Ir ao conteúdo

undervolt e underclock acer nitro 5

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

tenho um i5 7300HQ pegando fogo e batendo 98ºC o msi afterburner serve pra fazer esses procedimentos ou preciso de outro software? aliás eu vi um cara falando que se eu abaixar a config de estado de desempenho máximo de 100% pra 98% já conta como undervolt e underclock, isso funciona pra abaixar a temp?

Captura de Tela (9).png

• Membro VIP
Postado

No caso é usar o StopThrottle ou Intel XTU (apenas processador).

Mas é bom verificar o sistema de refrigeração, pode ser necessário limpeza, troca de pasta térmica, etc.

• Amei 1
Postado

@dwatashi pois é eu me obrigo a aprender a desmontar e fazer manutenção de notebook, além das assistencias cobrarem caro fica a incerteza, eu mandei ele pra trocar pasta termica e não adiantou nada, o cara disse que passou uma arctic silver 5, mas quanto a config do Windows, diminuir o desempenho do cpu pra 98 pode substituir o procedimento de underclock e undervolt?, eu fiz pra testar e parece que caiu bastante o desempenho mas não passa mais de 75ºC e alguns núcleos parecem esquentar bem menos, mt estranho

• Membro VIP
Postado

@L000CK3D nas opções de energia do Windows ele configura usando alguns presets, que geralmente são conservadores, por exemplo a tensão pode ser alta para o clock do processador (mais baixo). Usando os Apps você quem faz essa configuração, por isso é sempre reduzir um pouco e testar, em alguns processadores é possível usar uma configuração intermediária (que não existe no Windows) onde a velocidade é boa, mas no mesmo consumo que no modo econômico.

É normal no "modo econômico" o calor ser menor, lembrar também que essa configuração também limita o uso da GPU.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi testando eu descobri que o problema era o turbo boost do cpu, ele por padrão vai ate 2.50ghz (75ºC no maximo)  e com o turbo chega a 3.50ghz se eu limito pra 99% de uso do cpu ele fica em 2.3ghz e o desempenho fica super baixo, baixei o intel xtu e fucei por tudo mas as opções estavam bloqueadas, baixei o trotthlestop e vou aprender a usar, queria deixar o turbo no máximo a 2.8ghz, o problema é que o cpu precisa trabalhar acima de 3ghz pra acompanhar a 1050ti, sabe de algum tutorial que explique essas coisas de voltagens e afins do cpu? estou cogitando também de deixar tudo isso de lado e usar normal com os picos de 98ºC mas mesmo com a queda de desempenho e aumento de rotação do cooler isso pode matar o hardware né? notebook gamer e ***** man

• Membro VIP
  • Solução
Postado

1. Dê uma olhada no fórum, acho que tem tópicos do TS que mesmo não sendo para processadores mobile o procedimento é o mesmo. Geralmente é configurar e testar, porque cada processador varia.

2. No Turbo realmente aumenta a temperatura porque ele injeta maior tensão para o incremento de velocidade, geralmente o pessoal desliga o Turbo e fixa a velocidade no máximo. Outro que o pessoal faz é já deixar desativado a GPU do processador, mas por padrão o Windows atribui as tarefas mais simples para ele.

3. Acredito que uma alternativa é utilizar uma base de refrigeração para reduzir o risco de problemas, forçando a ventilação. Não sei se o caso, mas pode ser que o dissipador de seu sistema esteja ruim, ou mesmo o fan. Mas só desmontando pra testar, tem uns vídeos que mostram como avaliar isso no YT.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...