Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei as peças pra montar um PC com i5 10400 e Asus TUF GAMING B460M-PLUS (+ SSD NVMe e 2x8 GB 3000 MHz).

Meu uso: não jogo absolutamente nada. Uso o básico, mas como estou estudando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, queria uma máquina com bastante fluidez e que me possibilitasse montar máquinas virtuais, testar SOs e códigos e estudar mais profundamente Data Science (Banco de Dados me interessa bastante).

Mas surgiu uma dúvida: devolvendo parte do que eu comprei, com mais R$ 150 aproximadamente, eu poderia ter um Ryzen 4650 G com AsRock A520M-HDV.

Pelas minhas pesquisas, há ganho em CPU e placa de vídeo integrada se eu fizer a troca. Mas a placa-mãe é bem mais simples

Considerando que:

- Não pretendo fazer upgrades pelos próximos 3 anos;

- Pelo meu uso, a placa de vídeo acaba sendo dispensável (portanto, uma placa integrada melhor me interessa);

- Não pretendo colocar mais que 2 pentes de memória na placa-mãe (por 3 anos vai ser 16 GB com 3000 MHz);

- Qualquer outra placa-mãe que não a AsRock A520M-HDV implica em outros valores, porque essa diferença de R$ 150 só acontece se eu comprar os dois juntos.  

Essa troca vale a pena? Essa placa-mãe mais simples ainda seria uma boa compra?

Postado
6 minutos atrás, daloia disse:

Essa troca vale a pena? Essa placa-mãe mais simples ainda seria uma boa compra?

Não. O 4650 até tem iGPU melhor, mas na parte do processador, é um 3600 piorado, então acaba não tendo vantagem sobre o 10400, por pior que ele seja. Não vale a dor de cabeça.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Não. O 4650 até tem iGPU melhor, mas na parte do processador, é um 3600 piorado, então acaba não tendo vantagem sobre o 10400, por pior que ele seja. Não vale a dor de cabeça.

Agradeço suas considerações. E me desculpe a ignorância, mas por que alguns benchmarks dariam vitória com larga margem pro 4650G, como o PassMark, por exemplo?