Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suporte de memórias por processadores e placa-mãe


Posts recomendados

E ai Galera.

Eu tenho uma dúvida que parece bem boba, mas as informações dos fabricantes são tão confusas que acabo por não ter certeza dos meus conhecimentos;

Tenho uma placa-mãe que suporte memórias em velocidades de até 4133 mhz
Tenho um par de  memórias de 2x16gb com velocidade de 3200mhz
Vou dar um upgrade de memórias no meu PC, e fui buscar no site da Intel, se o meu processador trabalha com canal triplo, poque a ideia era pegar um novo pente de 32gb

E notei uma coisa, eles trabalham com 1 canal, 2 canais 3 canais e canal flexível, o que seria esse canal flexivel?
A minha placa-mãe trabalha com dual channel, se eu colocar 3 memórias, como ficaria o desempenho

Além disso, notei  que o tipo de memória indicado no site da Intel fala em DDR4-2666 isso indica a frequência máxima ou mínima da memória RAM que o processador suporta? Nesse caso eu teria uma memória de 3200mhz, mas estou trabalhando apenas com 2666mhz ?

Placa-mãe: https://rog.asus.com/br/motherboards/rog-maximus/rog-maximus-x-formula-model/
Processador: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/126684/intel-core-i78700k-processor-12m-cache-up-to-4-70-ghz/specifications.html
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Flex é quando você usa memórias de tamanhos diferentes. Fica um desempenho pouco melhor do que o single, mas não como um dual. Com 3 pentes de memória, você tem um dual channel nos primeiros 2 pentes e o terceiro trabalha em single. Agora se você tem 2 pentes de 16GB e coloca outro de 32GB, é possível ativar o dual channel pois cada canal teria 32GB iguais.

Isso como me ensinaram aqui rsrs.

1600916149_dualchannel.jpg.f6b0a1bb8b1cf5aae25e4ac6d0662ef7.jpg

 

20 minutos atrás, jerfesonguerreiro disse:


Além disso, notei  que o tipo de memória indicado no site da intel fala em DDR4-2666 isso indica a frequência máxima ou mínima da memória RAM que o processador suporta? Nesse caso eu teria uma memória de 3200mhz, mas estou trabalhando apenas com 2666mhz ?
 

O valor mais baixo é o clock base. O valor mais alto é o valor em overclock de fábrica, que você ativa pelo XMP ou DOCP.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Math.Pi disse:

Flex é quando você usa memórias de tamanhos diferentes. Fica um desempenho pouco melhor do que o single, mas não como um dual. Com 3 pentes de memória, você tem um dual channel nos primeiros 2 pentes e o terceiro trabalha em single. Agora se você tem 2 pentes de 16GB e coloca outro de 32GB, é possível ativar o dual channel pois cada canal teria 32GB iguais.

Isso como me ensinaram aqui rsrs.

1600916149_dualchannel.jpg.f6b0a1bb8b1cf5aae25e4ac6d0662ef7.jpg

 

O valor mais baixo é o clock base. O valor mais alto é o valor em overclock de fábrica, que você ativa pelo XMP ou DOCP.

Show perfeito, obrigado pela resposta.
Pena que a intel não garanta essa questão da frequência (de conseguir chegar nas frequências mais altas), tava conversando com um colega, e tem uma galera com raiva por causa disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jerfesonguerreiro disse:

Além disso, notei  que o tipo de memória indicado no site da Intel fala em DDR4-2666 isso indica a frequência máxima ou mínima da memória RAM que o processador suporta? Nesse caso eu teria uma memória de 3200mhz, mas estou trabalhando apenas com 2666mhz ?

Ignore esse número da Intel, esse valor apenas serve para propósitos de acionar a garantia; o processador roda muito bem com o valor padrão de 2133, assim como é quase certeza que vá rodar bem acima do "máximo" de 2666.

 

Quanto a qual valor está rodando no seu PC, isso depende do que você configurou na placa-mãe. Se habilitou o XMP, provavelmente está rodando no perfil do pente de 3200. 

 

27 minutos atrás, jerfesonguerreiro disse:

Pena que a intel não garanta essa questão da frequência (de conseguir chegar nas frequências mais altas)

Ela não "garante", mas na prática você consegue sim frequências muito maiores. Na real que o pente e a placa-mãe que vão ser o fator limitante, o processador só vai começar a chiar e passar a ser o problema próximo da casa dos 4500~5000mhz.

 

28 minutos atrás, jerfesonguerreiro disse:

tava conversando com um colega, e tem uma galera com raiva por causa disso.

Que... quem são essas pessoas?? Tudo bem reclamar pela Intel não permitir overclock na RAM em placas não Z (coisa que ela mudou na última geração, por sinal), mas reclamar porque não garante frequência mais alta é muito mimimi.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!