Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou visando fazer um upgrade do meu i7 4770(guerreiro), mas vou manter minha GTX 1060 6gb e um HD 1tb barracuda. A maior dúvida seria, existe alguma recomendação mais equilibrada? Fiz o cálculo por um site e me recomendou que uma fonte de 500W aguentaria tal setup.. Já tenho uma corsair CX 500, esta aguentaria??

Segue o setup que estou querendo pegar:

Water Cooler Corsair H100X Hydro Series, 240mm 

SSD XPG SX6000 Lite, 1TB, M.2, PCIe, NVMe 

(2x) Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 3000Mhz DDR4 

Placa-Mãe Asus TUF Gaming B460-PRO (Wi-Fi), Intel LGA 1200 

Processador Intel Core i7-10700K, Cache 16MB, 3.8GHz (5.1GHz Max Turbo

Aceito recomendações.. o orçamento seria 5.9k aproximadamente.

Postado

@parisi18 Use esta ferramenta para calcular seu consumo: https://outervision.com/power-supply-calculator

Se sua fonte for corsair de 500 W, com escrito em verde, recomendo a substituição. Essas verdes antigas tem projeto muito antiquado e ineficiente. Se for da de escrito cinza aí é 550W, então já é tranquilo.

20 minutos atrás, parisi18 disse:
  1. Water Cooler Corsair H100X Hydro Series, 240mm 
  2. SSD XPG SX6000 Lite, 1TB, M.2, PCIe, NVMe 
  3. (2x) Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 3000Mhz DDR4 
  4. Placa-Mãe Asus TUF Gaming B460-PRO (Wi-Fi), Intel LGA 1200 
  5. Processador Intel Core i7-10700K, Cache 16MB, 3.8GHz (5.1GHz Max Turbo
  1. Não pegue WC, é furada. Um bom air cooler dura mais, resfria do mesmo tanto e faz menos ruído na maioria dos casos. Os que recomendo são os abaixo, bem como os noctua e os Scythe.
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
  2. Pegue o M.2 NVMe mais barato das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Velocidade em NVMe não faz diferença quase nenhuma no uso diário, mesmo quando é "teoricamente" o dobro. Muita gente compra o mais veloz possível (pagando caro) sem saber que não vai ter diferença no desempenho para aplicações domésticas. Se o que escolheu estiver com bom preço pegue ele mesmo, mas compare antes de fechar.
  3. Se tiver achado essa memória por bom preço, ok. Caso contrário compre a mais barata das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG com 3000+ MHz. Pessoalmente eu prefiro 3200 MHz. Use este filtro para facilitar sua pesquisa.
  4. Não recomendo MB com Wi-Fi integrado. Geralmente custa mais caro do que uma placa PCI-e ou USB de qualidade superior. Acrescenta ponto de falha na MB também, que é sempre negativo. 
  5. Eu adquiriria hoje um Ryzen 5 5600X (em promoção muito boa na Kabum, compre rápido) e combinaria ele com uma MB Asus TUF Gaming B550M-Plus, MSI MAG B550M Bazooka ou Gigabyte B550M DS3H, a que estiver mais barata. Só para constar, o R5 5600X dá um banho de desempenho no i7 10700K. Veja o comparativo: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-10700K-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3733vs3859

Para outros toques sobre gabinete e outros componentes, leia o post abaixo. Recomendo muitíssimo que espere o preço das GPUs baixar, pois nos EUA e Europa já começou a cair e a promessa é de que melhore aqui em breve.

Postado

@WOZ Dods Entendi, você tem um bom conhecimento.. valeu pelas dicas. Realmente amd tá deitando a intel nessa geração.. Em relação a WC, bobeira então?? você recomenda SSD normais então? Conferi a fonte, é VS500 em cinza.. recomenda?? Fiz o calculo do setup e parece que sim..

• Curtir 1
Postado

@parisi18 WC eu acho desperdício de dinheiro, pois é um investimento alto desproporcional ao ganho, quando há algum ganho. Na maioria dos casos um air cooler de qualidade lhe dará temperaturas ótimas, especialmente se o gabinete for bem ventilado, sem o custo adicional da estética de um WC, que tem maior parte de seu custo pelo fator estético. Lembrando também que um gabinete bem ventilado contribui para a durabilidade de todos os componentes, não só da CPU, já que tudo que compõe um PC gera calor e precisa ser arrefecido adequadamente.

SSDs, hoje, recomendo NVMe se o preço estiver compatível com SATA. Já fazem alguns meses que se pode encontrar NVMe na mesma faixa de preço até de altas capacidades das marcas de qualidade que citei. Não dá para comparar um de marca de baixa qualidade com um de alta qualidade em preço, mas se comparar dois da Western Digital, por exemplo, verá que os NVMe lhe trarão desempenho adicional sem custo adicional. Minha afirmação prévia foi no intuito de que não se deixe seduzir pelas promessas de desempenho muito superior (3200 MB/s de velocidade de leitura e tudo mais), pois essas velocidades são teóricas e dificilmente serão percebidas fora do ambiente corporativo (servidores mais especificamente). No geral se é NVMe vai ter o mesmo desempenho de qualquer outro NVMe a menos que você conte os centésimos de segundo perdidos a cada loading time de cada jogo ao longo de alguns dias para enxergar alguma diferença. 

A fonte é pelo menos 80+, mas é medíocre. Se pretende jogar muito recomendo que invista em uma fonte melhor, pois 80+ gold vai se pagar ao longo do tempo e durará muito mais. Se quiser usar a mesma fonte até ela se acabar, sinta-se à vontade. Pelo menos extrairá dela o que gastou assim. A qualidade dela é suficiente para pelo menos não reduzir a vida útil de seus componentes, apesar de ser gastona e aumentar sua conta de luz.

Por fim, lembre-se de que quem manda no desempenho para jogos, na maioria dos jogos, é a GPU. Então não importa o upgrade que você faça agora a qualidade gráfica na qual está rodando seus jogos não vai melhorar muita coisa a menos que a substitua por uma superior. Sua CPU, apesar de velha, ainda dá um caldo para jogos modernos. Recomendo que instale o MSI afterburner e rode seus jogos favoritos com o monitor de recursos dele aberto para saber quem é que está mais estressado, CPU ou GPU. Com isso poderá determinar qual seria seu melhor investimento no futuro próximo. 

Ah, e largue Intel se quiser algo fácil de upgradear e que tem melhor custo/benefício hoje. AMD está valendo mais a pena há tempos e agora que os preços estão se normalizando está valendo mais a pena ainda.

Postado

@WOZ Dods obrigado novamente.. entendi. O hyper T4 até que dá pro gasto e resfria bem. Muito boa a sua explicação, a lógica é detalhada e faz total sentido. Em relação a gastos de energia, qual fonte você me recomendaria para esse setup? Acredito que a GTX 1060 6gb ainda aguenta os games, vou subir mais pra frente quando os preços se normalizarem.

• Curtir 1
Postado

@parisi18 O Hyper T4 eu já não vejo no mercado formal há tempos. O que recomendo hoje é o Hyper 212 por ter ventoinhas de 12 mm facilmente substituíveis. Em contrapartida pode-se adquirir um Gammaxx 400 V2 (queridinho da galera), qual apesar de seu baixo custo oferece ótimo desempenho. Sou mais cooler master por ter tido traumas diversos com esse Gammaxx, mas isso foi na versão V1 que tinha um dispositivo de fixação no máximo medíocre para plataforma AMD.

Fonte sempre vou recomendar a melhor que você puder pagar, observando se é Tier A, B, C ou D. Antigamente eu tinha a política de gastar até 20% do valor total do PC inteiro na fonte, hoje com os preços completamente desconexos como estão, prefiro me concentrar na qualidade e esquecer o preço. Daí tenho montado PCs para clientes que custam em sua totalidade 3k, mas só a fonte custa 600 reais (mais do que 20%). Minha indicação sempre será de priorizar o que protege seu PC, pois é o papel de uma fonte de qualidade. Você pode montar seu PC com uma simples Corsair CV 550, mas a durabilidade da fonte em si é baixa, e ela não economiza nada na sua conta de luz. No final das contas ela não se paga, enquanto uma XPG Core Reactor, por mais que seja super faturada hoje, se paga com o tempo e mais um tanto. Enfim, fonte sempre é seu melhor investimento e só não concordo com superdimensionamentos que alguns fazem comprando fontes de 750W+ para sistemas simples sem perspectivas de grandes upgrades. Qualquer 550W segura 99% dos PCs hoje, mas uma de qualidade vai segurar, reduzir a conta de luz e durar "pelo menos" a vida útil inteira de um PC (8 anos+) ou dois, ou mais...

Em 24/06/2021 às 21:47, parisi18 disse:

Acredito que a GTX 1060 6gb ainda aguenta os games, vou subir mais pra frente quando os preços se normalizarem.

1060 é suficiente para qualquer jogo atual. Pessoalmente eu só me desfaria dela para ganhar dinheiro enquanto o mercado está superfaturando. Fora isso, seguraria ela até o fim dos tempos (ou a regularização dos preços que ainda deve ocorrer esse ano). Se estiver insatisfeito com ela, recomendo que tenha pelo menos uns 4k ou mais no bolso para comprar qualquer coisa minimamente superior, pois é o mínimo que vai custar enquanto os preços se normalizarem. Tenho uma GTX 960 de 2GB e não posso nem jogar Cyberpunk ou Detroit com qualidade, mas todo o restante roda perfeitamente bem (inclusive acabo de zerar control e joguei com ótima qualidade). Quem não quer ficar limitado agora só tem como alternativa trocar PC por console a menos que tenha dinheiro para queimar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!