Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma R9 380 2GB da XFX, meu irmão tem a mesma placa que a minha porém a dele é 4GB, mas o resto das specs são exatamente a mesma, sem tirar nem pôr, ele vai fazer upgrade no pc dele e como a R9 dele vai ser difícil vender porque al[em de ser um modelo um pouco antigo, está sem as duas ventoinhas que queimaram e ele faz um gato com fans de processador (que por sinal refrigeram a placa muito bem rs), estou pensando em usar no meu pc que tem suporte para crossfire e minha plaquinha de 2GB não segura nada, como vai vir de graça, vale a tentativa, estou ciente de todos os fatores sobre duas GPUS não compensarem, sobre fonte aguentar, adaptadores de fonte e blablabla, mas quero saber apenas sobre o crossfire, se é possível ou não, li em algum lugar que era necessário apenas serem placas do mesmo chip gráfico e mesma arquitetura, mas não achei nada sobre VRAM. Obrigado a todos.

Meu PC

Placa-Mãe: ASRock B450M Steel Legend AM4

Processador: Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz

Water Cooler: Deepcool Gammaxx L120T

Memorias: HyperX Fury RGB 16GB(2x8) 3000MHz DDR4 CL15

Placa de Video: RADEON R9 380 2GB DDR5 256B 990MHZ XFX (placa em desequilíbrio com o CPU e fonte devido a um downgrade que tive que fazer em dezembro.)

Fonte: Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750

Armazenamento 1: SSD M2 XPG SX8100 256GB L-3500MB/s E-1000MB/ (onde o sistema operacional está instalad.)

Armazenamento 2 : HD Sata Seagate Barracuda 4TB (para armazenamento em geral.)

Postado

As placas não precisam ter o mesmo chip gráfico, crossfire funciona diferente de SLI

Postado

Ja@GabrielQuaglio Teoricamente é para funcionar, o Crossfire aceita placas diferentes desde que os chips sejam tecnicamente os mesmos, não importando no caso a quantidade de memoria. Por exemplo: R9 290 4gb e R9 390 8gb ou RX480 4gb e RX580 8gb ou mesmo R9 380 2gb e 4gb. A questão aqui é que não se somam as memorias, se usar uma R9 380 de 2gb com outra R9 380 de 4gb, você ainda terá 2gb de vram, apesar de teoricamente multiplicar a capacidade de processamento.

Como deve saber o funcionamento dependerá do jogo ter ou não suporte. Já usei duas R9 380 2gb em crossfire a alguns anos e o ponto chave é esse, poucos jogos oferecem suporte, alguns vai ter um desempenho melhor desabilitando uma das placas. Na época jogava Fallout 4, GTA V e PUBG. Em Fallout 4 tinha um desempenho excepcional quase dobrando os FPS enquanto no GTA V apesar de aumentar o FPS tinha grandes drops, deixando a experiência bem desagradável.  PUBG era horrível, sendo melhor desativar a segunda placa. 

Agora como você ja tem uma fonte muito boa, placa-mãe com suporte, e a segunda placa. Custa nada montar e testa pra ver se vai te agradar. Mas não espere milagres, e fica alguns conselhos:

Cuidado com as temperaturas da placa que ficará por cima, sua placa-mãe tem formato Micro ATX, sendo assim as placas ficarão bem perto uma da outra, a placa que fica por baixo não terá problemas com temperatura, mas a de cima vai esquentar bastante(a fan puxa o ar quente da placa de baixo). 

Segundo ponto é atentar aos conectores usb 3.0 que ficam abaixo do segundo slot pci express, pode ser que seja necessário desconecta-los.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...