Ir ao conteúdo

Qual a melhor B560M- Plus ou Z490-Plus(as duas sendo asusTUF) para um i5 11600k?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Estou pretendendo comprar uma das duas mas não sei qual é melhor, sou bem leigo quanto à placas mãe, porém pesquisei muitas e achei muito bonita essa linha tuf da asus, e as duas apresentam preços semelhantes e me causou duvida.

Alguém poderia me dizer pontos fortes e fracos das duas e qual compensa mais a longo prazo?

Postado

@MACRESS as placas mãe Z490 são os modelos de placa mais top de toda a linha Intel, atrás somente das Z590, mas pra um I5 11600K uma B460M, não vale a pena uma placa-mãe Z490 ou B560M, só se usa essas placas pra I7 e I9, mas caso queira se amostrar ou fazer Overclock a Z490 é a melhor

Postado

É que vi que as b460 não estão tendo suporte de bios para a 11° gen intel, por isso pesquisei por esses modelos um pouco superiores, você tem ideia se eles pretendem ainda lançar essas atualizações de bios para as placas b460 ?

image.thumb.png.160d467b48e16b022fe0017ef6d225a9.png

• Solução
Postado
13 minutos atrás, MACRESS disse:

Estou pretendendo comprar uma das duas mas não sei qual é melhor, sou bem leigo quanto à placas mãe, porém pesquisei muitas e achei muito bonita essa linha tuf da asus, e as duas apresentam preços semelhantes e me causou duvida.

Alguém poderia me dizer pontos fortes e fracos das duas e qual compensa mais a longo prazo?

Se já não tiver comprado esse 11600k, não pegue. No lugar, vá num Ryzen 5600x com B550; mais ou menos o mesmo preço, só que com mais desempenho e possibilidade de upgrade caso queira algum dia.

E se já tiver... paciência, vá na Z490 para permitir overclock no processador pelo qual você pagou.

1 minuto atrás, MACRESS disse:

É que vi que as b460 não estão tendo suporte de bios para a 11° gen intel, por isso pesquisei por esses modelos um pouco superiores, você tem ideia se eles pretendem ainda lançar essas atualizações de bios para as placas b460 ?

Não vai ter atualização, é um problema de hardware que impede a compatibilidade (ou pelo menos é isso que a intel disse).

Postado
46 minutos atrás, Imakuni disse:

Se já não tiver comprado esse 11600k, não pegue. No lugar, vá num Ryzen 5600x com B550; mais ou menos o mesmo preço, só que com mais desempenho e possibilidade de upgrade caso queira algum dia.

Que upgrade?!?!

Tanto o 5600x quanto o 11600k já são a ultima geração dos seus sockets, tanto a AMD quanto a Intel mudarão de socket na próxima geração...

Concordo com a escolha da Z490 pela possibilidade de fazer overclock. Porém para funcionar com a 11° geração precisa atualizar a BIOS.

Sobre a performance desses processadores em jogos, eles são equivalentes. O 11600k ganha em alguns e o 5600x ganha em outros:

• Amei 1
Postado
4 minutos atrás, gutopereira disse:

Que upgrade?!?!

Tanto o 5600x quanto o 11600k já são a ultima geração dos seus sockets, tanto a AMD quanto a Intel mudarão de socket na próxima geração...

Com LGA1200, você pode colocar um processador com 8 ou 10 núcleos. Com Am4, você pega 8, 12 ou mesmo 16.

5 minutos atrás, gutopereira disse:

Sobre a performance desses processadores em jogos, eles são equivalentes. O 11600k ganha em alguns e o 5600x ganha em outros:

...com o 11600k consumindo consideravelmente mais energia. É simplesmente um produto pior.

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Com LGA1200, você pode colocar um processador com 8 ou 10 núcleos. Com Am4, você pega 8, 12 ou mesmo 16.

...com o 11600k consumindo consideravelmente mais energia. É simplesmente um produto pior.

Processador com 10, 12 ou 16 núcleos é algo totalmente desnecessário para quem monta um PC gamer, estará simplesmente rasgando dinheiro com um processador muito mais caro e que não lhe trará mais FPS! Esses processadores são interessantes para uso em aplicação profissional, no mundo dos games atualmente não há beneficio algum, e mesmo futuramente será muito mais vantagem migrar para uma plataforma DDR5 do que comprar um processador caro DDR4...

Sobre o consumo de energia, uma pessoa que monta um computador gamer de 10-12k está "kagando" se a conta de luz esta vindo 8 ou 10 reais mais cara! rsrs
Eu costumava falar o mesmo para o pessoal que indicava a GTX 1650 Super por 899 reais ao invés da RX 580 por 799 reais só por causa do consumo de energia mais baixo da placa da Nvidia. O melhor custo benefício é o que entrega mais desempenho custando menos!

O fato é que o desempenho de ambos os processadores em games são bem semelhantes, alias pelo video nota-se que na média o 11600K ficou na frente do 5600x na maior parte dos jogos, e além disso ele ainda custa mais barato($260 vs $300). Não estou dizendo que o 5600x é uma escolha pior, mas eu não vejo porque ficar denegrindo a escolha do colega só porque voce não gosta da Intel. 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!