Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Sou usuário do Windows 10 Home e realizei um upgrade no meu hardware, constituído por uma placa-mãe Asus P5SD2-VM, dois pentes de memória ram Kingston DDR2 de 2GB cada, um processador Intel Pentium E2200 (processador utilizado antes do upgrade), SSD Goldenfir 128GB, fonte genérica de 450w e placa de vídeo GeForce GT 210. 

O upgrade foi para um processador Core 2 Quad Q9550, revisei todos os requisitos de compatibilidade antes da compra, LGA 775, se minha placa-mãe aguenta processadores de 45nm, versão da BIOS, até mesmo a revisão do processador. 

Quando a encomenda chegou ao trocar os processadores, o computador ligou normalmente reconhecendo o processador, a dor de cabeça começou quando eu reiniciei o sistema, a tela azul não deixava eu nem entrar no Windows (nem com o processador novo, nem com o antigo). Li alguns artigos na internet que ao fazer o upgrade tem que formatar o computador, tentei formatar com o core 2 quad mas quando chegava na parte de fazer a instalação ocorria o seguinte problema: "O windows não pode encontrar os termos de licença para software microsoft". Resetei a BIOS e limpei os barramentos de memória ram, mas o problema persistiu... Coloquei o Pentium e consegui formatar, depois desliguei o computador e instalei novamente o core 2 quad (o computador reconheceu após reiniciar), até um certo momento estava tudo normal, dai a tela azul apareceu novamente, porém com menos frequência. Agora tentei instalar duas atualizações do windows mais não consigo, também não consigo instalar ou executar alguns programas. As vezes ao reiniciar o sistema liga na resolução errada, como se não tivesse driver de vídeo... Já bem decepcionado tentei formatar novamente com o core 2 quad, mas sem sucesso, o mesmo problema de licença voltou a acontecer. Por fim tentei  instalar o windows 7, mas deu falha na instalação novamente.

Desde já agradeço, se puderem me ajudar!

• Membro VIP
Postado

@André Emiliano Bom dia

Fonte genérica é complicado, o consumo de um Pentium E2200 e um Core 2 Quad Q9550 são bastantes diferentes.

65 Watts contra 95W, barramento de 800Mhz contra 1333Mhz isso força mais a placa.

Após esse troca com certeza esse peso a mais para fonte, fez com que ele afetasse o seu funcionamente de maneira definitiva, por isso que mesmo retornando o processador antigo o problema de travamento e tela azul permaneceu.

Como nosso colega @wagner2029  falou a BIOS está a mais recente?

Tem como você testar essa placa em outroa placa-mãe?

De qualquer forma é altamente recomendado a troca de fonte por um da EVGA. PCYES, Corsair, etc para o bom funcionamento do PC.

Postado

@André Emiliano uma vez um cliente me trouxe um PC de outra assistencia dizendo que recebeu o diagnostico de "placa-mãe estressada", segundo esse diagnóstico a placa não suportava mais um processador que a levasse ao limite, não descarto a situação porque nesse caso a placa só funcionava com processador mais fraco, testei aquela placa com todos os componentes sabidamente bons e ela só funcionava com processador mais fraco, talvez trocando os capacitores e reguladores de tensão ela funcione, mas é só um palpite, se ela não funcionar mesmo com outra fonte o ultimo recurso seria testar outro processador, ele pode estar com defeito embora isso seja raro.

Se mesmo depois de fazer esses testes o problema persistir pode ser que a placa esteja no fim da vida mesmo.

Postado
1 hora atrás, wagner2029 disse:

@André Emiliano uma vez um cliente me trouxe um PC de outra assistencia dizendo que recebeu o diagnostico de "placa-mãe estressada", segundo esse diagnóstico a placa não suportava mais um processador que a levasse ao limite, não descarto a situação porque nesse caso a placa só funcionava com processador mais fraco, testei aquela placa com todos os componentes sabidamente bons e ela só funcionava com processador mais fraco, talvez trocando os capacitores e reguladores de tensão ela funcione, mas é só um palpite, se ela não funcionar mesmo com outra fonte o ultimo recurso seria testar outro processador, ele pode estar com defeito embora isso seja raro.

Se mesmo depois de fazer esses testes o problema persistir pode ser que a placa esteja no fim da vida mesmo.

@wagner2029

Infelizmente eu não tenho os componentes para os realizar testes, se o problema for mesmo na placa-mãe (o que eu já suspeitava), seria sensato eu trocar de placa-mãe? Estava pensando em comprar uma Asus P5G41T-M lx v2 no Aliespress, sei que usar a plataforma 775 não é muito recomendada, mas para o tipo de uso diário já iria me suprir muito bem com o core 2 quad e 8 GB de ram em dual channel... 

Postado

@André Emiliano sensato seria pegar um sistema no minimo DDR3, vai garimpando que você acha a m4n68 , eu comprei uma com um phenom 950 por 300 reais mes passado, tá com um pente de 8 giga de ram, dá muita diferença.

até mes passado eu estava com a mesma config que a sua rodando com um core2quad com 4 giga de ram.

Anuncia suas peças e vende sem pressa, vai juntando dinheiro e monta uma config melhorzinha, vai valer a pena,

Postado

@wagner2029 eu queria usar o core 2 quad mesmo, já anunciei minhas peças e acho que a solução é essa mesmo, no caso eu teria que trocar de fonte tb?

1 hora atrás, wagner2029 disse:

Infelizmente eu não tenho os componentes para os realizar testes, se o problema for mesmo na placa-mãe (o que eu já suspeitava), seria sensato eu trocar de placa-mãe? Estava pensando em comprar uma Asus P5G41T-M lx v2 no Aliespress, sei que usar a plataforma 775 não é muito recomendada, mas para o tipo de uso diário já iria me suprir muito bem com o core 2 quad e 8 GB de ram em dual channel... 

Postado

@André Emiliano Experimenta colocar um core2duo série 7000 pra cima, pode ser que a tua placa toque e não vai dar tanta diferença entre um core2quad, dá uma diferencinha mas não é uma coisa absurda.

Na plataforma 775 não faz diferença se você usa DDR2 ou 3, mesmo os 4 giga de ram a mais não vai fazer tanta diferença, se o sistema ta te atendendo continua com os 4 giga de ram.

Meu note é um core2duo com 4 giga DDR2 , ssd 120, só uso pra navegar e teamviewer e é a vida que segue.

Montei o phenom com 8 giga de ram DDR3 1600 mais pra ter um computador reserva, mas acabo usando mais o note por causa da licença do teamviewer.

Postado
1 minuto atrás, wagner2029 disse:

@André Emiliano Experimenta colocar um core2duo série 7000 pra cima, pode ser que a tua placa toque e não vai dar tanta diferença entre um core2quad, dá uma diferencinha mas não é uma coisa absurda.

Na plataforma 775 não faz diferença se você usa DDR2 ou 3, mesmo os 4 giga de ram a mais não vai fazer tanta diferença, se o sistema ta te atendendo continua com os 4 giga de ram.

Meu note é um core2duo com 4 giga DDR2 , ssd 120, só uso pra navegar e teamviewer e é a vida que segue.

Montei o phenom com 8 giga de ram DDR3 1600 mais pra ter um computador reserva, mas acabo usando mais o note por causa da licença do teamviewer.

Mas minha placa-mãe não aguenta 8 gb de ram, e até para assistir um vídeo no Youtube trava... Não estou afim de devolver meu processador e de comprar outro, acho que seria mais cansativo.

Postado

@André Emiliano eu estou justamente dizendo que não vai fazer diferença caso você pegue uma placa-mãe 775 DDR3. 

Conversa com o vendedor, de repente ele tem um core2duo pra fazer a troca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!