Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou comprando uma Placa-Mãe Gigabyte B450M Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4  e  um Processador Ryzen 5 3600, queria saber c  essa placa já vem com a bios atualizada pra esse processador

e caso n venha, tem alguma maneira   q eu mesmo posso atualizar? ou tenho q mandar pra loja q  comprei  a placa para q eles  Atualizem? obrigado

Postado

@João Paullo Santos Hoje as MBs costumam já vir compatíveis com 3ª geração. Vem com o selo "ryzen 3000 ready" na caixa. Apesar disso eu recomendo que compre uma B550M DS3H ou A520M DS3H (essa última não tem OC). Ambas são 100% compatíveis com sua CPU, permitem update de BIOS sem CPU ou memória instalados (o que você não vai precisar a priori), tem melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade (é indicado 3200 MHz para o R5 3600), dentre vários outros recursos interessantes para uma máquina nova.

Recomendo também que veja as memórias de 3600 MHz que estão em promoção na Pichau por 350 reais da marca Team Group (boa marca).

Por fim recomendo que use uma fonte de qualidade para sua montagem. Esta está com bom preço hoje e é tier B, o menor preço que vai achar por algo desse nível de qualidade:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100105&gclid=Cj0KCQjwgtWDBhDZARIsADEKwgNT8L-F3mJ4FqXXUcPI3X5dQP8bYlnk17wae2S570Q3uB2fG1eTeCwaAg2wEALw_wcB

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, Yan_ disse:

sempre é possível fazer o downgrade BIOS, mesmo na F62a ou F61

Existe uma lista no site que informa com detalhes sobre o assunto. Há casos em que isso não é possível. 

14 horas atrás, João Paullo Santos disse:

consigo atualizar mesmo sem  o processador de da geração pasada ?

Sim, sem problemas. Atente aos comentários do @WOZ Dods

Postado
40 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Existe uma lista no site que informa com detalhes sobre o assunto. Há casos em que isso não é possível. 

onde? na pagina da placa-mãe mesmo?

Postado

@Yan_ Perdão, misturei os comentários. O que disse que tem na descrição das versões de BIOS é se é possível ou não reverter updates ou fazer downgrade da versão.

Sobre ser possível atualizar sem CPU geralmente essa informação aparece na descrição do produto, nos "features" da BIOS.

Atualização de BIOS sem CPU compatível instalada é algo que se vê mais nas MBs de chipset 5xx e alguns modelos premium de chipsets anteriores. B450 eu só vi um ou dois modelos com esse recurso e acredito que a MB citada não é um deles. No caso do OP a MB comprada hoje geralmente vem com versão compatível como citei no meu post anterior. Convém consultar a loja sempre, claro, pois se for de estoque antigo certamente estará com versão antiga também.

Em 27/04/2021 às 07:21, Yan_ disse:

@Mega Blaster sempre é possível fazer o downgrade BIOS, mesmo na F62a ou F61

Sobre versões de BIOS compatíveis com Ryzen 5000, já não sei. Quando estavam para lançar essa série avisaram que a mudança em muitos casos seria irreversível, mas isso deveria estar elucidado na própria versão de BIOS no site de suporte da MB.

• Curtir 2
Postado

@Yan_ Você reparou que no site da Gigabyte não menciona em lugar algum que ao fazer update para F60 e F60a a compatibilidade com gerações anteriores pode ser perdida? Será mesmo que com essas versões é possível usar as CPUs de gerações anteriores? Agora fiquei curioso. 

Se há impedimento para fazer downgrade geralmente vem disclaimer. O que vi lá é que não pode fazer update para versão F40 ou superior antes de fazer a F32.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você reparou que no site da Gigabyte não menciona em lugar algum que ao fazer update para F60 e F60a a compatibilidade com gerações anteriores pode ser perdida?

eu tinha visto um cara usando o 1600AF com a BIOS que dá suporte aos Ryzen 5000, acredito que não perde a compatibilidade

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...