Ir ao conteúdo

Fonte com chave seletora no 135V em tomada de 220V


Ir à solução Resolvido por Bruno Alves.,

Posts recomendados

Postado

Enquanto eu estava fora de casa meu irmão foi usar o computador e moveu a chave seletora da fonte para a ddp de 135V sendo que o ddp da minha cidade é de 220V. Ele disse que ouviu um estalo e ao tentar ligar o computador, não girou fan nem acendeu LED, ou seja, apertou pra ligar mas não deu curto na placa. Eu chuto que só estourou a fonte e nenhum componente fora esse foram danificados. Alguém poderia me dar uma luz?

Postado

Se for uma fonte de qualidade apenas a fonte foi pro saco, as vezes nem isso! Porém só pelo fato de ter seletor de tensão significa que não é uma fonte com especificações muito robustas. O ideal seria testar as tensões do seu equipamento antes de fazer um novo teste, mas você também pode liga-la fora do computador e ver como ela reage, pra isso é so fechar um curto entre o PWR e qualquer terra da fonte. (NORMALMENTE verde + qualquer preto). É algo que não tem como ninguém aqui dar certeza até testar, mas creio que só a fonte é o problema.

Postado

@lofi beats to Sim, eu não confiaria ligar o PC na tomada com todos os componentes sem primeiro GARANTIR que a fonte não sofreu alterações de funcionamento. E isso você só vai conseguir medindo as tensões da sua fonte. +12V, -12V, +5V, etc...etc. Pode ser que não tenha acontecido nada, e ela esteja em perfeito funcionamento. Porém também pode ser que não.

  • Solução
Postado

@lofi beats to Sim, levar a fonte a um técnico se não souber fazer as medições. É algo bem simples mesmo, você mesmo consegue fazer isso em 5 min com um multímetro e o técnico também. No máximo ele vai te falar que sua fonte ja era.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...