Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador FX 6300 que está com média de 70 °C e 80 °C de máxima , quando faço teste de stress por pouco tempo no programa AIDA64,o PC não chega a travar nem nada no teste,  pensei então trocar o cooler padrão e pasta térmica. (Eu fui atrás desses programas, pois uso o PC praticamente o dia todo e toda semana ele apresenta um congelamento e tela azul na sequencia, por isso decidi investigar e penso que é pelo aquecimento mesmo)

Tenho o PC a mais de 5 anos, e troquei faz 2 anos a pasta térmica, uso o cooler padrão.

Gostaria de recomendações de pasta térmica e cooler com bom custo beneficio.(OBS: Jogo muito no PC, principalmente CSGO e o meu gabinete é de estilo de escritório, vou anexar uma foto dele )

placa-mãe: Asus M5A 78L-M LX/BR

Placa de vídeo: XFX r7 260x 1GB

Valeu desde já xD

PC.jpeg

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Boa noite e seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Pela foto que você mandou o seu gabinete precisa urgentemente de ventoinhas. Instalar uma atrás ali como exaustão já ajuda.

Ideal mesmo seria trocar o gabinete por um melhor.

47 minutos atrás, allanbm16 disse:

(Eu fui atrás desses programas, pois uso o PC praticamente o dia todo e toda semana ele apresenta um congelamento e tela azul na sequencia, por isso decidi investigar e penso que é pelo aquecimento mesmo)

É importante ver qual código aparece quando dá tela azul. Pode ser outro problema além do superaquescimento. Pode tirar uma foto com o celular quando dá tela azul.

Dica de cooler que segura o FX 6300 inclusive em overclock: DeepCool Gammaxx 400 (usava ele em um FX 8300 em over sem problemas)

Pasta térmica de qualidade e com bom custo-benefício: Cooler Master Master Gel Maker Regular ou Deepcool Z9

• Curtir 1
Postado

@Husardo Obrigado pela resposta! Eu não conhecia o cooler nem as pastas, fui dar uma olhada e gostei bastante.

Sobre a tela azul, o código de erro dela é DPC_WATCHDOG_VIOLATION eu dei um google, mas não achei nada que me ajudasse, os sintomas antes de dar o erro é congelamento e o led do hd apaga, eu passei scan do HD tune e parecia normal, a única coisa que tem na aba health é dois warnings, mas pesquisei e não parecia nada preocupante, de qualquer jeito vou deixar o print.

Em questão de memória RAM, eu rodei a verificação do windows mesmo e não achou nenhum problema.

HD: SEAGATE SATA 3 500gb st500dm002

Memória:  2 x Memória Corsair 4GB DDR3 1600MHz CMV4GX3M1A1600C11

HDtune_warnings.PNG

Postado

@allanbm16 Pelo o que pesquisei esse código de erro normalmente é por algum ou alguns  drivers defeituosos.

Esse programa indica qual driver pode estar causando o problema  - https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

Recomendado sempre é baixar os drivers direto da fabricante da placa-mãe, da placa de vídeo etc, evitar programas de terceiros para realizar essa tarefa (tipo Driver Booster). E deixar todos drivers atualizados também é bem importante.

Depois de detectar qual driver está dando problema, você pode desinstalar e após isso instalar um novo driver direto do site da fabricante.

Se não der certo, aí você terá que partir para uma restauração de sistema, ou até formatação. Aqui tem um tutorial para resolver seu problema do código de erro:

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/o-que-é-dpc-watchdog-violation/e8b12fda-fc23-471b-9d31-5714de6793a1

Postado

@Husardo Eu baixei o programa e ele apresentou o erro no driver no ntoskml.exe (vou deixar um print), pesquisando sobre isso parece que é um arquivo de imagem do kernel e que pode ser várias coisas diferentes. Como é relacionado a driver, eu recentemente instalei uma webcam antiga com um driver genérico, eu acho difícil ser o problema, pois o erro acontecia antes de eu instalar ela. Outra coisa é que fui no gerenciado de dispositivos e vi que tem um que não é reconhecido, e não tenho ideia o que é, eu pesquisei e id dele, mas não achei nada, vou deixar o print.

Sobre restauração e formatação,  eu formatei faz menos de 1 mês para tentar resolver e nada. 

desconhecido.PNG

drive_error.PNG

Postado

Meu PC tem praticamente a mesma configuração do seu. Eu uso um WaterCooler de 240 mm e o CPU não passa de 40º C. Antes eu usava um Air Cooler Thermaltake Frio que era muito bom também não passava de 45º C, inclusive estou vendendo.

O cooler box não dá conta de esfriar esse processador.

Postado

Pode achar o caminho do driver que está dando erro pela coluna Full Path do programa que passei:

caminho.png.75c23e4b4773c06f24e8ded0e8b6272b.png

Se formatou e não deu certo fica difícil saber o que é...mas tenta achar que driver é esse (se é um driver de um periférico por ex.)

Postado

@Mikael Ritlay Valeu pela dica, mas vou ficar com o DeepCool Gammaxx 400 

@Husardo Eu procurei o erro no bluescreenview em fóruns, segui várias coisas, vamos ver se resolve, o negócio que não consegui entender ainda é o dispositivo desconhecido do gerenciador de dispositivos que talvez tenha algo relacionado, eu tentei ver qual dispositivo era pelo id de hardware no devicehunt e nada.... desconectei todos os periféricos um a um e nada, entrei no modo de segurança no windows e o dispositivo desconhecido ainda estava lá... não tenho mais ideias de onde procurar, creio que vou deixar assim, caso aconteça de novo o erro, vou formatar novamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!