Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente minha fonte queimou (mesmo usando um dps) após uma queda de energia, nisso levei num técnico, expliquei a situação e, como minha casa não tem aterramento, ele recomendou que eu usasse um aterramento eletrônico e nele ligasse o filtro de linha. Isso está correto ? 

Postado

Eu não conhecia esse produto mas já imaginava como ele funciona então pesquisei e tive a certeza: - Ele usa o neutro da sua rede como aterramento. Se tem algo que é condenado no mundo da elétrica é o tal do aterramento no Neutro, é errado, está fora da norma elétrica NBR5410. Vou deixar um vídeo de um técnico que fez um teste, ou seja, não está correto.

https://www.youtube.com/watch?v=J4LOUOzA1ho

• Curtir 1
Postado

"Aterramento" eletrônico é a mesma coisa que abrir a tomada e fazer um jumper do neutro com o terra. Isso é gambiarra perigosa

Pode matar uma pessoa

Nesses casos é melhor ficar sem o aterramento até providenciar um. Compra um pedaço borracha grossa tipo aquelas de prática de artes marciais e coloca o PC em cima disso e evita tocar no gabinete com pés descalços até fazer um bom sistema, preferencialmente TN-S seguindo todos items da NBR 5410

Postado

ah verdade, pegue um aterramento bom, meu aterramento antes era um vagabundo, em conjunto com o meu poste que não tem DPS e cabos de qualidade duvidosa, minha casa quase tinha pegado fogo por conta de uma sobrecarga nos cabos, com um bom aterramento, DPS no poste e cabos de qualidade decente isso não teria acontecido

• Membro VIP
Postado

Qual era esta fonte? E não, não utilize aterramento eletrônico pelos motivos já citados, é gambiarra. Mais fácil então enfiar uma haste de cobre no quintal e aterrar esta tomada aí.

Postado

@Phoenyx A fonte era uma VS500 Corsair.

Entendi, pessoal, então o melhor é esperar até fazer um aterramento de verdade, certo ? (confesso que não conheço a parte técnica do aterramento)

Mas ouvi que, de qualquer forma, um aterramento não teria salvo minha fonte, isso é verdade ?

Postado
29 minutos atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

@Phoenyx A fonte era uma VS500 Corsair.

Entendi, pessoal, então o melhor é esperar até fazer um aterramento de verdade, certo ? (confesso que não conheço a parte técnica do aterramento)

Mas ouvi que, de qualquer forma, um aterramento não teria salvo minha fonte, isso é verdade ?

Contrata um bom eletricista ou tecnico em eletricista

Fala para ele fazer TN-S se possível com IDR. Se ele não souber o que é TN-S ou o que é IDR contrate outro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...