Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Andem lendo a um tempo atrás que as memórias Hyperx Fury DDR4 são automáticas quando o assunto é overclock. 

Queria saber saber se todas as DDR4 independente da marca também são automáticas.

E se não são, será que ao adquirir memórias vou ter que configurar algo pra usá-las?

Recentemente escolhi as memórias da Viper Patriot para comprar, devido ao bom preço em que estão sendo vendidas.

O que eu não quero é ter que mexer na BIOS para fazer configurações nas memórias e tal.. Quero colocá-las nos Slots, ligar o PC e pronto.

Se alguém souber alguma coisa sobre isso e puder me explicar, eu agradeço.

Whiplash2.

Postado
15 minutos atrás, Whiplash 2 disse:

Andem lendo a um tempo atrás que as memórias Hyperx Fury DDR4 são automáticas quando o assunto é overclock. 

Queria saber saber se todas as DDR4 independente da marca também são automáticas.

E se não são, será que ao adquirir memórias vou ter que configurar algo pra usá-las?

Recentemente escolhi as memórias da Viper Patriot para comprar, devido ao bom preço em que estão sendo vendidas.

O que eu não quero é ter que mexer na BIOS para fazer configurações nas memórias e tal.. Quero colocá-las nos Slots, ligar o PC e pronto.

Se alguém souber alguma coisa sobre isso e puder me explicar, eu agradeço.

Qualquer computador é "automático", não é necessária nenhuma configuração prévia pra que ele funcione, a própria BIOS junto do sistema operacional se encarregam de configurar o hardware de maneira que ele possa ser utilizado, isso não é uma particularidade de memórias DDR4, agora overclock automático somente os processadores tem essa tecnologia.
O que entra em jogo seria a otimização do hardware, pra que ele trabalhe no máximo de desempenho que consegue oferecer, neste caso a velocidade de operação de determinado componente, se suas memórias forem de 3200mhz por exemplo, dependendo da placa-mãe e do processador utilizado elas podem funcionar em uma frequência menor como 2400mhz, sendo assim necessário ativar o perfil xmp na bios pra fazer com que ela opere nos 3200.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Perfil Jedec. Todas as memórias possuem esses perfis, que geralmente são os clocks base (mais baixos ou padrão) da memória. 

Perfil XMP ou DOCP são perfis de overclock, geralmente de memórias com clock acima de 2666Mhz, se necessitam ser ativados na BIOS. Um processo bem fácil, basta escolher o perfil de operação. Se não ativar o XMP, a memória rodará no perfil Jedec.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Math.Pi As memórias que eu optei foi a de 2400Mhz, nesse caso não será precisa ativar o perfil XMP.

Que bom, porque mexer na BIOS é algo que me assusta um pouco.

Nesse caso vou ficar despreocupado.

Obrigado pela explicação cara.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!