Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Desculpem  o texto longo (resumi ao máximo)

Tenho um micro desktop com a seguintes características:

Placa ECS A55F-M4 1.0, socket FM1, processador AMD A8 3800 series 2,4 Ghz, 4 cores, vídeo onboard Radeon HD 6550D, 1 pente de memória 4GB DD3 single side, Fonte ATX 12V (foto dela anexo).

Esta placa tem saída de vídeo VGA e HDMI (a que uso atualmente).

Qual a bronca?

Havia uma bronca na ventoinha do A8 que só girava se desse um toquinho nela, isso há uns dois meses assim. Quando esquecia, ela não girava, o A8 aquecia e a placa desligava. Isso aconteceu umas 3 vezes.  Então  comprei um  coolermaster prá substituir ele. Chegou dia 16/04.

Também é bom dizer que umas 5 vezes neste 2020-2021, eu deixava o micro ligado, saia prá jantar ou qqer coisa e voltava depois,  quando ao ligar o monitor ele tava com a imagem cheia de listras coloridas e o micro não respondia. Me obrigando a desligar no botão power, ligar no modo segurança e depois um CHKDSK /F por garantia.

Esta última situação aconteceu acho que 1 ou 2 dias antes dele "pifar" no último dia  16/04.

Tem chovido muito em Recife, e eu sempre tiro a tomada da parede pois sempre tem quedas e voltas de energia, famosos queima-tudo.

Bem, em 16/04 eu usei ele de manhã e sai, desligando o micro, tudo ok, mas deixando o estabilizador ligado.

Choveu muito e pesado, não sei se teve surto de energia na casa, à noite fui direto  instalar o coolermaster e depois de tudo pronto, apertei o power e..... nada!!

Monitor dizia que não vinha imagem,  a placa não bipou, os leds de power e HD ligaram, o HD deu sinal de vida depois parou,  ventoinha  girando legal, ponte sul esquentado, dissipador do A8 esquentando e nada.

De lá prá cá:

- troquei pilha da placa, dei milhares de reset na BIOS (clear CMOS) toda vez que fazia algum procedimento - nada de vídeo.

- micro virou a noite ligado, amanheceu com ventoinha girando, ponte sul quente, processador esquentando, mas nada de imagem no monitor.

- Testei o HD em outro micro e tá OK.  Testei em todos conectores sata da placa e nada de resolver vídeo.

- Testei o drive de DVD - OK.

- A placa não bipa ao ligar ela.

- Mas, quando ligo ela sem  a memória - a placa bipa  na hora (3 bips), acusando o "roubo".

- Coloquei a memória no outro slot - nada.

- Usei outro pente de memória (reserva) mesmo modelo - nada.

- Liguei o monitor no notebook, via HDMI e via VGA e a imagem espelhou na hora (monitor ok).

- Liguei monitor na saida VGA da placa-mãe - não tem imagem.

- Varri toda a placa com pincel, caçando alguma poeirinha, peguei nela com a mão, nos contatos atrás dela, com o pé no chão prá tentar descarregar algo, (fonte desligada), e nada.

- Testei ligando com e sem teclado, caixa de som, mouse - nada.

- Consegui duas placas de vídeo off board PCI express 16x, elas ligam ventoinha, esquentam dissipador, mas não deu imagem.

Estou sem opção, e não sou de eletrônica.

Por fim, após vídeos no Youtube, testei a energia no conector ATX e coloquei em uma planilha.

Queria a opinião dos estados de energia dele, quando na placa e fora dela.

Se tem algo que possa fazer amais antes de levar prum técnico  ou  comprar outra placa.

Arquivos em anexo

Obrigado  pela  atenção

Vida longa e próspera.

Imagem da fonte do meu PC.jpg

Situação Energia Conector da Fonte.xls

• 2 semanas depois...
Postado

Encerrando o caso.

Levei para uma oficina de computadores.

Diagnóstico é que tá com rompimento de trilhas na superfície interna do chipset (?)

O técnico disse que o processador pode também ter sido comprometido pelo curto ocorrido no chipset.

Tô agora matutando que fazer.

Fiquei com gabinete, fonte 250 Watts ATX p/ placa 4 pinos, cooler novinho p/ socket FM1, memória DDR3 (8 gigas em 2 pentes), HDs e monitor.

Não sei se invisto numa placa-mãe  igual comprando no ML, e se o processador  não  funcionar  comprar  um outro tb.

Investimento de R$540,00  placa-mãe + processador.

Ou se parto pra placa-mãe + processador (c/ GPU integrada) + cooler, de geração mais recente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!