Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, sou de Alagoas e recentemente tive um problema com a placa-mãe, por causa da umidade. A umidade aqui chega em 80~~92%, muito alta. Além disso, eu moro cerca de 1km de distância da praia, complicando mais ainda. A placa-mãe agora só liga com secador. Já observei e não tem gotículas de umidade no computador e também a placa-mãe não apresenta nem um tipo de oxidação. Levei para alguns técnicos que falaram que o problema é na placa-mãe. Pode ser solda fria ou algum outro problema, mas decidi comprar uma placa-mãe nova (o reparo iria sair muito caro).

Comprei outra placa-mãe e estou me preparando para resolver esse problema na minha casa. Li muitos tópicos na internet sobre o assunto, mas ainda não achei a solução perfeita.

Algumas das soluções eram:

1- deixar computador ligado 24 hrs.

2- limpar o computador com frequência.

3- comprar um desumidificador de ar e/ou um desumidificador SECAR (potinho).

4- deixar o computador num ambiente com ar condicionado ligado toda hora.

5- aplicar produtos como WD40 e CorrosionX marine.

Vamos começar falando da solução 1 & 4. Essas duas realmente não tem sentido algum, pelo menos na parte econômica. Deixar o computador ligado 24 hrs por dia pode causar alguns problemas e a energia chega as alturas. Ar condicionado nem se fala, a energia também ia ficar muito alta.

Com isso, sobra as soluções 2,3 e 5. Limpeza de computador já é algo que eu faço. Dou uma leve limpada diária e limpo ele completamente a cada 3~~~6 meses.

---- Agora entra minha dúvida: O desumidificador de ar (no ambiente onde fica o PC) + desumidificador SECAR (dentro do gabinete) ia resolver de vez meu problema? -----

Outra coisa, esse desumidificador de ar eletrônico é bom?  está na faixa de 200 reais. Os únicos desumidificadores que eu vi que realmente eram bons, estavam em faixas de 500 reais para cima, então fico na dúvida nesse. Caso esse não seja bom, vocês poderiam recomendar algum que seja bom?

image.png.22649c9e6c1dc7e26eb354b93e9a4934.png

Bem, agora por último: a solução 5. Eu não sei fazer a aplicação desses produtos na placa-mãe, mas vi que protegem muito da maresia. Deveria aplicar uma fina camada de CorrosionX na placa nova? se for recomendável, como faço a aplicação?

E finalmente, para encerrar esse tópico eu pergunto : qual seria a umidade ideal para a sala onde fica o computador?. Junto disso tudo também comprei um Termômetro Higrômetro e gostaria de saber qual porcentagem de umidade é ideal para o computador nunca sofrer algum problema. 

Sei que é um tópico muito grande e com diversas perguntas, mas o problema aqui é sério. Agradeço todas as respostas de antemão!

Caso seja necessário, meu setup é:

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s

2x Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16

Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo

Gabinete Sharkoon TG5 Green Vidro Temperado 4mm Led Fan 12cm ATX

Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 (antiga)

placa-mãe ASRock B450M Pro4-F R2.0 (nova)

placa de vídeo PULSE RX 5600 XT BE 6G GDDR6

fonte pichau gaming nidus 500w

Postado
49 minutos atrás, Isaque Valdez disse:

3- comprar um desumidificador de ar e/ou um desumidificador SECAR (potinho).

eu quando morava perto da praia usava o potinho de desumidificador dentro do gabinete.. sempre deu certo..

Postado
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu quando morava perto da praia usava o potinho de desumidificador dentro do gabinete.. sempre deu certo..

Então tipo, acha que se eu usar desumidificador ar elétrico + o potinho dentro do gabinete vai resolver de vez?

ou acha que vai ser muito overkill?

Obrigado pela resposta!

29 minutos atrás, wagner2029 disse:

Então, é por isso que tenho muita dúvida sobre o assunto maresia. alguns falam para usar CorrosionX e agora esse dai também... Qual seria o melhor? sabe me dizer?

Obrigado pela resposta!

Postado
2 minutos atrás, Isaque Valdez disse:

Então tipo, acha que se eu usar desumidificador ar elétrico + o potinho dentro do gabinete vai resolver de vez?

o eletrico não posso dizer nada, pois nunca usei

mas o potezinho dentro do gabinete dá uma boa absorvida sim na umidade...

você pode tentar ir primeiro com o potinho, se ver q melhorou e quer deixar ainda melhor, ai investe nesse eletrônico e usa em conjunto

Postado
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

o eletrico não posso dizer nada, pois nunca usei

mas o potezinho dentro do gabinete dá uma boa absorvida sim na umidade...

você pode tentar ir primeiro com o potinho, se ver q melhorou e quer deixar ainda melhor, ai investe nesse eletrônico e usa em conjunto

Valeu pela ajuda! Irei fazer isso sim

• Membro VIP
Postado

Primeira coisa que eu faria é retirar os filtros de poeira da parte lateral frontal desde TG5, pois eles limitam bem o correto funcionamento dos fans.

Se já não pratica, adicione sílica gel em uma boa quantidade no interior do gabinete (deixar no meio da corrente de ar e não escondido perto da fonte).

WD40 ou CorrosionX, indiferente, mesma função, eu utilizo WD40 por já conhecer à longa data o produto. Pode tacar nas conexões traseiras do PC (placa-mãe, placa de vídeo), e se quiser pode tacar tmb nos slots de RAM, conexões PCI-E e até mesmo em cima da placa de vídeo. Desliga tudo, fina camada, espere secar, e aí liga o PC.

Só depois, caso não resolva, eu partiria para desumidificador e etc. Lembrando que no caso do desumidificador depende tmb do tamanho do local a ser desumidificado. Então ou você teria que deixá-lo bem próximo ao PC ou adquirir um com ampla capacidade, coisa que este pequenininho aí não deve dar conta. 

Quanto a umidade relativa do ar, entre 30~70%, mais do que isso já ocorre corrosão, fungos, etc, e menos do que isso não é ideal para o nosso organismo.

Postado
5 minutos atrás, Phoenyx disse:

Primeira coisa que eu faria é retirar os filtros de poeira da parte lateral frontal desde TG5, pois eles limitam bem o correto funcionamento dos fans.

Se já não pratica, adicione sílica gel em uma boa quantidade no interior do gabinete (deixar no meio da corrente de ar e não escondido perto da fonte).

WD40 ou CorrosionX, indiferente, mesma função, eu utilizo WD40 por já conhecer à longa data o produto. Pode tacar nas conexões traseiras do PC (placa-mãe, placa de vídeo), e se quiser pode tacar tmb nos slots de RAM, conexões PCI-E e até mesmo em cima da placa de vídeo. Desliga tudo, fina camada, espere secar, e aí liga o PC.

Só depois, caso não resolva, eu partiria para desumidificador e etc. Lembrando que no caso do desumidificador depende tmb do tamanho do local a ser desumidificado. Então ou você teria que deixá-lo bem próximo ao PC ou adquirir um com ampla capacidade, coisa que este pequenininho aí não deve dar conta. 

Quanto a umidade relativa do ar, entre 30~70%, mais do que isso já ocorre corrosão, fungos, etc, e menos do que isso não é ideal para o nosso organismo.

Muito obrigado pela resposta amigo! esse desumidificador elétrico pega até 10m², então imagino que onde meu computador fica, na sala, ficaria bem de boa. Mas irei fazer isso sim, obrigado pelas dicas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!