Ir ao conteúdo

recomendação de processador fm2/fm2+

Ir à solução Resolvido por PlayerUzU,

Posts recomendados

Postado

Olá, atualmente eu tenho um A6 7480 (placa-mãe FM2A68M-HD+) e uma rx 570. Eu sei que o ideal seria mudar o kit completo, mas iria sair muito caro, então por enquanto gostaria de mudar apenas o processador. Queria saber o melhor processador que eu posso colocar nessa placa-mãe e onde eu posso encontrá-lo, porque eu tinha visto o athlon x4 870k mas não achei para vender em lugar nenhum. Também queria saber por que dizem que quando se tem uma placa de video dedicada é melhor comprar um processador sem video. Isso afeta no desempenho ou é só pelo preço?

Postado

@feelipe441 Processadores dessa geração todos tem desempenho muito baixo para as aplicações de hoje. Mesmo que compre o melhor da plataforma, que não costuma sair barato, ainda sairá mais caro do que comprar um com desempenho muito superior de uma plataforma atual. Recomendo que junte o dinheiro para fazer um upgrade bem feito ao invés de gastar muito para ter pouco retorno agora. Um Ryzen 5 3100 ou 3300X com placa-mãe B450M DS3H V2 e um módulo de DDR4 3000 MHz de qualidade lhe darão 5 a 6x o desempenho que teria com um upgrade nessa mesma plataforma.

Como última alternativa, você poderia procurar o melhor processador compatível com sua placa-mãe no aliexpress, mas já aviso que se custar 400 reais ou mais já será um enorme desperdício de dinheiro, pois é tecnologia morta.

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@feelipe441 Processadores dessa geração todos tem desempenho muito baixo para as aplicações de hoje. Mesmo que compre o melhor da plataforma, que não costuma sair barato, ainda sairá mais caro do que comprar um com desempenho muito superior de uma plataforma atual. Recomendo que junte o dinheiro para fazer um upgrade bem feito ao invés de gastar muito para ter pouco retorno agora. Um Ryzen 5 3100 ou 3300X com placa-mãe B450M DS3H V2 e um módulo de DDR4 3000 MHz de qualidade lhe darão 5 a 6x o desempenho que teria com um upgrade nessa mesma plataforma.

Como última alternativa, você poderia procurar o melhor processador compatível com sua placa-mãe no aliexpress, mas já aviso que se custar 400 reais ou mais já será um enorme desperdício de dinheiro, pois é tecnologia morta.

Estou ciente disso, mas se eu fosse trocar o kit completo iria sair 2000+ reais, já só o processador uns 400, como você disse. Então no momento queria trocar apenas o processador. Quero usar para jogar, mas não pretendo jogar um GTA da vida.

Postado

já tive um Athlon quad core desse socket, se não me engano era o x4 870, paguei muito barato na china, tipo 70 reais.

processador bonzinho, era bem frio até e tinha um clock bom

Postado

@feelipe441 Entendo. Minha preocupação é algo do tipo: você gastar 400 reais agora, se custar isso, seria 400 reais para 100 de desempenho. Se gastar 2000, terá 2000 de desempenho. Isso é um comparativo absurdo e lúdico, mas é como eu vejo a relação de custo/benefício de investir em plataformas tão antigas. Seja como for, espero que encontre um processador que seja compatível por um preço razoável.

Postado

@WOZ Dods sim o cenário ideal seria vender esse kit sem a RX 570, não vale a pena investir na plataforma FM2+ e guardar sua rx 570 para um novo kit, de preferência migrar para o socket AM4, com o ryzen 1600 AF por 700 reais hoje, creio que vale bastante.

Pelo fato do a6 7480 ser uma APU (super fraca mas ok), o alguém pode se interessar em comprar esse kit para jogar um lol, quebrar um galho com jogos fracos.

Postado
36 minutos atrás, Pedro.Rigz disse:

já tive um Athlon quad core desse socket, se não me engano era o x4 870, paguei muito barato na china, tipo 70 reais.

processador bonzinho, era bem frio até e tinha um clock bom

Eu tinha visto esse e o x4 760k, mas esse eu não acho em lugar algum. Esses processadores (athlon) não são muito fáceis de achar hoje em dia ne?

28 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@feelipe441 Antes de recomendar um processador preciso de outras informações que seriam a fonte (marca e modelo), gabinete, quantidade de RAM e quanto tem pra gastar no total.

Eu ja perguntei bastante sobre isso aqui no forum e sempre me recomendam pegar um Ryzen 5 1600 e uma B450.

Postado
3 minutos atrás, feelipe441 disse:

Eu ja perguntei bastante sobre isso aqui no forum e sempre me recomendam pegar um Ryzen 5 1600 e uma B450.

@feelipe441 E o que isso tem haver com as perguntas que fiz ?

Responda eles e vou procurar uma saída que seja decente e não custe muito caro.

Postado
1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@feelipe441 E o que isso tem haver com as perguntas que fiz ?

Responda eles e vou procurar uma saída que seja decente e não custe muito caro.

É que eu ja falei pra tantas pessoas e sempre me recomendam esse, mas vamos lá...

Processador, placa-mãe e Placa de vídeo: Já falei

Fonte: Se eu não me engano é uma GM500 de 500w da gamemax

Gabinete: Pixxo htc10b (ele é bem pequeno)

Memória ram: 8gb DDR3

Se tiver faltando alguma informação só falar, mas acho que não está faltando

Postado

@feelipe441 você acha ele no Ali, se conseguir combar um cupom, principalmente aqueles cupons de novo usuário talvez compense pra você.

processador é pequeno e chega rápido, você não vai ser taxado por ser inferior ao valor.

acho que vale a pena botar esses 100 reais na tua plataforma atual, mas o processador vai ser sempre o "calcanhar de Aquiles" do teu PC, ele não vai conseguir te entregar 100% da rx 570.

No mais acho que vale a pena, com os preços atuais de hardware no Brasil é o que da pra fazer, você com sorte consegue até vender o a6 por um valor legal. vá de x4 870K

• Solução
Postado
3 minutos atrás, feelipe441 disse:

Gabinete: Pixxo htc10b (ele é bem pequeno)

@feelipe441 Gabinete bem ruim, recomendo a troca, se for usar um athlon X4 vai precisar de um air flow e um cooler decente pois esses processadores são bem esquentadinhos (não tanto quanto os FX mas ainda assim).

Você não falou o orçamento então assumo que seja por volta de 500 reais

https://pt.aliexpress.com/item/32803711654.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.719b2a07dGFZDw&algo_pvid=55b4c7dc-966d-472f-9228-47508ff6c8b7&algo_exp_id=55b4c7dc-966d-472f-9228-47508ff6c8b7-1

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16290/gabinete-gamer-silverstone-ps15-mini-tower-vidro-temperado-black-sem-fonte-com-3-fans-sst-ps15b-g

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13649/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-red-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-rd

Isso é a saída mais barata, a mais cara seria um 1600 AF com B450 DS3H e um pente de 8GB DDR4 3000mhz, que é a que recomendo, mas já que não tem a grana para tal, isso é o melhor que da pra fazer.

3 minutos atrás, Pedro.Rigz disse:

vá de x4 870K

Pelo preço dele não vale a pena (por volta de 140 reais) o 860K é 0.1ghz mais lento e custa 95....

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki sim verdade, acho que me enganei na hora de digitar, quis dizer o 860k. Era esse que eu tinha, era um quad core honesto até, levava um gta V e tinha umas temperaturas legais, subia overclockava também. Mas jamais escolheira esse socket pra montar um PC do zero, eu tinha pois foi praticamente me "dada" essa placa-mãe

Postado

@PlayerUzumaki se o amigo não tem o dinheiro pra trocar de plataforma, acho que 100 reais é viável pra pular de um dual core para um quadcore. Isso não torna ele bom, até porque 100 reais hoje não pagam nem uma parcela de um gabinete.

Postado
21 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@feelipe441 Gabinete bem ruim, recomendo a troca, se for usar um athlon X4 vai precisar de um air flow e um cooler decente pois esses processadores são bem esquentadinhos (não tanto quanto os FX mas ainda assim).

Você não falou o orçamento então assumo que seja por volta de 500 reais

https://pt.aliexpress.com/item/32803711654.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.719b2a07dGFZDw&algo_pvid=55b4c7dc-966d-472f-9228-47508ff6c8b7&algo_exp_id=55b4c7dc-966d-472f-9228-47508ff6c8b7-1

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16290/gabinete-gamer-silverstone-ps15-mini-tower-vidro-temperado-black-sem-fonte-com-3-fans-sst-ps15b-g

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13649/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-led-red-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-rd

Isso é a saída mais barata, a mais cara seria um 1600 AF com B450 DS3H e um pente de 8GB DDR4 3000mhz, que é a que recomendo, mas já que não tem a grana para tal, isso é o melhor que da pra fazer.

Obrigado, vou dar uma olhada, mas esse aliexpress é confiavel? nunca comprei nele

Postado

@feelipe441 100% confiável não, mas já comprei coisas de la e deu tudo certo (tirando uma que nunca chegou mas era uma pasta térmica de 5 reais), qualquer coisa é só conversar com o vendedor.

E de qualquer maneira é o preço mais baixo que se acha, no ML pedem 250 ou mais nisso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...