tem ssd 480 com o mesmo preço de um hd bom. no caso eu daria o upgrade no seu ssd de 120gb para 480gb e usava o hd  pra guardar dados

Postado

@experience4k Cara, dnv!
Você n respondem o q eu perguntei, estou querendo saber de HD e n de SSD. Eu sei q você quer me ajudar, falando pra pegar um SSD em vez de um HD, mas eu n ligo muito para carregamento de jogos, so estou indignado q esse meu HD esta demorando muito para fazer uma transferência de dados (ex.: para arquivos q, em outros discos rígidos, demoraria em torno de 1 a 2 minutos, ele demora entre 2 a 4 minutos, por isso estou querendo trocar).
E dnv, n vou comprar outro SSD para substituir meu HD

@Bruno174528 Vou falar só 5 palavras

n tenho tanto dinheiro assim

1 hora atrás, Pedro Horta disse:

Bom dia pessoa!

Estou pensando em trocar de HD no meu computador, estou em dúvida de qual iria comprar e depois de muita pesquisa achei o modelo Seagate Barracuda Pro ST500LM034. Eu possuo o HD Seagate Pipeline ST3500312CS, estou em uma dúvida e queria a suas ajudas. Eu continuo com esse HD, compro o HD novo, ou, vocês tem alguma sugestão de HD que esteja na mesma faixa de preço do Barracuda Pro?

Obs.: Já comprei um SSD para o sistema operacional e alguns aplicativos, usarei o HD para instalar alguns jogos (não jogos pesados, tirando o GTA V, porque irei jogar ele :v).

Mais fácil.

Não me recomendem comprar SSD, este meu computador foi feito com o intuito de gastar o mesmo possível! (talvez, muito talvez, quando trocar de pc, eu compre 2 SSD para ajudar no processo)

Postado
4 horas atrás, Pedro Horta disse:

Você n respondem o q eu perguntei, estou querendo saber de HD e n de SSD. Eu sei q você quer me ajudar, falando pra pegar um SSD em vez de um HD, mas eu n ligo muito para carregamento de jogos, so estou indignado q esse meu HD esta demorando muito para fazer uma transferência de dados (ex.: para arquivos q, em outros discos rígidos, demoraria em torno de 1 a 2 minutos, ele demora entre 2 a 4 minutos, por isso estou querendo trocar).

Se está com problemas de lentidão na hora de copiar, tem várias coisas para observar antes de substituir o HD. A primeira é se o AHCI está ativado na BIOS. Não é tão impactante, mas é importante. Se não estiver ligado, tem que ativar ele PRIMEIRO no Windows e depois na BIOS ou o Windows vai falhar ao carregar. Esse procedimento pode variar de sistema para sistema, então você tem que falar qual versão de windows usa para eu te passar o tutorial adequado.

Outra coisa importante de observar é se o seu HD está saudável. Para isso rode o programa Crystaldiskinfo. Por último, observe que se estiver usando o windows 10 ele tem várias configurações que fazem a transferência de arquivos ficarem impraticavelmente lenta. Tem que desligar o serviço de indexação e algumas outras coisas  para ficar normal. Se não tiver defeito algum no seu HD e ele se sair bem no teste de performance, então resta configurar seu windows para corrigir. 

Se achar algum defeito nele e quiser seguir com a troca, vale observar essa questão da configuração da mesma maneira, bem como fazer uma instalação bem feita para que ele dure mais e seja mais fácil de reparar depois. Para isso recomendo o tópico que criei:

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se está com problemas de lentidão na hora de copiar, tem várias coisas para observar antes de substituir o HD. A primeira é se o AHCI está ativado na BIOS. Não é tão impactante, mas é importante. Se não estiver ligado, tem que ativar ele PRIMEIRO no Windows e depois na BIOS ou o Windows vai falhar ao carregar. Esse procedimento pode variar de sistema para sistema, então você tem que falar qual versão de windows usa para eu te passar o tutorial adequado.

Outra coisa importante de observar é se o seu HD está saudável. Para isso rode o programa Crystaldiskinfo. Por último, observe que se estiver usando o windows 10 ele tem várias configurações que fazem a transferência de arquivos ficarem impraticavelmente lenta. Tem que desligar o serviço de indexação e algumas outras coisas  para ficar normal. Se não tiver defeito algum no seu HD e ele se sair bem no teste de performance, então resta configurar seu windows para corrigir. 

Se achar algum defeito nele e quiser seguir com a troca, vale observar essa questão da configuração da mesma maneira, bem como fazer uma instalação bem feita para que ele dure mais e seja mais fácil de reparar depois. Para isso recomendo o tópico que criei:

Cara, muito obrigado por essas dicas, vou testar elas aq e se der algum erro ou algo no HD eu informa. Só uma última coisa, você consegue me falar um modelo bom de HD? Que se barato e rápido, para caso q eu tenho q substituir meu HD.

• Curtir 1
Postado

@Pedro Horta O mais popular hoje é o WD Blue, versão de 7200 RPM. É difícil escolher o modelo de melhor desempenho sem comparar, então recomendo que compare usando este site que tem testes com todos os modelos presentes no mercado hoje: https://www.harddrivebenchmark.net/hdd-mega-page.html

No geral a diferença de desempenho será mínima a menos que você compre de uma classe mais cara. Como já mencionei, o importante é certificar-se de que seu drive está saudável e que o sistema está bem configurado. Um HD novo no geral só precisará das configurações para ter sua máxima performance.

Relembrando agora, observe também que copiar e mover arquivos não depende apenas da velocidade do HD, mas também da velocidade da mídia de ou para onde o arquivo está sendo movido/copiado. Uma mídia de baixa velocidade vai baixar a velocidade de transito do arquivo, mas copiar/mover de um HD para ele mesmo também vai reduzir a velocidade substancialmente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...