Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu SSD de 480 GB está lotado, então vou precisar comprar um de 960 GB.

O Kingston A400 está R$ 660,00 e o A2000 está R$ 850,00.

O A2000 tem velocidade de 2200/2000 MB/s, e o A400 tem velocidade de 500/450 MB/s. Essa velocidade faz diferença no uso?

Uso o computador pra acessar a Internet, programar sistemas Web, produzir músicas e editar alguns vídeos (só que as músicas e os vídeos eu armazeno no HD...) 

Postado
1 hora atrás, Rafael Timbu disse:

O Kingston A400 está R$ 660,00 e o A2000 está R$ 850,00.

Primeiro tem que ver se sua MB tem entrada m.2 Nvme, porque os A400 são SATA,  o slot é diferente. No seu lugar compraria um HD convencional de alta performance(aqueles com cache de 256mb tem velocidade de 220 mb/s, comparado com um SSD SATA que vai a 550 mb/s).Pelo valor dá para comprar um de 4Tb

E se faz diferença depende muito da aplicação.A maioria apenas carrega na RAM e depois o i/o(input/output) é muito baixo, então na minha opinião só faria diferença se forem planilhas ou renderização CAD, por exemplo.

Postado
3 minutos atrás, PedraX disse:

Primeiro tem que ver se sua MB tem entrada m.2 Nvme, porque os A400 são SATA,  o slot é diferente. No seu lugar compraria um HD convencional de alta performance(aqueles com cache de 256mb tem velocidade de 220 mb/s, comparado com um SSD SATA que vai a 550 mb/s).Pelo valor dá para comprar um de 4Tb

A placa-mãe é uma ASUS A320M-C R2.0, tem entrada NVMe sim.

Agora, trocar um SSD por um HD?? Não é mais lento?

Postado

No caso @PedraXquis dizer pra você deixar o ssd pro Sistema operacional, e adquirir  um hd convencional só pra armazenamento de arquivos, visto que com o preço de um SSS você compra um HD com muito mais espaço, levando em consideração que você ja  tem um SSD pro Windows.

• Curtir 1
Postado
agora, MARLON LACERDA disse:

No caso @PedraXquis dizer pra você deixar o ssd pro Sistema operacional, e adquirir  um hd convencional só pra armazenamento de arquivos, visto que com o preço de um SSS você compra um HD com muito mais espaço, levando em consideração que você ja  tem um SSD pro Windows.

Sim, mas já está assim. O SSD do sistema operacional está ocupando 373 GB, só tem 73 GB livre.

Daí eu tenho um HD de 1 TB pros arquivos particionado em 2 de 512 MB. Uma das partições está lotada e a outra tá na metade.

Postado
6 minutos atrás, MARLON LACERDA disse:

deixa ele só pro Sistema operacional, não vai prejudicar o carregamento do Windows ou  abertura de programas que tiverem instalado neles.

Eu sei, mas esse do sistema operacional já está lotado. É de 480 MB. Preciso de um maior.

Postado
2 horas atrás, Rafael Timbu disse:

Eu sei, mas esse do sistema operacional já está lotado. É de 480 MB. Preciso de um maior.

Passe arquivos e/ou aplicações para o HD convencional.

Sua pergunta deveria ser:tem diferença na prática de um SSD SATA e um M.2 NVme?

Bom o dinheiro é seu e pode decidir por conta própria. Tenho uma configuração parecida: SSD M.2 NVMe e HD convencional(tinha um SSD SATA antes). O que posso dizer é o seguinte: não vai notar muita diferença do SATA para o NVme, isso só seria sentido se suas aplicações forem de muito i/o de dados, tipo banco de dados, planilhas ,etc.A maioria das aplicações só usa i/o no carregamento, depois não tem diferença.

Postado
18 minutos atrás, PedraX disse:

Passe arquivos e/ou aplicações para o HD convencional.

Sua pergunta deveria ser:tem diferença na prática de um SSD SATA e um M.2 NVme?

Bom o dinheiro é seu e pode decidir por conta própria. Tenho uma configuração parecida: SSD M.2 NVMe e HD convencional(tinha um SSD SATA antes). O que posso dizer é o seguinte: não vai notar muita diferença do SATA para o NVme, isso só seria sentido se suas aplicações forem de muito i/o de dados, tipo banco de dados, planilhas ,etc.A maioria das aplicações só usa i/o no carregamento, depois não tem diferença.

Ah, o que você diz é pra instalar apenas o sistema operacional no SSD e os programas no HD, é isso?

Postado
3 horas atrás, Rafael Timbu disse:

instalar apenas o sistema operacional no SSD e os programas no HD, é isso?

Perfeitamente.O procedimento deve ser o seguinte: primeiro instale o novo HD, formate-o e deixe as partições prontas.2Tb deve ter 4 partições, fica mais rápido com mais partições.

Depois prepare um pendrive de recuperação do sistema. Deve ter um mínimo de 8Gb e o ideal é 16Gb. Com esse pendrive pronto pode optar por duas situações:

Se tiver movido todas as partições que voce precisa para o novo HD poderá fazer uma instalação "limpa" usando o pendrive(formatará o SSD).

Ou então pode optar pela recuperação direta e com a opção "manter pastas e arquivos".

Ambas deixarão o sistema como novo.

Aliás deve procurar no discoC: se não tem algum "resquício" de instalações Windows.old, isso aparece na partição C:, cada uma dessas pode ocupar até 30GB e pode ser por isso que está cheio, pois cada atualização gera essa pasta Windows.old

Postado
6 minutos atrás, PedraX disse:

Perfeitamente.O procedimento deve ser o seguinte: primeiro instale o novo HD, formate-o e deixe as partições prontas.2Tb deve ter 4 partições, fica mais rápido com mais partições.

Depois prepare um pendrive de recuperação do sistema. Deve ter um mínimo de 8Gb e o ideal é 16Gb. Com esse pendrive pronto pode optar por duas situações:

Se tiver movido todas as partições que voce precisa para o novo HD poderá fazer uma instalação "limpa" usando o pendrive(formatará o SSD).

Ou então pode optar pela recuperação direta e com a opção "manter pastas e arquivos".

Ambas deixarão o sistema como novo.

Aliás deve procurar no discoC: se não tem algum "resquício" de instalações Windows.old, isso aparece na partição C:, cada uma dessas pode ocupar até 30GB e pode ser por isso que está cheio, pois cada atualização gera essa pasta Windows.old

Com os programas todos instalados no SSD não ficaria mais rápido?

Postado
6 minutos atrás, Rafael Timbu disse:

Com os programas todos instalados no SSD não ficaria mais rápido?

Fica sim. Mas deve separar o que é programa dos dados . Dados são lidos apenas uma vez no começo e gravados uma vez no fim.

Se o SSD é de 480GB pode separar em duas partições: uma de 100GB para o Windows e o restante em outra partição para as aplicações e os games.

Eu faço desse jeito aí.Fica bem prático porque se der pau no sistema os dados ficam todos separados.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...