Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou iniciante em programação, meu professor me passou uma avaliação que faz horas que estou quebrando a cabeça e não achei ainda a forma de fazer. (VisualG)

4.Faça um algoritmo para simular um radar e calcular o valor da multa. Leia a velocidade máxima permitida na via e a velocidade com que o motorista estava dirigindo nela e calcule a multa que uma pessoa vai receber, sabendo que são pagos:

a. 50 reais:   se o motorista ultrapassar em até 10km/h a velocidade permitida;

b. 100 reais: se o motorista ultrapassar de 11 a30 km/h a velocidade permitida;

c. 200 reais: se estiver acima de 31km/h da velocidade permitida.

Postado

@Roger de Melo Prado    não vai precisar de Fórmula ,  o que você vai fazer é pegar a velocidade permitida e a em que o motorista estava  usando para isso a função 

leia(variavel)

, e  subtrair  velocidade permitida da velocidade do motorista e usar o comando "se" para decidir se yem multa ou não e qual valor , e depois que você fizer um código sobre esse exercício , poste ele aqui e ajudaremos se precisar corrigir alguma coisa .

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Roger de Melo Prado disse:

@Matheus Dutra meu problema é fazer a "fórmula" pra calcular a multa referente a km/h ultrapassados da velocidade máxima permitida, então estou praticamente na estaca zero mesmo

Poste o código completo do que já conseguiu fazer e informe em qual ponto está travado...

Sobre:

1 hora atrás, Roger de Melo Prado disse:

@Matheus Dutra meu problema é fazer a "fórmula" pra calcular a multa referente a km/h ultrapassados da velocidade máxima permitida, então estou praticamente na estaca zero mesmo

Basicamente vai precisar de estruturas de seleção / desvio condicional, ou em outras palavras, de alguns se.

Veja:

Primeiro você obtém os dados necessários:

2 horas atrás, Roger de Melo Prado disse:

4.Faça um algoritmo para simular um radar e calcular o valor da multa. Leia a velocidade máxima permitida na via e a velocidade com que o motorista estava dirigindo nela e calcule a multa que uma pessoa vai receber, sabendo que são pagos:

Daí faz as verificações:

2 horas atrás, Roger de Melo Prado disse:

a. 50 reais:   se o motorista ultrapassar em até 10km/h a velocidade permitida;

Perceba que a primeira coisa para resolver um problema é entender o problema. No mundo real, quando é que você tomaria multa se fosse seguir os critérios do enunciado?

Pense aí... é quando "quando você ultrapassar o limite máximo". Se o limite é 100, e você passar a 101, você estaria sujeito a tomar multa. Entre 0 e 100 não, certo? Então, ai ele estaria delimitando essa faixa entre 100 e 110 (não inclusos*), ou seja: você vai levar multa e vai tomar essa multa em específico.

Traduzindo para VisualG, seria algo como:

se (velocidadeDoMotorista > velocidadeMaxima) E (velocidadeDoMotorista < velocidadeMaxima+10) entao
  valorMulta <- 50
fimSe

Ou seja: num limite de 100km/h, se passar a 100km/h não entra nessa categoria (na prática não vai definir o valor da multa). Se passar a 101 entra na categoria. Se passar a 109 também. Já se passar a 110 não entra! (Pois estaria fora dessa categoria.)

Pronto... daí define uma próxima categoria. Ex.:

se (velocidadeDoMotorista >= velocidadeMaxima+10) E (velocidadeDoMotorista < velocidadeMaxima+30) entao
  valorMulta <- 100
fimSe

A interpretação deixo contigo... caso necessário, faço ajustes e também implemente a terceira categoria...

Por aí vai.

Qualquer dúvida é só postar.

Lembre-se de postar o código atual completo e em qual parte está com dúvidas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!