Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Tenho um i5 6600k, MB z170-m, 2x8 ram DDR4 3000mhz corsair vengeance, watercooler maelstrom 120T, fonte cx600, VGA GTX 1080 ASUS rog strix, SSD 240 e HD 1tb.

Contudo minha placa-mãe morreu. Sendo assim, vou aproveitar e dar um upzinho.

Estou pensando em mudar a placa-mãe e processador para AMD. Primeiro porque disseram q o desempenho é o mesmo, e segundo porque para dar upgrade é mais fácil.

Veja minha situação. Vou ter q ficar com um i5 sexta geração sobrando porque n encaixa em novas placas mãe da intel. N vou pagar mil conto numa placa-mãe de 2016.

Estou pensando em pegar o Ryzen 5 5600x da AMD. Nunca tive nada da AMD e sou leigo quanto a eles. Vi nos benchmarks q é 3% inferior que o i9 em questão de games. Mas será que dá pra jogar e Fazer streaming de boa?

Dá para fazer overclock? Qual placa-mãe vcs indicam? Pra mim dó serve com liberação de overclock. O meu watercooler serve (120mm)?

Mais o que acham que devo comprar? M2? Mais Ram?

Quero manter a fonte, watercooler e a ram e tb a gtx1080.

Estou com muita pressa porque além de jogar eu trabalho neste PC (home office, mas apenas word, excel e navegadores).

Obrigado.

Postado
7 horas atrás, LCI disse:

Veja minha situação. Vou ter q ficar com um i5 sexta geração sobrando porque n encaixa em novas placas mãe da intel. N vou pagar mil conto numa placa-mãe de 2016.

Sábia decisão.

Estou pensando em pegar o Ryzen 5 5600x da AMD. Nunca tive nada da AMD e sou leigo quanto a eles. Vi nos benchmarks q é 3% inferior que o i9 em questão de games. Mas será que dá pra jogar e Fazer streaming de boa?

Ryzen 5 5600X é um monstro de CPU. Segura streaming com bastante folga. O R5 3600 já segura streaming com bom desempenho por sinal, e segura bem nos jogos mais exigentes por sinal.

Dá para fazer overclock? Qual placa-mãe vcs indicam? Pra mim dó serve com liberação de overclock. O meu watercooler serve (120mm)?

Dá para fazer OC em qualquer CPU da AMD, mas entenda que com o 5600X você não vai precisar. É simplesmente poder de processamento demais para suas atividades. Mesmo que você estivesse rodando com uma RTX 3080 em 4K essa CPU seria mais que suficiente. As MB que vou te recomendar se não quiser jogar dinheiro fora é a Gigabyte B550M Aorus Elite, ou então a ASUS TUF Gaming B550M-Plus. MBs acima disso você gasta demais num componente que não aumenta o desempenho em nada e se a finalidade for fazer um OC melhor então o mesmo valor de uma MB mais cara pode ser empregado em uma CPU melhor, que é um investimento mais inteligente.

Não, seu WC de 120 mm não é indicado para essa CPU. Bem da verdade WC tem mais apelo estético do que ganho em desempenho a menos que você seja entusiasta em OC. Se quiser investir bem compre um Air Cooler de qualidade como os abaixo. Um bom air cooler permitirá um OC leve, apesar de que você não vai precisar disso com o 5600X, vai durar mais, custará menos e terá mais ou menos o mesmo desempenho de um WC de preço similar, então esta é minha dica mais importante. Depois assista o vídeo que deixarei no final sobre desempenho de WCs.

• DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    Ou outros das marcas Scythe e Noctua, sendo a Noctua a melhor, mas também a mais cara
Spoiler

Mais o que acham que devo comprar? M2? Mais Ram?

Sua memória já está ótima. Sua CPU terá ganho perceptível de desempenho até com memórias de 3600 MHz ou mais. No entanto, como você já tem as memórias de 3000 e a CPU vai rodar com folga de desempenho, deixe para trocar as memórias o dia que vir uma boa promoção. Tivemos uma promoção de memórias Geil Orion de 3600 MHz custando 299 reais semana passada na terabyteshop. Se não estiver com pressa, promoções assim aparecem e desaparecem com o tempo. Marcas de memórias que indico são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

M.2 não vai ter grande ganho de desempenho em vista do seu SSD atual. Vai ganhar um a três segundos de tempo de carregamento em programas pesados e OS. Fica a seu critério se quer substituir.

Quero manter a fonte, watercooler e a ram e tb a gtx1080.

Apesar de ter projeto antigo, sua fonte é boa e ainda dura um tempo. Seu WC não recomendo como já disse, tanto por ser subdimensionado quanto por ser pouco durável. Tem que observar também que qualquer cooler que for usar tem que ser compatível com AM4. A GTX 1080 ainda segura bem a onda e é uma ótima GPU até para os jogos mais recentes.

O que eu recomendo que você observe é o gabinete e sua ventilação. Se quer que esse sistema dure bem e não deseja perder outra MB tão cedo, capriche na ventilação e use um gabinete bem filtrado. Lembre-se de que boa ventilação significa equilíbrio, não necessariamente quantidade. Duas ventoinhas no painel frontal jogando ar para dentro e uma no painel traseiro e outra no painel superior jogando ar para fora já são o ideal. Mais do que isso só é necessário se você quiser reduzir ruído, pois maior número de ventoinhas permite que elas rodem a menores velocidades sem comprometer o arrefecimento do gabinete.

Por fim, uma MB de qualidade dura década facilmente. Se a sua antiga foi perdida por estar com OC, recomendo que pondere sobre essa sua necessidade de OC. Overclocking reduz a vida útil dos componentes drasticamente, aumenta seu consumo e o ganho efetivo de desempenho geralmente não é proporcional à perda. Como já disse antes, é mais interessante investir em uma CPU melhor, ou a substituição no caso de já ter uma, do que perder um componente tão difícil de substituir que vai lhe fazer gastar um valor tão alto. Claro que sua CPU antiga não era adequada para streaming e a substituição será benéfica para esta finalidade, mas você poderia ter um retorno da venda do conjunto completo para a aquisição do novo e isso já não será possível por causa do tal do OC.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Valeu pela resposta. Muito completa.

Decidi pegar o 5600x com a placa-mãe b550m tuf da ASUS.

Pelo visto vou ter q comprar um aircooler. Esse wc que tenho n dá nem pra quebrar o galho?

Sobre as memórias. Seria melhor eu trocá-las pra 3600 ou comprar mais uma de 3000mhz, aumentando pra 32?

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, LCI disse:

Decidi pegar o 5600x com a placa-mãe b550m tuf da ASUS.

Boa escolha. 

46 minutos atrás, LCI disse:

Pelo visto vou ter q comprar um aircooler. Esse wc que tenho n dá nem pra quebrar o galho?

Eu preferiria o cooler que vem com a CPU nesse caso. Realmente 120mm é muito subdimensionado.

46 minutos atrás, LCI disse:

Sobre as memórias. Seria melhor eu trocá-las pra 3600 ou comprar mais uma de 3000mhz, aumentando pra 32?

É mais interessante trocar para 16 GBs (2x8) a 3600 MHz do que acrescentar mais memória na mesma velocidade. 32 GBs não serão utilizados na maioria das circunstâncias a menos que você trabalhe com edição de imagem, vídeo ou 3D. 3600 MHz terão impacto imediato no desempenho. Sinceramente, eu não teria pressa em fazer a troca, como já mencionei, pois a 3000 MHz você já está perto da velocidade ideal. Se for modificar, no entanto, faça a substituição e não acréscimo.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods meu WC não serviu mesmo. Vou ter que pegar um WC ou air cooler mesmo. Mas meu gabinete é o Aerocool aero 500. Tamanho máximo da altura do cooler seria 155mm. WC somente até 240mm. Teria algum pra indicar?

Comprei o processador sem o cooler.

Postado

Cooler para Processador Scythe Kotetsu Mark II, AMD/Intel - SCKTT-2000 - R$ 259,90

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 Rev.B 120mm, Intel-AMD, SCMG-5100 - R$ 349,90

Ambos tem 154,5 de altura, perfeito para seu cenário, fora que são da melhor qualidade possível, perdendo só para noctua.

Pessoalmente eu iria de Mugen 5, olharia no manual no site da fabricante se vem com sistema de instalação para a segunda ventoinha e se vier compraria mais uma idêntica para push n' pull. Esse cooler com push n' pull deve ficar extremamente silencioso e a CPU abaixo de 50° sob stress em um gabinete bem ventilado.

Se optar pela minha sugestão, talvez precise de um splitter para cabo de cooler de CPU.

Vai depender do seu modelo de MB e quantos CPU_FAN headers ela tem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...