Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia!

fiz um upgrade no PC adquirindo um RYZEN 5 5600X e uma placa ASUS TUF GAMING PLUS B550 . Iria aproveitar a fonte, uma GXII 750W cooler master. 

O problema é que o conector de alimentação dessa fonte , que é um 8 pinos divido em  2x 4 pinos, só tem o encaixe compatível para um 1 desses pinos no conector de 8 pinos da placa-mãe, ou seja , em termos de encaixe só conseguiria conectar apenas 1 dos 2 módulos (4 pin)  da fonte no conector (8 pin) da placa-mãe devido a diferença no padrão entre os pinos arredondados e os quadrados. E sei que é estranho, mas conferi de todas as formas , e apesar de ser o cabo correto da fonte (ATX 12V) os conectores não são compativeis.

Perguntas:

1) Eu poderia conectar apenas esse conector (4pin) da fonte no slot (8pin) da placa-mãe para utilizar o PC de forma provisória?

2) o manual da placa-mãe solicita fonte padrão ATX 2.0 pra cima . Essa seria fonte seria ATX 2.32 . Alguém sabe o porque dessa incompatibilidade? Ainda não obtive retorno da ASUS.

3) alguém sugere uma fonte quer já possua o conector de 8 pinos que poderia ser utilizada nesse setup , considerando que além do Ryzen 5 5600x utilizo também 4 DDR4 16Gb cada e uma antiga Gpu GTX970 4Gb . 

Agradeço muito quem puder ajudar.

Abraço a todos

58C2A864-26F2-4527-8994-D0DD80A9C1DC.jpeg

A755EA69-1F0B-4173-B2CB-036B502630B5.jpeg

• Curtir 1
  • 11 meses depois...
Postado

Estou com a mesma duvida também amigo. Fiz um upgrade recente parecido com o seu, porém com uma GTX 10500Ti e estou usando uma fonte com apenas 2 x 4 pinos, sendo um no de 20 + 4, e outro no CPU de 8 pinos. Estou usando no Windows 11 e confesso que está funcionando numa boa, mesmo não sendo a fonte correta para esse modelo de placa-mãe. 
Li em alguns tópicos e parece essa falta pode afetar no no funcionamento total da CPU e impossibilidades  e OverClocks caso precise, e ate mesmo possíveis desligamentos, porque parece que os outros 4 pinos ajudam no controle de oscilações de energia e mandar mais força para o processador caso precise. Acredito que de forma provisória não tem muitos problemas, não sei dizer se a longo prazo ou médio prazo usando de forma continua possa vir dar algum problema, ou o CPU só trabalha em 50% e não prejudica em nada nessa questão. Se alguém puder responder essa questão ficarei grato. 

Obs: Já encomendei minha fonte de 600w ATX com conector de 8 pinos, só estou esperando chegar. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!