Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Marcelo Arenhardt Uma alternativa "quebra galho" se quiser poupar dinheiro é o Processador AMD Ryzen 3 PRO 3200GE 3.3GHz (3.8GHz Turbo), Com Vídeo Integrado, 4-Cores 4-Threads, Sem Cooler, YD320BC6M4MFH - R$ 699,00

Apesar de ter desempenho multi thread inferior ao de todos os sugeridos aqui, tem single compatível com o 3400, isso custando menos da metade. A GPU integrada é razoável, então já daria para jogar jogos leves. 

Se for usar a rota de pegar uma GPU mais simples como a 1030 ou RX 550, pegue uma CPU R3 3100 ou 3300X. A 3300X tem preço um pouco acima da 1600, mas o desempenho em jogos é similar ao R5 3600. Perde apenas em multi thread, então para longevidade e streaming não é a opção ideal, mas isso nenhum aqui abaixo dos 4000 seria.

Cara, queria muito pegar o R5 3600, mas ta muito caro. Pensei no R5 2600 também só que ta fora de estoque em tudo. Enfim, to pensando seriamente na config que o @Fuzion200montou, com o R5 1600 + 1030 ou RX 550 etc... fica dentro do meu orçamento e em caso de futuros upgrades seria melhor que o R5 3400G ou 2400G.

Eu tenho a opção também de juntar mais uma grana, né, só que tem 1 mês +/- que to analisando isso e só vejo os preços subirem, perde a chance de comprar o R5 3600  com uma RX 560 (não é la essas coisas, mas...)

Postado
agora, Yan_ disse:

na verdade é bem inferior, ao meu ver, vale a pena um 3600 em promoção + GPU de entrada

Se achar o 3600 em promoção que caiba no bolso junto com uma GPU em vista do 4650G, concordo. O que tenho visto é o 4650G, quando disponível a preços decentes, custa apenas 300 reais a mais que o 3600. Por esse preço a GPU dele é quase de graça dado seu desempenho e o preço das de entrada hoje.

agora, Marcelo Arenhardt disse:

Pensei no R5 2600 também só que ta fora de estoque em tudo.

2600 é o mesmo que o 1600, MESMO. Por dentro são a mesma CPU, literalmente.

• Curtir 2
Postado
agora, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Não falei em 10 anos, de onde tirou esse número? Falei que os jogos que estão sendo desenvolvidos "agora" já serão otimizados. Temos 3 anos de Ryzen e a AMD não ser mão de vaca com núcleos como a Intel era mudou a mentalidade dos desenvolvedores. Como disse, sempre defendo multi para longevidade.

Entre o 1600 e o 3100 ou 3300X, hoje, sou mais os dois últimos. Foi só isso que quis dizer. Estou vendo comparativos aqui e o gargalo do 1600 não é grande, deve ser algo da ordem de 5%. Só não acho que ele vale os 700+ reais que custa hoje.

Bom, nenhum hardware vale o que custa hoje, mas nesse caso do 1600 ainda é aceitável, ruim é pagar mais de mil reais num 4/8 e não estou falando dos ryzen 5 com final G

Se você pretende pagar tanto num quadcore, pode pensar em pegar o 10100f da intel e num futuro fazer upgrade pro 10400f, o single o 10100f é ótimo

Postado
1 minuto atrás, Marcelo Arenhardt disse:

Cara, queria muito pegar o R5 3600, mas ta muito caro. Pensei no R5 2600 também só que ta fora de estoque em tudo. Enfim, to pensando seriamente na config que o @Fuzion200montou, com o R5 1600 + 1030 ou RX 550 etc... fica dentro do meu orçamento e em caso de futuros upgrades seria melhor que o R5 3400G ou 2400G.

Eu tenho a opção também de juntar mais uma grana, né, só que tem 1 mês +/- que to analisando isso e só vejo os preços subirem, perde a chance de comprar o R5 3600  com uma RX 560 (não é la essas coisas, mas...)

Se sobrar alguma grana dispense o 1600 e pegue o 3300X. Essa é minha indicação. Apesar de ter 4 threads a menos, tem um IPC anos luz adiante e com isso é uma CPU superior. Se a diferença for maior do que uns 300 reais, aí ela já deixa de valer a pena e a 1600 volta a ser melhor. O R3 3100 também é uma boa opção, especialmente se estiver no mesmo preço do 1600.

Postado
2 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Bom, nenhum hardware vale o que custa hoje, mas nesse caso do 1600 ainda é aceitável, ruim é pagar mais de mil reais num 4/8 e não estou falando dos ryzen 5 com final G

Se você pretende pagar tanto num quadcore, pode pensar em pegar o 10100f da intel e num futuro fazer upgrade pro 10400f, o single o 10100f é ótimo

IPC cara, não dá para comparar 2ª geração com 3ª. Se for só o número de cores que conta então pega uma CPU de servidor de 10 anos atrás.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

IPC cara, não dá para comparar 2ª geração com 3ª. Se for só o número de cores que conta então pega uma CPU de servidor de 10 anos atrás.

Acabei de citar o 10100f que custa menos que os 3 e tem uma ótima performance.

Postado
4 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Concordo pelo preço que é praticado hoje. Se tiver MB boa por bom preço, ótimo. Quem investir só tem que saber que opções de upgrade serão extremamente limitadas. Nada sai de graça no ramo da informática né.

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Concordo pelo preço que é praticado hoje. Se tiver MB boa por bom preço, ótimo. Quem investir só tem que saber que opções de upgrade serão extremamente limitadas. Nada sai de graça no ramo da informática né.

Temos 10400f, i7 10700f, 10900f

Sem contar que se ele conseguisse investir numa placa-mãe high end teria suporte pra 11 geração

Postado

O 10100f perde pro 3300x mas é por pouca coisa, pela diferença de preço ele é o melhor custo beneficio

Postado

@Fuzion200 Aí o custo aumenta e temos que levar em consideração os Ryzen. Como disse, nada sai de graça. A Intel te oferece menor leque de upgrades, mas maior desempenho em games. A AMD oferece maior leque de upgrades e OC, mas o desempenho objetivo da AMD está custando mais. Cada um tenta ganhar os consumidores à sua maneira. Cabe a cada um decidir o que é mais importante para si.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Aí o custo aumenta e temos que levar em consideração os Ryzen. Como disse, nada sai de graça. A Intel te oferece menor leque de upgrades, mas maior desempenho em games. A AMD oferece maior leque de upgrades e OC, mas o desempenho objetivo da AMD está custando mais. Cada um tenta ganhar os consumidores à sua maneira. Cabe a cada um decidir o que é mais importante para si.

Se após ele pegar uma GPU ele não pretender fazer upgrade por alguns anos até lá ele consegue uma plataforma mais atual, não importanto qual seja a marca, pois como já vimos ambas as empresas já praticaram vários tipos de marketing, quem sabe não fazem do lga 1200 como fizeram com o am4

Postado

@Fuzion200 Sim, sim, mas já sabemos que a 11ª geração basicamente falhou. Então a situação fica ainda mais aguda. Quer upgrade em 5+ anos sem trocar tudo? AMD. Quer desempenho imediato em jogos pelo menor custo? Intel. Assim que penso.

Postado

Essa é a placa-mãe mais decente que consegui achar sem custar um absurdo

B460 TUF Gaming - 780

I3 10100F - 750

Recomendo ficar de olho nesse i3 pois direto ele entra em promoção por 600 reais.

Postado

Ah, e tem o lance do OC. Parando para pensar, a AMD e a Intel inverteram completamente os papeis. A AMD era a opção budget, a Intel era a opção alto custo. Comédia.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Sim, sim, mas já sabemos que a 11ª geração basicamente falhou. Então a situação fica ainda mais aguda. Quer upgrade em 5+ anos sem trocar tudo? AMD. Quer desempenho imediato em jogos pelo menor custo? Intel. Assim que penso.

As CPUs high end eu concordo, mas o 11400f me parece uma ótima CPU principalmente pelo custo

11400F VS 5600X

O ryzen sem dúvidas é melhor, mas custa o dobro do preço e você não ganha o dobro de performance, nem perto disso

Postado

E a longo prazo continuo defendendo a intel nesse aspecto, em uns 2 anos no máximo o mercado já vai ser baseado em memórias ddr5 fazendo todos que tem kits atuais serem obrigados a migrar de plataforma em algum ponto, tendo que gastar uma boa grana

1 minuto atrás, Marcelo Arenhardt disse:

@Fuzion200@WOZ Dodse se eu apenas trocar o R5 1600 pelo R5 3600 nas configs que o fuzion citou anteriormente? placa-mãe e vídeo aguentariam de boa?

um r5 3600 consegue empurrar até uma 2080 super em quadhd e em 4k principalmente.

Não te recomendo pegar uma rx 550, placa fraca que cobram 800+

Muito menos 1050 TI, essa placa hoje em dia já sofre pra rodar os jogos em fullhd, em alguns casos tem até que descer a resolução pra manter 60 fps (as vezes nem isso)

a principío pegue a gt 1030 e quando os preços descerem você pega uma GPU

Postado
3 horas atrás, Fuzion200 disse:

um r5 3600 consegue empurrar até uma 2080 super em quadhd e em 4k principalmente.

é uma tarefa até fácil, quero ver no 1080p haha

Postado
2 minutos atrás, Yan_ disse:

é uma tarefa até fácil, quero ver no 1080p haha

Concordo em partes, se o cara usar DLSS não é qualquer CPU que empurra

Postado

O Ryzen 1600AF é um bom processador, ele não se sai tão bem em jogos em relação ao 3100 e 3300x porque o clock dele é mais baixo.

Mas fazendo overclock para o mesmo clock do R5 3600 que é @4,2Ghz, o desempenho deles em jogos se aproximam, e em alguns chega até a empatar.

Sobre os Intel 11° geração que o pessoal gosta tanto de meter o pau, se voce comparar por exemplo o i5 11600K 6C/12T com o Ryzen 5600x 6C/12T (processador que os fanboy da AMD gostam de babar), em jogos o i5 ficou sempre na frente ou empatado, mesmo custando mais barato($260 vs $300).

Outra coisa que ninguem analisa na 11° geração é que apesar de aparentemente ser pequena, houve uma das maiores melhorias de microarquitetura em relação a geração anterior, como o aumento das memória cache L1, L2, e L3 o que não acontecia desde o Haswell, melhora no buffer de ordenação, melhora nas unidades lógica aritmética, USB 3.2 e PCIe 4.0, adição de novas instruções como o AVX512(até então exclusivo dos processadores de servidor), o que permite voce realizar operações utilizando blocos de vetores de 512bits em 32 registradores.

Atualmente essa nova instrução praticamente não é utilizada na computação doméstica, mas como o pessoal gosta de falar de futuro, com certeza muitas aplicações no futuro vão se beneficiar bastante dessa nova instrução. Inclusive num comparativo entre o 11700k e o 5800x onde uma determinada aplicação se beneficiava do AVX512, a vantagem da Intel foi bastante significativa. A AMD vai incorporar o AVX512 na próxima geração Zen4...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...