Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de fans boas


Posts recomendados

Tô tendo um problema sério de temperatura com meu PC. Meu Ryzen 5 3500x tá extremamente quente, médias a cima de 65º em idle (sem nada aberto), com vários picos acima de 70 e até de 80º. Jogando, ele passa fácil de 80º. A Minha placa de vídeo (RX 580 8Gb) também está bem quente... então decidi dá um fim nesse problema. Meu gabinete (Dragoon R) tem uma circulação razoável, mas na frente ele é bem fechado, o que prejudica a passagem de ar. Para tentar resolver isso, comprei um cooler novo (Gammaxx GTE V2), pasta térmica (Cooler Master MasterGel Pro) e tava querendo colocar umas fans, já q ele n tem nenhuma.

 

Queria alguma indicação de fans boas e que reduzam a temperatura. Não ligo para RGB ou frufru de LED, quero modelos que não sejam absurdamente caros e que ajudem na redução das temperaturas. Meu foco é apenas na refrigeração, não me importo com estética, se souberem alguns, pf me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Ventoinhas você pode comprar por marca e especificações. Se quiser algo mais robusto fica a seu critério, mas no geral eu compro das mais simples para meus clientes e elas duram quase ad aeternum. As especificações ideais são 40 ou mais CFM de fluxo de ar e abaixo de 28 dB de ruído. Marcas boas são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Use este filtro para procurar na kabum se quiser.

Esta ventoinha eu usei para montar um PC ontem e como sempre funcionou perfeitamente e manteve a temperatura dentro do esperado, sem ruído anormal: Cooler FAN Deepcool XFan 120, 120mm, Preto - DP-FDC-XF120 - R$ 21,90

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então manin... as fans eu conheço duas com muito desempenho, tem as masterfan da cooler master, as de 120mm fazem um bom vento e são silenciosas, as sicjeflow também são bem silenciosas e fazem um bom vento, mas se você quiser um uma fan pra jogar uma tonelada de vento pra dentro do seu pc compra as fans Delta de servidor no alixpress, as ***** são ignorante, fazem barulho, qse voam se você ligar ela e n prender, mas em 100% elas fazem bastante barulho

master fan 120

https://www.amazon.com.br/Cooler-gabinete-cooler-master-masterfan/dp/B07GKQF1GD/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=cooler+master+mf120r&qid=1622119211&sr=8-2

Delta 120

https://pt.aliexpress.com/item/754935819.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.2daf31b9F92mpP&algo_pvid=8a55ecd8-7efb-487a-9322-d6cf0b6438c5&algo_expid=8a55ecd8-7efb-487a-9322-d6cf0b6438c5-5&btsid=0bb0622e16221192639334852e3207&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

a delta n recomendo mais de uma porque ela faz muito barulho, mas a da cooler master eu coloquei 3 de 140 no meu pc e ficou mt bom, meu 2600 n passa de 60C

IMG_20210514_073929.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei alguns modelos e um da Cooler Master me interessou bastante, na Amazon. Vocês sabem se é bom?

O que me chamou a atenção é a rotação de 62 CFM, muito boa para o preço, além de não ter um ruído absurdo (27dB na potência máxima). Além disso, a Amazon dá frete grátis pelo prime (moro no Nordeste e o frete para as fans na Pichau  e Kabum é +- 20-R$30 e na Terabyte quase R$50) 

https://www.amazon.com.br/Para-Gabinete-Sickleflow-120Mm-Mfx-B2Dn-18Npc-R1/dp/B08D6KB5BR/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Cooler%2BMaster%2BSickleFlow&qid=1622120545&s=computers&sr=1-4&th=1

 

À título de comparação, a Kabum vende um Kit com 3 dessa fans ( mas o modelo RGB ) por R$289 + 21 de frete, totalizando R$310, ou seja, mais de R$100 por fan. Na Amazon a fan custa praticamente metade disso e a única diferença é ser um LED apenas azul, em vez de um RGB.

https://www.kabum.com.br/produto/129925/kit-3-cooler-fan-cooler-master-sickleflow-360mm-3x-120mm-argb-mfx-b2dn-183pa-r1?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo27t-DmaGRQQe3hZzeBCYvMbagCRdbJ64CWRXEfL-r8XOwbtjc64B0aAnVaEALw_wcB

 

Ainda estou pesquisando outros modelos, mas esse me chamou muito a atenção pela questão do preço, qualidade e CFM. Se comprar, com certeza irei na Amazon, pois não sou louco de pagar o dobro somente um RGB kkkk

 

Desde já, obrigado pela atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 O scickleflow é muito bom, mas está caro na Amazon. Se estiver comprando alguma outra coisa na Kabum, compre ele lá para aproveitar o frete. Caso contrário a Amazon será a melhor opção só por causa do frete: https://www.kabum.com.br/produto/130709/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-mfx-b2nn-18npk-r1?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo2VRwEqXw3TdmsqrkiSJd9aOaQW2JZY4viusZXTx6NXnGnbQkIBvdMaAtXkEALw_wcB

 

15 minutos atrás, game350 disse:

À título de comparação, a Kabum vende um Kit com 3 dessa fans ( mas o modelo RGB ) por R$289 + 21 de frete, totalizando R$310, ou seja, mais de R$100 por fan. Na Amazon a fan custa praticamente metade disso e a única diferença é ser um LED apenas azul, em vez de um RGB.

https://www.kabum.com.br/produto/129925/kit-3-cooler-fan-cooler-master-sickleflow-360mm-3x-120mm-argb-mfx-b2dn-183pa-r1?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo27t-DmaGRQQe3hZzeBCYvMbagCRdbJ64CWRXEfL-r8XOwbtjc64B0aAnVaEALw_wcB

Você não falou que não ia usar RGB e firulas? Não entendi, pois modelos RGB tem que ser comparados com outros RGB também, pois são bem mais caros do que os que não tem.

16 minutos atrás, game350 disse:

Ainda estou pesquisando outros modelos, mas esse me chamou muito a atenção pela questão do preço, qualidade e CFM. Se comprar, com certeza irei na Amazon, pois não sou louco de pagar o dobro somente um RGB kkkk

Se seu gabinete tem frente fechada, tente equilibrar o fluxo mais para positivo (uma ventoinha a mais como intake). Assim você evita sufocá-lo.

E CFM quando passa dos 40 já começa a fazer pouca diferença se tiver pelo menos 3 ventoinhas e boa abertura para a passagem de ar. 60 promete fazer muita diferença (50% a mais de arrefecimento), mas o ganho efetivo será de uns 10%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, game350 disse:

Olhei alguns modelos e um da Cooler Master me interessou bastante, na Amazon. Vocês sabem se é bom?

O que me chamou a atenção é a rotação de 62 CFM, muito boa para o preço, além de não ter um ruído absurdo (27dB na potência máxima). Além disso, a Amazon dá frete grátis pelo prime (moro no Nordeste e o frete para as fans na Pichau  e Kabum é +- 20-R$30 e na Terabyte quase R$50) 

https://www.amazon.com.br/Para-Gabinete-Sickleflow-120Mm-Mfx-B2Dn-18Npc-R1/dp/B08D6KB5BR/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Cooler%2BMaster%2BSickleFlow&qid=1622120545&s=computers&sr=1-4&th=1

 

À título de comparação, a Kabum vende um Kit com 3 dessa fans ( mas o modelo RGB ) por R$289 + 21 de frete, totalizando R$310, ou seja, mais de R$100 por fan. Na Amazon a fan custa praticamente metade disso e a única diferença é ser um LED apenas azul, em vez de um RGB.

https://www.kabum.com.br/produto/129925/kit-3-cooler-fan-cooler-master-sickleflow-360mm-3x-120mm-argb-mfx-b2dn-183pa-r1?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo27t-DmaGRQQe3hZzeBCYvMbagCRdbJ64CWRXEfL-r8XOwbtjc64B0aAnVaEALw_wcB

 

Ainda estou pesquisando outros modelos, mas esse me chamou muito a atenção pela questão do preço, qualidade e CFM. Se comprar, com certeza irei na Amazon, pois não sou louco de pagar o dobro somente um RGB kkkk

 

Desde já, obrigado pela atenção 

eu tenho 3 sickeflow de 120 e 3 de 140. são silencionas e fazem bastante vendo, como eu disse lá em cima, meu processador e placa nem esquenta mais. processador e placa de vídeo n passam de 60 (temperatura ambiente 23~25c e curva de fans na placa de vídeo configurada para ficar a 100% de 65c)

24 minutos atrás, game350 disse:

Olhei alguns modelos e um da Cooler Master me interessou bastante, na Amazon. Vocês sabem se é bom?

O que me chamou a atenção é a rotação de 62 CFM, muito boa para o preço, além de não ter um ruído absurdo (27dB na potência máxima). Além disso, a Amazon dá frete grátis pelo prime (moro no Nordeste e o frete para as fans na Pichau  e Kabum é +- 20-R$30 e na Terabyte quase R$50) 

https://www.amazon.com.br/Para-Gabinete-Sickleflow-120Mm-Mfx-B2Dn-18Npc-R1/dp/B08D6KB5BR/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Cooler%2BMaster%2BSickleFlow&qid=1622120545&s=computers&sr=1-4&th=1

 

À título de comparação, a Kabum vende um Kit com 3 dessa fans ( mas o modelo RGB ) por R$289 + 21 de frete, totalizando R$310, ou seja, mais de R$100 por fan. Na Amazon a fan custa praticamente metade disso e a única diferença é ser um LED apenas azul, em vez de um RGB.

https://www.kabum.com.br/produto/129925/kit-3-cooler-fan-cooler-master-sickleflow-360mm-3x-120mm-argb-mfx-b2dn-183pa-r1?gclid=Cj0KCQjwhr2FBhDbARIsACjwLo27t-DmaGRQQe3hZzeBCYvMbagCRdbJ64CWRXEfL-r8XOwbtjc64B0aAnVaEALw_wcB

 

Ainda estou pesquisando outros modelos, mas esse me chamou muito a atenção pela questão do preço, qualidade e CFM. Se comprar, com certeza irei na Amazon, pois não sou louco de pagar o dobro somente um RGB kkkk

 

Desde já, obrigado pela atenção 

se for pegar o modelo rgb fica de olho se o kit de fan tem controlador de fans, sua placa-mãe n deve ter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@game350 O scickleflow é muito bom, mas está caro na Amazon.

Na Kabum está R$49,90, na Amazon, R$52,90, é uma diferença de apenas R$3 por fan, que acaba sendo compensada pelo preço do frente de quase R$30.

 

53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você não falou que não ia usar RGB e firulas?

Na verdade, eu falei que não me importo com a questão estética. Quero alguma fan que tenha qualidade boa, independentemente de RGB ou LED. Não é que eu não goste disso, mas quero evitar fans que sejam caras pelas "luzes" e seja pouco eficiente na refrigeração.

 

53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se seu gabinete tem frente fechada, tente equilibrar o fluxo mais para positivo (uma ventoinha a mais como intake). Assim você evita sufocá-lo.

Ele tem suporte para 3 fans na frente, mas na parte frontal há apenas uma abertura na lateral direita e uma na parte inferior para entrada de ar, então creio que não seja eficiente colocar alguma fan, porque a diferença será mínima. Pretendo colocar 3 (2 na parte superior e 1 atrás). De que forma eu deveria organizá-las para equilibrar o fluxo? porque esses locais são usados, em geral, para exaustão...

Fotos da abertura lateral e inferior do gabinete, respectivamente.

2021141754_Lateraldireita.png.17e3aef42dacf8bf2a638c41f0654a1b.png

492999214_InferiorGabinete.png.1c433cd756fc59c7bb20d4c2430b36e9.png

 

Será que colocar 3 fans na parte frontal terá alguma eficiência na refrigeração ou essa abertura é tão pequena q não mudará nada?

47 minutos atrás, aspiranteGamer disse:

eu tenho 3 sickeflow de 120 e 3 de 140. são silencionas e fazem bastante vendo, como eu disse lá em cima, meu processador e placa nem esquenta mais.

 

Citação

se for pegar o modelo rgb fica de olho se o kit de fan tem controlador de fans, sua placa-mãe n deve ter

 

Não irei pegar o RGB, porque é o dobro do preço, vou no de LED azul mesmo... Não entendo muito bem de hardware (tanto que levarei o pc em uma assistência pra fazer a instalação das fans, cooler e troca da pasta térmica), então queria saber se preciso comprar algo a mais (algum cabo, adaptador ou controladora) ou o que vai ser necessário já vem com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, game350 disse:

Ele tem suporte para 3 fans na frente, mas na parte frontal há apenas uma abertura na lateral direita e uma na parte inferior para entrada de ar, então creio que não seja eficiente colocar alguma fan, porque a diferença será mínima. Pretendo colocar 3 (2 na parte superior e 1 atrás). De que forma eu deveria organizá-las para equilibrar o fluxo? porque esses locais são usados, em geral, para exaustão...

Fotos da abertura lateral e inferior do gabinete, respectivamente.

Veja bem, sem ventoinhas na frente seus componentes vão assar. O único local que pode prover ar frio é o painel frontal, então não importa a disposição das demais ventoinhas, se não tiver nenhuma ali, em especial na parte mais baixa, você sufocará o gabinete. Veja as fotos abaixo para entender qual é a posição correta:

 

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Veja bem, sem ventoinhas na frente seus componentes vão assar. O único local que pode prover ar frio é o painel frontal, então não importa a disposição das demais ventoinhas, se não tiver nenhuma ali, em especial na parte mais baixa, você sufocará o gabinete. 

 

Pelas duas fotos que mandei, você acha que as aberturas são suficientes para uma entrada ok de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As melhores posições e as primeiras que você tem que preencher são a mais baixa do painel frontal e a traseira. À partir disso pode preencher a segunda posição do painel frontal e em seguida o tampo superior. Tente sempre instalar ventoinhas aos pares, nunca em números ímpares, evitando assim um fluxo desequilibrado. Por seu gabinete ter pouca passagem de ar no painel frontal, talvez seja interessante fazer o controle de velocidade de forma que as ventoinhas do painel frontal tenham um pouco mais de força do que as de trás e de cima. Se quiser controlar as de entrada e saída separadamente, recomendo que adquira também um HUB de ventoinhas da Deepcool, modelo FH-04 (tem baratinho na kabum, terabyteshop e pichau). Assim você liga até 4 ventoinhas em cada saída de ventoinhas da MB.

44 minutos atrás, game350 disse:

Não irei pegar o RGB, porque é o dobro do preço, vou no de LED azul mesmo... Não entendo muito bem de hardware (tanto que levarei o pc em uma assistência pra fazer a instalação das fans, cooler e troca da pasta térmica), então queria saber se preciso comprar algo a mais (algum cabo, adaptador ou controladora) ou o que vai ser necessário já vem com ele?

Só vai precisar do FH-04 que citei acima. Terá que conferir antes quantas saídas para ventoinhas tem na sua MB e à partir daí planejar se vai usar só um HUB ou mais. 

Sobre levar na assistência eu recomendo que pondere. Se não tem costume de usar o serviço deles e não conhece o trabalho deles, talvez seja melhor fazer você mesmo a instalação. Ventoinhas são bem fáceis de instalar e gastam pouco tempo para isso. Tomar o cuidado de passar o cabo de forma que não esbarre nas hélices de outras ventoinhas (especialmente as da CPU), certificar-se de usar HUB ou splitters corretamente distribuindo de maneira que as ventoinhas de entrada e saída sejam controladas separadamente, certificar-se de instalar corretamente o cooler da CPU e passar a quantidade certa de pasta térmica, tudo isso são cuidados que comumente são ignorados por profissionais pouco qualificados.

8 minutos atrás, game350 disse:

Pelas duas fotos que mandei, você acha que as aberturas são suficientes para uma entrada ok de ar?

Suficientes? Não. Seria ideal que a frente fosse em mesh, que é a melhor forma de ventilar qualquer gabinete. Como você não tem muitas opções a não ser fazer novos furos manualmente no painel frontal (aplicando algum filtro depois) ou trocar o gabinete inteiro, eu recomendo que pelo menos teste com as ventoinhas no lugar antes de decidir o que vai fazer. Alternativamente você também pode comprar um gabinete logo de uma vez se achar um bom investimento. Eu pessoalmente prefiro um gabinete adequado, mas vai do quanto você quer e pode gastar. Recortar orifícios redondos no painel frontal para a passagem de ar e filtrá-los sempre será uma boa opção, mas aí já depende de sua disposição e habilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

As melhores posições e as primeiras que você tem que preencher são a mais baixa do painel frontal e a traseira. 

A posição da fan mais baixa do painel frontal no meu gabinete fica bem abaixo da altura dos componentes. Ela fica virada para o local onde fica a fonte. O fato de ela estar muito abaixo dos componentes me preocupa, será que ela vai conseguir refrigera eles de fato?1508310443_WhatsAppImage2021-05-27at12_09_33.thumb.jpeg.7ce58eb1c2aa788a295eb7b1d80f7a07.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, game350 disse:

A posição da fan mais baixa do painel frontal no meu gabinete fica bem abaixo da altura dos componentes. Ela fica virada para o local onde fica a fonte. O fato de ela estar muito abaixo dos componentes me preocupa, será que ela vai conseguir refrigera eles de fato?

Você viu as imagens? Pense como funciona a física disso. Ar frio é pesado, fica embaixo, ar quente é leve, fica em cima. Retirar o ar da parte mais baixa do gabinete e retirá-lo por cima é a forma mais eficiente de ventilar todos os componentes. Se colocar só a ventoinha mais alta do painel frontal verá sua GPU subir de temperatura drasticamente. Observe também que a posição correta de instalação da fonte é com a ventoinha voltada para baixo, admitindo ar pela perfuração que tem na base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Pelo que vi, você entende bem dessa parte de refrigeração. Teria como me ajudar? Vou instalar 2 fans novas no meu PC (modelo Af120 - Azul), eu queria saber se vou precisar de cabos adicionais ou se os que vem com ele e a fontem bastam. Minha placa-mãe é uma A320

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Só vai precisar do FH-04 que citei acima.

No meu caso, eu terei que comprar isso também? Eu quero poder controlar a velocidade das fans, ou deixar automatizado de acordo com a temperatura.

Queria saber também a diferença de ligar as fans na placa-mãe ou na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vibezz tá, ligar na fonte significa todas as ventoinhas rodando a 100% da velocidade 100% do tempo. Seu modelo exato de MB é essencial para sabermos quantas ventoinhas ela suporta que sejam controladas via software. Se tiver apenas uma saída para ventoinhas (bem comum em MBs básicas como as A320), você pode usar um splitter ou HUB para expandir isso para quantas quiser. O problema é que você só controlará a velocidade geral, não individualmente. Idealmente ter duas saídas de ventoinhas na MB permite diferenciar a velocidade das de entrada da velocidade das de saída de ar, equilibrando melhor o fluxo de ar. Se seu gabinete for "mesh front panel" pode deixá-las na mesma velocidade, mas se tiver frente fechada é melhor aumentar um pouco a velocidade das ventoinhas de entrada (sempre as do painel frontal). Nesse caso só é possível fazer isso com duas saídas na MB e HUBs/splitters que dividam igualmente a carga. O modelo Deepcool FH-04 geralmente permite a maior flexibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!