Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo atualmente uma GTX 1660 OC e uma fonte Pichau Nidus 500w e estou querendo terminar o PC.
Planejei as seguintes configurações:
ASUS Prime H410M-E
i5 10400F
1x16gb DDR4 ( planejando um futuro upgrade pra 32)
SSD 512 nvme

E um gabinete de 300 reais em média.

Gostaria de saber se alguem mudaria algo na relação custo/benefício. Se tiverem alguma dica eu agradeço muito. Tudo isso sairá por aprox 2700 reais

Postado

@Rodrigo Montemurro Para rodar bem seu sistema com Intel, ter uma MB com boa expansibilidade, o valor total do seu sistema sobe e fica acima do de um Ryzen de desempenho similar. Hoje com uma B450M DS3H V2 e um Ryzen 5 3600 você gasta 1900 reais. Isso para comprar uma placa-mãe que suporta OC, que tem compatibilidade com Zen 3, que tem recursos compatíveis, no mínimo, com uma B460 bem mais cara. Não recomendo Intel hoje. Esteve melhor quando os Ryzen sumiram do mercado por escassez, mas agora que os preços estão normalizando não vale a pena mesmo. Isolar só o preço do processador e achar que isso faz a plataforma "valer mais a pena" é ilógico.

 

Nota, tem memória de 3600 MHz da Geil em promoção HOJE na Terabyteshop. Compre rápido, pois nunca vi custando menos de 350 reais e hoje está a menos de 300.

6 horas atrás, Rodrigo Montemurro disse:

ASUS Prime H410M-E
i5 10400F
1x16gb DDR4 ( planejando um futuro upgrade pra 32)
SSD 512 nvme

E um gabinete de 300 reais em média.

Se for só para jogos, não compre 16 GBs para depois colocar mais 16. No windows, hoje, jogos não precisam de mais do que 16 GBs totais para rodar bem e isso com várias abas do chrome, que é um glutão de memória, abertas em segundo plano. Compre dois módulos como os que recomendei, de 3600 MHz, para manter o máximo desempenho com sua GPU. Se optar pelo Ryzen como recomendei isso é mais importante ainda, pois ele tem ganho de desempenho com memórias mais velozes.

O SSD NVMe deve estar custando na faixa de 460 reais. Não precisa mirar no mais rápido, pois fora de aplicação em servidor não vai ter diferença mesmo se for o mais rápido do mundo. O que importa é que seja NVMe e de boa marca. Recomendo G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

Gabinete por esse valor vale a pena o Aerocool Hive. Compacto por fora, espaçoso por dentro, filtrado e bem construído. Acrescente pelo menos duas ou três ventoinhas nele para ter uma boa ventilação. Sempre tenha metade das ventoinhas no painel frontal puxando ar para dentro e metade no painel traseiro e superior jogando ar para fora.

Postado

Eu entendo, é que meu orçamento é curto. Tenho apenas 2800 reais para um pacote de: RAM, placa-mãe, Processador, SSD NVME, GABINETE e se sobrar coolers extras pro gabinete.

 

Eu iria optar pelo 10400f por ter achado uma promoção onde ele sairia por 900 reais. 

Postado
10 horas atrás, Rodrigo Montemurro disse:

Eu entendo, é que meu orçamento é curto. Tenho apenas 2800 reais para um pacote de: RAM, placa-mãe, Processador, SSD NVME, GABINETE e se sobrar coolers extras pro gabinete.

Ryzen 5 3600 = 1300 reais

MB A520 DS3H = 559 reais

SSD M.2 NVMe 256 GB (várias opções de qualidade) = 300 reais

Gabinete Aerocool Hive = 300 reais

Memória Geil Orion 3600 MHz = 300 reais

 

Total: Acho que essa é sua melhor opção, mas terá que adiar a segunda memória para outro momento. Seria ideal comprar as duas agora, mesmo que a segunda seja parcelada. Com essa plataforma você pode fazer upgrades com toda a 5ª geração posteriormente, dando muita longevidade em questão de upgrades. Opcionalmente poderia pegar uma MB como a B450M DS3H que é compatível com overclock, mas essa é a única vantagem dela. A A520M DS3H tem maior compatibilidade com memórias de alto desempenho, sendo que associadas ao processador elas vão causar um ganho equiparável a um OC leve com facilidade e sem dores de cabeça. Vai precisar investir em algumas ventoinhas posteriormente, mas desse jeito que está já roda bem e posso te ensinar uns truques para domar esse processador enquanto não investe em arrefecimento.

 

Os SSDs que eu recomendo são o Adata Swordfish, ou XPG Gammix, ou Western Digital SN550, todos na mesma faixa de preço de 300 reais para 256 GBs. Se quiser pesquisar outras opções não se preocupe muito com a velocidade, apenas que seja NVMe, pois para uso doméstico não adianta ter super velocidade, só para datacenters e servidores. As marcas que recomendo são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...