Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa de vídeo começa a disparar os fans do nada ao máximo, faz um BARULHÃO, mesmo eu não estando jogando.

Acabei de formatar o pc, porque pensei que fosse vírus, mas não é.

Nunca fiz OC nem nada.

É uma RX 580 Sapphire.

Isso pode estragar minha placa de vídeo? Ou é só um barulho normal e chato mesmo?

Gravei para vcs verem: 

Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não é normal, a placa só deveria fazer ruído quando está em uso (intenso). Quando ela dispara, como está a temperatura?

Tá normal 30c usando o windows, queria saber porque ela dispara do nada o tempo todo e os coolers ficam fazendo barulho.

Postado
22 minutos atrás, Bruzy disse:

Tá normal 30c usando o windows, queria saber porque ela dispara do nada o tempo todo e os coolers ficam fazendo barulho.

30 em idle também não é normal, fan stop deveria estar em ação e a temperatura na casa dos 40~50. Andou mexendo nas configurações da placa? Usa qual versão do driver de vídeo?

Postado
14 minutos atrás, Shaman93 disse:

30 em idle também não é normal, fan stop deveria estar em ação e a temperatura na casa dos 40~50. Andou mexendo nas configurações da placa? Usa qual versão do driver de vídeo?

Não mexi em nada, no momento o fan/ cooler tá disparado fazendo um barulhão. Olha como tá no Sapphire. 

dd.jpg

Postado

Desinstale o programa da Sapphire e reinicie; rode um DDU pra desinstalar o driver de vídeo (no modo de segurança e marque a opção pra impedir o Windows de instalar drivers); volte ao modo normal e instale o último driver (21.3.1); abra o DDU novamente apenas para clicar no botão "redefinir a instalação de driver para padrão". Veja se resolve. É comum programas proprietários de marcas terem conflitos com drivers da AMD.

Postado

@Bruzy Já tentou alterar a rotação das fans através de algum aplicativo de monitoramento como MSI Aftherburner ou mesmo o Trixx que você já usa?

Eu passei por isso na minha Gtx 1060, mesmo em 29ºC as fans pareciam Boing decolando, infelizmente no meu caso não consegui resolver, foi algum problema na BIOS da placa então tive que pegar o conector de 4 pinos da placa de vídeo e ligar na placa-mãe pra conseguir controlar a rotação.

Postado
9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Desinstale o programa da Sapphire e reinicie; rode um DDU pra desinstalar o driver de vídeo (no modo de segurança e marque a opção pra impedir o Windows de instalar drivers); volte ao modo normal e instale o último driver (21.3.1); abra o DDU novamente apenas para clicar no botão "redefinir a instalação de driver para padrão". Veja se resolve. É comum programas proprietários de marcas terem conflitos com drivers da AMD.

Fiz isso ontem, tirei o driver da AMD e coloquei um mais antigo, formatei o PC hoje e mesmo assim os fans ficam disparando do nada.

Creio que seja um problema físico da placa de vídeo mesmo, só queria saber se isso pode estragar, ou é só o barulho que é chato mesmo?

Valeu!

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Bruzy Já tentou alterar a rotação das fans através de algum aplicativo de monitoramento como MSI Aftherburner ou mesmo o Trixx que você já usa?

Eu passei por isso na minha Gtx 1060, mesmo em 29ºC as fans pareciam Boing decolando, infelizmente no meu caso não consegui resolver, foi algum problema na BIOS da placa então tive que pegar o conector de 4 pinos da placa de vídeo e ligar na placa-mãe pra conseguir controlar a rotação.

É algum problema na placa de fato, mas queria saber se tirando o barulho é normal? Não vai estragar nada? Só o barulho que é chato mesmo. Ou, tu acha melhor eu entrar em contato com a Sapphire?

Valeu

Postado
16 minutos atrás, Bruzy disse:

É algum problema na placa de fato, mas queria saber se tirando o barulho é normal? Não vai estragar nada? Só o barulho que é chato mesmo. Ou, tu acha melhor eu entrar em contato com a Sapphire?

Valeu

Se a placa for nova e/ou tiver dentro da garantia com certeza é melhor entrar em contato com o fabricante, ele pode te orientar a como resolver o problema, talvez no seu caso seja possível atualizar a bios da placa, que no meu caso não foi possível.
Não vai estragar nada, vai apenas reduzir a vida útil das fans estando em 100% o tempo todo, fora que a longo prazo esse barulho irrita.

Postado
2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Se a placa for nova e/ou tiver dentro da garantia com certeza é melhor entrar em contato com o fabricante, ele pode te orientar a como resolver o problema, talvez no seu caso seja possível atualizar a bios da placa, que no meu caso não foi possível.
Não vai estragar nada, vai apenas reduzir a vida útil das fans estando em 100% o tempo todo, fora que a longo prazo esse barulho irrita.

Pois é, mas o sistema de garantia da Sapphire é um saco pois é uma empresa do exterior. Eu vou ter que mandar a placa para eles. Vai ser muito burocrático até chegar lá, eles arrumarem, me mandarem novamente. Mas acho que vou ter que fazer isso mesmo.

Postado
5 horas atrás, Bruzy disse:

Pois é, mas o sistema de garantia da Sapphire é um saco pois é uma empresa do exterior. Eu vou ter que mandar a placa para eles. Vai ser muito burocrático até chegar lá, eles arrumarem, me mandarem novamente. Mas acho que vou ter que fazer isso mesmo.

Entra em contato primeiro, talvez eles te deem alguma orientação e tal, ou talvez tenham um representante em território nacional.

Postado
30 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Entra em contato primeiro, talvez eles te deem alguma orientação e tal, ou talvez tenham um representante em território nacional.

Amigo, acho que descobri o problema, fiz o teste dos fans / cooler e o programa reconheceu apenas um cooler o outro está parado. Acho que por isso começa a barulheira, um deve pedir o dobro de desempenho do outro, não?

Ficou em vermelho, algum deve tá com problema!

test.jpg

Postado
40 minutos atrás, Bruzy disse:

Amigo, acho que descobri o problema, fiz o teste dos fans / cooler e o programa reconheceu apenas um cooler o outro está parado. Acho que por isso começa a barulheira, um deve pedir o dobro de desempenho do outro, não?

Ficou em vermelho, algum deve tá com problema!

Interessante, pode ser isso mesmo, abre o gabinete e da uma olhada, pode ser que o cabo esteja desconectado ou mesmo que a fan esteja travada, talvez seja de fácil solução.

Postado
10 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Interessante, pode ser isso mesmo, abre o gabinete e da uma olhada, pode ser que o cabo esteja desconectado ou mesmo que a fan esteja travada, talvez seja de fácil solução.

Cabo de alimentação da placa de vídeo tu diz?

• 1 ano depois...
Postado

Oi a todos estou no mesmo barco que ele, chegou ontem a minha RX6600M e ei instalei ela, a placa e boa só que a BIOS dela não presta pois desde que eu ligo o PC ela liga e fans sempre 100% sem necessidade a PC esta em repouso Horrível acho que vou ter que trocar a BIOS dela para parar esta barulheira, mal da pra ouvir o som dos jogos de tanto ruído.

Se alguém souber como trocar a BIOS dela me ajuda ai, e muito barrulho

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...