Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos!

Trabalho numa clinica medica a alguns anos, cuidando da tecnologia da informação. O tamanho das nossas operações cresceu exponencialmente nos últimos tempos e a infra de rede que eu e outros colegas aqui sem muita experiência não está dando conta. Num futuro próximo, quero contratar uma empresa profissional pra refazer a rede do zero, mas enquanto isso, preciso resolver um problema master, que aumentou agora: uma dor de cabeça com o modem da Vivo e DHCP:

Já é de meu conhecimento que o modem Vivo Fibra, pelo menos aqui, é bem ruinzinho. Vira e mexe, temos que trocar ele, tem vários bugs, mas o que mais tem me incomodado no momento e trazido transtorno é a incapacidade de operar bem o DHCP. Ele está definindo os IPs para os clientes da rede de forma totalmente confusa, apresentou problemas legal. E um técnico me indicou colocar um roteador BOM pra que ele cuide do DHCP e deixe o modem da fibra somente em bridge. 

1. Qual o roteador mais indicado pra essa situação, visto que a minha rede possui aproximadamente 35 computadores, uma meia dúzia de impressoras, telefones IPs e alguns outros equipamentos, fora os celulares? Ah, e dentro da clinica, tenho alguns outros roteadores ligados ao modem principal. 

2. Como eu posso deixar configurado tanto esse roteador master (que vai ficar junto com o modem fibra) quanto os secundários? Há uma indicação correta?

Obrigado pela paciência em ler todo o texto e agradeço desde já pelas respostas! :)

Postado

Tem várias opções com custos bem diferentes. Há vantagens e desvantagens em cada um. Precisa analisar custo X benefício e sua capacidade técnica de configurar sua rede, pois é necessário separar o que é interno do que é público. 

Linksys WRT AC1900 de banda dupla

TRENDnet AC3200

Cisco RV110W-A-NA-K9 Wifi com VPN

NETGEAR Nighthawk X10 Wi-Fi

D-Link AC3200

Não esqueça que o switch é extremamente importante nesse caso, pois é ele quem vai distribuir todo o tráfego bem como seu servidor deve ser bem robusto. 

Postado

@Mega Blaster Esse seria uma boa opção? Roteador Wireless TP-Link MU-MIMO AC1900

Custando R$ 589,90 na Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/117887/roteador-tp-link-1300-mbps-4-antenas-archer-c80?gclid=CjwKCAjw6qqDBhB-EiwACBs6x6Pan1gvLRToJ9MpFBenhOGNkEOv8M-mUo9hIuJvJ6H4bnf4hI4rNhoCULkQAvD_BwE

4 portas Gigabit, Beamforming, CPU 1.2 GHz, garantia de 5 anos... Fora os recursos de configuração.

@psyke83 Conhece o sistema de mesh? Para os aparelhos portáteis poderia ser ideal no seu caso (se ainda não tiver uma solução do tipo).

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Esse seria uma boa opção? Roteador Wireless TP-Link MU-MIMO AC1900

Não acho apropriado. É voltado ao uso doméstico. Para alto desempenho é necessário um mais "parrudo". 

Conhece o sistema de mesh?

Redes corporativas já usam essa tecnologia. 

poderia ser ideal no seu caso (se ainda não tiver uma solução do tipo).

Se aplica a redes domésticas, fazendo-as similares às corporativas no quesito alcance de sinal, onde se tem repetidores ou APs espalhados pela casa. 

Postado

@Mega Blaster Quando escrevi isso esqueci que redes corporativas usam APs e realmente não sabia que eram similares nesse sentido de "seamless transition". Bom saber! Sobre o router, não conheço muito os da classe corporativa. Se importaria de me explicar a diferença?

Postado

Opa,

Cara, acho que no seu caso, um kit Mikrotik RB750Gr3 (considerando a alteração do modem da Vivo para bridge, e fazer a autenticação no Mikrotik), e, dependendo do tamanho da clinica 1 ou 2 Unifi´s (pode ser o AC Lite), para a rede sem-fio.

Utilizo essa solução em todos clientes que posso, e te afirmo com 200% de certeza, que depois de implantado, zero dor de cabeça.

O MK é chatinho de configurar, mas não é difícil, e sinceramente, a gerencia dele da de 10 a 0 nesses roteadores, principalmente no quesito estabilidade. Os Unifis, são até mais simples de configurar/implantar, e são igualmente estáveis.

Trabalhei num escritório de advocacia, tinhamos 6 salas, e algo em torno de 80 maquinas (70% usando cabo), mas o restante, 100% wi-fi. Instalei 2 Unifi´s em pontos estratégicos, retirando nesse projeto, 6 D´links (!!!). Era problema atrás de problema, uma luta pra funcionar... depois disso, o negocio flui tão bem, que nem parede que tinha me dado tanta dor de cabeça.

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

não conheço muito os da classe corporativa. Se importaria de me explicar a diferença?

Tem vários itens que diferenciam. A capacidade de carga, onde se tem dezenas ou centenas de acessos simultâneos. Aí entra a capacidade do gerenciamento do DHCP. Outra diferença é o processador e memória RAM, que são maiores e melhores para poderem executar o firmware, dar boot e executar tarefas com mais estabilidade. Tem controles de banda mais eficazes e escaláveis, vpn virtual, redes virtuais, entre outros diferenciais. Mas a maior diferença é a segurança mais aprimorada. 

Postado

Olha passei por isso agora em minha clínica e casa.. Acabei optando por vários xiaomi ax1800 cabeados em mesh e o ax3600 como central, aqui vão algumas dicas:

1. Colocar seu modem vivo em bridge e liga lo a um bom roteador com cpu de vários clocks como central e os outros mais simples em mesh, veja as opções que os colegas recomendaram, acabei de escrever o Review aqui nesse fórum da linha xiaomi, mas os colegas deram também boas opções e mais baratas.

2. Troca dos cabos se eles forem cat5e, depois de alguns metros eles limitam a rede a 100mbits, vai para CAT6 se tem a tubulação só para cabos de rede, ou CAT6A se vai passar junto com outros cabos pois eles tem proteção eletrostática e um cabo grosso de cobre para dissipar excesso de energia. Lembrando que as pontas RJ45 e alicate crimper para cat5e e cat6 são parecidas, mas se for de CAT6A são outras pontas e outro alicate, confirme antes de instalar com quem for trocar seus cabos, geralmente eles só estão equipados para cat5e e cat6 normal.

3. Dependendo do roteador que você for usar, você pode diminuir a quantidade de roteadores se tiverem antenas de boa qualidade no alcance, pesquise...

4. Ao fazer vídeo chamadas, para atendimento online, sempre use rede wi-fi 5ghz ou cabo, caso os notebooks não tenham conexão 5ghz disponível, troque a plaquinha wireless por um wifi6, recomendo a intel ax200 m.2, é barato e fácil de instalar, mas alguns notebook antigos usam placa wireless mpcie, verifique antes de comprar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...