Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Marca: Redragon

Modelo: Surara PRO

Switch: Redragon Optical Blue

Keycaps: Double Shot Injection

Iluminação: RGB

Layout: ABNT2

Formato: Full Size

Data de compra: Dezembro de 2020

Valor pago: R$300

Tempo de uso: 6 MESES

Primeiras impressões

Esteticamente falando, o teclado é bem simples no design, não tem nada de interessante ou chamativo, um teclado retangular comum apenas. Construção da carcaça é feita de plástico que aparenta ser de boa qualidade e possui um cabo USB maleável, não muito fino, revestido de material que não parece ruim em questão de durabilidade. Achei um pouco pesado em comparação a teclados antigos que já tive, o que pode ser bom para ajudar a fixar em um local.

Acompanha 5 switchs para substituição e ferramentas para remoção de keycaps/switchs. De proteção dentro da caixa, veio somente o teclado e os switchs enrolados em plástico bolha. Veio sem nenhum tipo de avaria ou defeito de fabricação visualmente, logo apenas pluguei ao PC e reconheceu sem problemas.

Switchs

Sinceramente quando comprei este teclado, foi mais por necessidade de adquirir um modelo full size e um tanto de curiosidade sobre os switchs ópticos. Na época não havia muitos detalhes sobre estes da Redragon e mesmo assim arrisquei, esperando que fosse ao menos similar a experiência de um teclado mecânico normal.

Ao fazer os testes das teclas, todas elas funcionaram perfeitamente, sem nenhum erro ao digitar ou em jogos. Pude notar que realmente os switchs ópticos são levemente mais rápidos que os normais, principalmente em ações rápidas em jogos de FPS por exemplo. Nesta questão deixo claro que estou comparando a minha experiência com os switchs Outemu Blue do teclado T-Dagger Bora.

Há três detalhes sobre estes switchs que considero negativos.

1: O acionamento das chaves é diferente dos teclados mecânicos normais, pois funcionam através de laser, não que isto seja ruim, mas no Surara PRO em si eu percebi que mesmo sem você terminar de pressionar a tecla a ponto de escutar o "click" (feedback audível/tátil) característico dos modelos Blue, o acionamento ocorre, e para piorar, nem precisa apertar e afundar tanto para escutar o "click", ou seja, devido ao ponto de acionamento ser meio alto, em alguns momentos se você tiver a mania de deixar os dedos um tanto sobrepostos nas teclas, talvez acabe registrando sem querer. E apesar de ser modelo Blue, achei meio leve, macio, e menos barulhento, tanto que lembra um pouco os teclados de membrana em questão de conforto, o que neste caso já prefiro a experiência dos switchs normais se tratando de digitação.

Com pouco tempo de uso já havia reparado nesta questão, logo mandei um email para a Redragon sobre o assunto, para saber se era problema no teclado. Segundo a resposta deles, isto é normal, pois o que aciona as chaves é o laser e não o feedback do switch, o que faz sentido, porém já acho que seja um problema de construção, afinal deveria ser alinhado corretamente o ponto de acionamento. O engraçado é que em todos os reviews previamente vistos nenhum deles mencionou este detalhe ou chegou a prestar atenção nisto.

Ao menos durante todo este tempo o uso continuou normal, sem alteração neste ponto de acionamento das teclas, logo fico aliviado que de fato não se trata de um defeito ou problema.

2: Como são switchs de linha nova, não consegui achar peças de reposição para venda, o que pode ser ruim a longo prazo. Segundo várias análises estes switchs são muito mais duráveis e praticamente imunes a double click. Se ocorrer algum defeito, será provavelmente no emissor de laser do teclado, o que talvez comprometa ele todo.

3: Este detalhe é o que mais me incomoda. Após notar a situação do acionamento antes do "click", resolvi remover um dos switchs para ver se era mal encaixado. As keycaps saem sem problemas, mas os switch em si eu tive um trabalho danado para remover apenas um deles, tanto que quase cheguei a danificar e entortar um dos lados do switch usando as ferramentas. Para minha sorte coloquei no lugar de volta e continuou funcionando. Não sei o que pode acontecer quando eu precisar remover um deles novamente.

Software, funções e iluminação

O primeiro software disponível era apenas na versão ANSI, logo algumas teclas não podiam ser editadas, como o “Ç”, mas depois de uns 2 meses o site da Redragon BR lançou uma versão compatível com o layout ABNT2, que por sinal funciona perfeitamente. Nele se pode configurar cores da iluminação, modos, adicionar macros e mudar o mapeamento em cada tecla. A princípio, nada a reclamar do software na qual julgo bem completo. Algumas vezes, ao trocar o mapeamento de teclas, o reset próprio do software não resolve, tendo que utilizar o atalho “FN + ESC” ou “FN + PrtSc” direto do teclado.

Eu sinceramente não gosto de luzinhas ou RGB no uso normal do PC, então sempre deixo desligado quando possível, e só uso em casos de local muito escuro a ponto de não enxergar as teclas direito. Toda via, a iluminação é bonita e define bem cada tecla, sem algum tipo de vazamento de luz que atrapalhe o ambiente.

Experiência

Apesar dos detalhes sobre o acionamento das teclas que já citei anteriormente, devo dizer que após se acostumar com o teclado evitar fazer força desnecessária, ele se torna muito confortável e bastante rápido para realizar os registros, o que facilita e muito várias situações em jogos que na qual precisar realizar combos de teclas de forma precisa ou até mesmo se locomover de um lado para o outro de forma frenética, sendo este talvez o grande diferencial dos switchs ópticos na prática. Para jogos, sinto que nunca tive um teclado melhor do que este neste quesito.

Na questão de digitação ele também é bom, podendo registrar com bastante precisão todas as letras, porém se a pessoa tem o costume de errar fácil ao digitar e em alguns momentos pensa duas vezes antes de pressionar uma tecla por não ter certeza, o menor deslize pode registrar ela só na passagem dos dedos. Na real não é para tanto, porém o controle de força deve ser aplicado para evitar a situação. No geral, para digitação me sinto melhor usando um teclado mecânico normal, principalmente pela questão do feedback tátil mais presente.

A sensação de uso é meio entranha. Você sente que parece um teclado mecânico e ao mesmo tempo, tem a impressão que está usando um teclado de membrana, com diferença de ser ágil e preciso.

Conclusão

Considerando que no final de tudo o teclado é um modelo de entrada dos switch ópticos, pelo valor pago e pelo que ele oferece ao consumidor, é um excelente custo/benefício para quem é focado em jogar e quer agilidade nas suas ações, porém não o recomendo usar para digitação, principalmente se prefere o feedback tátil e sonoro de um switch blue tradicional.

Eu realmente não sei se vale a pena a compra deste modelo devido à durabilidade, apesar que durante todo este tempo de uso, 6 meses, não tive nenhum problema, só que tenho que lembrar que são os primeiros modelos de teclados da Redragon com switchs ópticos próprios, o que talvez seja mais interessante esperar uma nova linha ou atualização do modelo.

É estranho dizer se gosto ou não do teclado, pois se eu fosse resumir o que penso do teclado na experiência prática, seria apenas “diferente”.

• Curtir 2
  • 1 ano depois...
Postado

UPDATE

No dia 24/07/2022 o teclado apresentou seu primeiro problema após aproximadamente 1 ano e 7 meses de uso.

Sintoma: A fileira inteira das teclas inferiores, que vai da tecla "Ctrl" até o "," do numpad, simplesmente começaram a falhar e não registram mais os comandos, mas as vezes voltam a funcionar por tempo indeterminado (podendo ser alguns minutos ou horas).

Conferi tudo que eu podia e fiz todos os procedimentos que a Redragon sugeriu ao entrar em contato com ela relatando o ocorrido (inclusive mudanças de firmware). A última tentativa foi com a ajuda de um conhecido trocar os capacitores da placa e realizar um tipo de re-soldagem (sinceramente não sei o termo correto) em todos os componentes na parte traseira, mas infelizmente nada resolveu e o problema persistiu.

Mesmo sem os switchs e testando a PCB "crua" ao ativar apenas os sensores de cada tecla, a fileira inferior simplesmente mostrou que funciona "quando quer", logo o problema está na placa em si.

Infelizmente passado o tempo da garantia, a última alternativa seria enviar para a Redragon o teclado para ela realizar os reparos comigo arcando todas as despesas necessárias e infelizmente ela não vende separadamente apenas a PCB. Sinceramente não quero correr o mesmo risco, então deixarei como está...

Vale ressaltar que pesquisando por aí encontrei mais pessoas relatando o mesmo problema e até onde sei, nenhuma conseguiu resolver.

Uma pena o ocorrido, afinal havia me apegado muito ao teclado.

Enfim...

Tempo de uso: 1 ano e 7 meses

Valor pago: R$300

Custo médio por dia: R$0,52 (Não é TekPix, mas custou menos de R$1 por dia)

Compraria novamente este modelo? Devido ao medo de ocorrer o mesmo problema após o tempo de garantia, a resposta é não.

Compraria novamente da fabricante Redragon: Apesar do teclado ter tido este problema, meu mouse antigo da mesma marca se mostrou bem duradouro funcionando até hoje sem alguma alteração significativa no desempenho. Logo é provável que eu compre algum produto da Redragon novamente se houver um preço chamativo, mas exclusivamente teclados creio que não.

Me arrependo de ter comprado? Não! Desde o início sabia que era um modelo teoricamente novo no mercado com tecnologia experimental de baixo custo.

Considerações finais: Minha maior frustração nisto tudo é ver que a tecnologia usada, apesar de ter funcionado muito bem na proposta e ter oferecido uma experiência muito agradável enquanto usava durante todo este tempo, o defeito foi a baixa qualidade de produção da placa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!