Ir ao conteúdo

Gradiente s95 reparo, placa principal com fio desconectado polos 8 e 9

Ir à solução Resolvido por Ricardo Gamberini,

Posts recomendados

Postado

tenho um gradiente s95 funciona 1 canal, já troquei os transistores de saída, o ca 3080, bcs, capacitores da fonte, diodos da fonte e etc... continua 1 canal funcionando

o que notei é que tem um fio amarelo que liga os pinos 8 e 9 na placa principal desconectado, porém fui verificar a energia nos 2 pinos e o pino 8 tem corrente de - 36 v e no pino 9 tem corrente de + 37,5 é normal isso?

Postado

A tensão negativa passa pelos transistores de saída, a corrente é muito baixa mas suficiente para o multímetro indicar. 

Se todos os transistores estiverem bons não deve dar curto. 

• Curtir 1
Postado

O amplificador trabalha com os dois valores opostos iguais. 

A ideia é no meio dos transistores, lá onde sai para o alto falante os dois valores se equilibrarem e ter 0V.

Esse jumper serve pra colocar um amperímetro e regular o corte dos transistores através do potenciômetro R237. 

1 hora atrás, Ricardo Gamberini disse:

mesmo assim acho - 35 v uma tensão alta

É a mesma tensão da fonte, porém subtraída pela queda de 1,3V dos transistores (provando que eles estão bons).

Esse é o mesmo fenômeno que ocorre ao medir um interruptor com uma carga qualquer, se tem quase toda a tensão da fonte medida no multímetro, porém a corrente será limitada pela carga. 

Um outro teste a ser feito é medir a continuidade com o aparelho desligado entre o pino 8 e o anodo dos diodos D104 e D105. Deve encontrar um valor alto ou infinito de resistência, isso significa que não há curto no amplificador. 

1 hora atrás, Ricardo Gamberini disse:

um deles estava queimado

Veja se o outro transistor ao lado desse não está queimado também. 

• Curtir 1
Postado

Se estão todos bons, pode soldar o fio amarelo e testar o canal. 

Antes de colocar o alto falante veja se tem tensão dc na saída, se não tiver está tudo certo. 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Ricardo Gamberini disse:

Renato tem tensão de - 35 v nas saídas com o amplificador ligado e depois do fio soldado.

onde procurar a falha, tem alguma dica?

Em relação ao terra, meça as tensões do T206 e marque aqui pra eu comparar com o esquema. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!