Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Tenho um notebook Dell XPS15, comprado em 2011, e que originalmente tinha somente 6GB de RAM (4GB + 2GB). Ano passado comprei um pente de 8GB, DDR3 PCL10600 (PC3L 1,35V), e o associei ao antigo de 4GB.
Há alguns dias comprei mais um pente de 8GB, com a mesmas especificações do primeiro de 8GB. A propósito, ambos os pentes são Kingston KVR1333D3S9/8G.

Instalei e rodei o CPU-Z. E então vi uma coisa, pra mim, inesperada: o Max Bandwidth é informado pelo CPU-Z como PC3-12800 (800 MHz) para o primeiro pente, e como PC3-10700 (667MHz) para o segundo. Essa identificação não parece ser somente "pró-forma", pois os tempos da aba "SPD" também mostram diferenças.
Por favor, alguém saberia explicar essa diferença de comportamento?
Terei problemas de desempenho ou algo mais utilizando o computador desta forma?
Grato!

Postado

image.png.6ea8e0450d210685b75ee3a04d8c6c6c.png

42 minutos atrás, Imakuni disse:

Não interessa muito o que digam os pentes, interessa o valor em que eles estão rodando. Tire print da aba Memory.

Os valores em que estão rodando os pentes individualmente não seriam os mostrados na aba SPD? 
Ou isso não é calculado em tempo real pelo CPU-Z?
image.png.a917e8fcc95ccabe5cb9346d25ba7fd1.pngimage.png.d9e627ac9e5dca9e55aa1c4c9ece7d06.png

Postado
8 minutos atrás, José Luiz de Almeida Jr disse:

Os valores em que estão rodando os pentes individualmente não seriam os mostrados na aba SPD? 
Ou isso não é calculado em tempo real pelo CPU-Z?

Não. A aba SPD mostra apenas os perfis de frequência escritos no pente, o que de fato está rodando é a aba Memory. E por falar em rodando, a RAM inteira do sistema roda nas mesmas specs; no caso, está em 1333, então embora um dos pentes até tenha perfil para frequência maior, a placa-mãe está rodando ambos em uma menor para garantir a compatibilidade.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Não. A aba SPD mostra apenas os perfis de frequência escritos no pente, o que de fato está rodando é a aba Memory. E por falar em rodando, a RAM inteira do sistema roda nas mesmas specs; no caso, está em 1333, então embora um dos pentes até tenha perfil para frequência maior, a placa-mãe está rodando ambos em uma menor para garantir a compatibilidade.

Então... Estou imaginando aqui o que pode estar acontecendo.
Será que me venderam no ano passado memória 1600 etiquetada como 1333?
Eu realmente não me lembro de ter percebido isso na época da compra.

Postado
1 minuto atrás, José Luiz de Almeida Jr disse:

Então... Estou imaginando aqui o que pode estar acontecendo.
Será que me venderam no ano passado memória 1600 etiquetada como 1333?
Eu realmente não me lembro de ter percebido isso na época da compra.

Isso eu não tenho como dizer... o que eu posso dizer com certeza é que um dos pentes possui perfil de 1600 e o outro apenas 1333.

Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

Isso eu não tenho como dizer... o que eu posso dizer com certeza é que um dos pentes possui perfil de 1600 e o outro apenas 1333.

De qualquer forma, para meu notebook é indicado 1333, e se ele está rodando ambas da mesma forma, nivelando por baixo, está rodando na velocidade do projeto.
Hoje pela manhã comparei visualmente os dois pentes e só percebi 3 diferenças:
- Número de série
- Formato físico dos chips de memória, num pente são quadrados, no outro são retangulares (não tentei ler as inscrições, e nem sei se saberia interpretar)
- Etiqueta de garantia do fornecedor.
Fica a curiosidade se, numa máquina que admite 1600, esse pente "doido" rodaria nessa frequência.
Muito obrigado pelas explicações! 🙂

Postado

Pessoal, voltei ao post, porque descobri umas coisas curiosas.
Instalando na máquina somente o pente "louco", descobri que ele realmente roda a 800MHz (1600), mas com maior latência:

image.png.554765a669bcb1f8d8738fbc5d948362.png

Além disso, o fato da máquina rodar RAM com essa velocidade vai contra informação da própria Intel (ark.intel.com), de que o i5-2450M só funciona com as memórias DDR3 1066 e 1333.
Os dois pentes de 8G têm etiquetas informando serem 1333 do mesmo modelo da Kingston, mas um deles, o que roda em 800MHz e tem informações mais completas na aba SPD, tem  part number diferente do que consta na etiqueta (na foto, a que roda em 800MHz é a da parte inferior), sendo que nenhum dos 2 part numbers aponta para uma memória DDR3 1600:
image.png.1207779626e7244e91063d60d0e6ca2c.png

20210511_145259(1).thumb.jpg.58bbdeba482725c6dfd4fdb25bc9be25.jpg

Que maluquice!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...