Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com bastante dificuldade no desenvolvimento desse programa, principalmente na função nota_maxima, o que puderem me sugerir ou elaborar para que eu progrida no código será de grande ajuda

Faça um programa que execute os passos abaixo:
1. Defina uma struct aluno que armazene um número de matrícula (inteiro) e uma nota (real);
2. Declare um vetor para armazenar os dados de cinco (5) alunos (através da estrutura definida acima);
3. Leia as informações de cinco alunos informados por um usuário através do uso de duas funções que você deve definir, chamadas ler_matricula e ler_nota;
4. A função ler_nota deve garantir que a nota informada esteja entre 0 e 10, pedindo para o usuário informar uma nova nota até que a nota informada esteja dentro do intervalo determinado;
5. Defina uma função float nota_maxima(struct aluno turma[]) que recebe o vetor de alunos e somente retorna a maior nota da turma;
6. Imprima na tela a nota máxima da turma, obtida através do uso da função acima;
7. Armazene a nota máxima da turma em um arquivo de texto chamado turma.txt;
8. A função main deve coordenar a execução do programa. Você pode utilizar typedef se quiser.

Postado
1 minuto atrás, HeisenbergII disse:

@mauro_b estou com dúvida se devo pedir as informações ao usuario na minha int main ou se devo pedi-las nas funções

Isso mesmo devemos definir as funções específicas para cada campo e chama-las de dentro da int main.

Preenchendo o vetor de 5 alunos construindo conforme os quesitos 1,2 do enunciado.

Postado

@mauro_b obrigado pela resposta mauro, mas tu sabe me dizer se existe alguma forma de realizar esse programa usando outra lógica. talvez pedindo para o usuario informar os dados dentro da main algo do tipo?

Postado
agora, HeisenbergII disse:

@mauro_b obrigado pela resposta mauro, mas tu sabe me dizer se existe alguma forma de realizar esse programa usando outra lógica. talvez pedindo para o usuario informar os dados dentro da main algo do tipo?

Sim, mas não é o que está sendo contratado para fazer, digo isso porque o enunciado é o seu contrato definitivo.

Qual a dúvida com relação as funções?

Postado

@mauro_b em relação as funções não há duvida eu consegui faze-las kkkkk o problema é que isso é uma questão de trabalho da faculdade e realizando com base nessa lógica o meu programa ficará igual ao de um colega, sendo assim estou tentando elabora-lo de outra forma para evitar o que os meus professores chamam de "plágio", porém n faço ideia de como proceder provavelmente teria que usar ponteiros mas ficaria mais difícil e como tu disse, fora do que pede o enunciado.

Postado

Depende do conceito de retorno estabelecido, pois existem duas formas de retornar.

O Retorno que se utiliza da palavra-chave return quando a função retorna para quem a chamou com valor.

O Retorno com mudança de valor no parâmetro, nesse caso o parâmetro é um ponteiro.

Contudo, como o contrato é igual então as lógicas colidiram, inevitavelmente, em muitos trabalhos.

Basta ter variáveis de nomes diferentes onde puder e penso que é o suficiente.

Postado

@mauro_b Obrigado pelos conselhos Mauro hahaha, mas é isso mesmo n existem muitas formas pra executar esse trabalho vou realiza-lo da maneira que melhor contempla o que se pede no enunciado. De verdade, foi de grande ajuda nossa conversa, abraço amigo :D

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...