Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Coé galera. Quando eu ligo ou desligo o meu PC ele faz um barulho estranho. É um som q n tem nada a ver com algo riscando  Um som meio agudo. Eu queria saber o q é. É a minha fonte? GPU? Eu coloquei o ouvido perto e parece ser um dos dois. Tenho o PC já tem quase um ano e começou a fazer barulho tem uns 4 dias.

Meu PC:

Steel legend b450

Fonte Corsair VS Series VS550 80 Plus White 550W

rx 580 4g XFX

Minha fonte está na garantia e até onde eu sei ela aguenta a minha configuração de boa. Meu processador é um Ryzen 7 2700.

Vale lembrar q é apenas quando eu inicio ou desligo. Depois disso ele fica normal e n faz nenhum barulho, com exceção da ventoinha, claro.

Postado

@andrezin2020 Se você quer dizer uma espécie de "crek", isso provavelmente é o seu HDD. Verifique se ele está bem preso no gabinete (sempre 4 parafusos) e rode o Crystaldiskinfo nele para saber se está saudável. Infelizmente mesmo que esteja tudo correto com ele, alguns HDs simplesmente são mais barulhentos que outros e isso faz parte da tecnologia desde sempre.

Quando puder abra o tampo lateral do gabinete e fique com o ouvido próximo da gaiola do HD ao desligar para saber se é realmente ele. O único outro componente que eu penso poder fazer barulhos como o descrito é a fonte e infelizmente sua fonte é pouco durável (série de baixa durabilidade) e pode falhar prematuramente em decorrência disso. A vida útil média dessa fonte é de 3 a 5 anos, creio. Muitas pessoas compram pensando que estão economizando, mas algo que se tem que repor com frequência geralmente custa mais caro do que algo que custa mais para adquirir e dura muito mais. Tem barato que sai caro.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@andrezin2020 Primeiro você tem que diagnosticar se realmente vem da fonte. Saiba que a placa-mãe, se tiver um buzzer como da foto abaixo, pode emitir apitos e isso pode ser configurado na BIOS ou o buzzer pode simplesmente ser removido para parar de te incomodar (se for removível como a maioria). 

Sem diagnosticar exatamente de onde vem, não recomendo que faça nada, pois o PC está funcionando normalmente.

E sua fonte, apesar de ser pouco durável, é de qualidade e não vai danificar seus componentes quando falhar e parar de funcionar, então eu não recomendaria a troca a menos que, após comprovar que realmente é a culpada, você realmente estivesse incomodado com o barulho.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods obrigado amigo. você é um amigo. Eu montei o meu PC na bancada e parei pra ouvir cada componente. O som vem exatamente do HD q eu comprei semana passada. É um seagate 1tb. É um zumbido q acontece só quando eu ligo e desligo o PC. É um barulho irritante, agudo, de menos de um segundo. é meio alto. valeu pela ajuda. Só uma coisa. Esse barulho indica defeito? porque como eu comprei semana passada eu posso acionar a garantia. valeu aí.

• Curtir 1
Postado

@andrezin2020 Use o programa que recomendei, o crystaldiskinfo (link no post) e veja se está saudável ou com sinal de falha. Se tiver algum sinal de falha, acione a garantia imediatamente.

Ps.: Por isso sempre indico western digital.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods fiz o teste e apareceu saudável. A minha dúvida agr é em relação ao ID 7 deste software. Vou mandar pra você a imagem porque eu n sei ler essas coisas n. Esse id tá no 253 e eu vi um video no youtube onde esse id era mais ou menos 100. 

CrystalDiskInfo_20210721133456.png

CrystalDiskInfo_20210721133538.png

Postado
18 horas atrás, andrezin2020 disse:

fiz o teste e apareceu saudável. A minha dúvida agr é em relação ao ID 7 deste software. Vou mandar pra você a imagem porque eu n sei ler essas coisas n. Esse id tá no 253 e eu vi um video no youtube onde esse id era mais ou menos 100. 

Não sei se isso seria impactante se não está sendo noticiado como falha. Como disse, se estiver incomodando acione a garantia. Tem que ver se pela política da fabricante o ruído será aceito como sinal de defeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...